TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  14/2/2016  •  Monografia  •  4.291 Palavras (18 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 18

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER.

PRISCILA JOICE PEREIRA RAIMUNDO – RU 531060

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

CASTELO DE SONHOS –ALTAMIRA/PA

2013

 CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER.

PRISCILA JOICE PEREIRA RAIMUNDO – RU 531060

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao centro Universitário Internacional Uninter como requisito parcial para obtenção de título de pedagogo.

Tutor Local: Ana Lucia Costa Araújo

Centro Associado: Castelo de sonhos – PA.

CASTELO DE SONHOS –ALTAMIRA/PA

2013

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho ao meu esposo Arlindo de Oliveira pelo amor, carinho, paciência, compreensão e que sempre que eu pensava em desistir, ele me dava força para continuar, sendo uma pessoa especial na minha vida e que me ensinou muitas coisas e que uma delas foi que por mais que o caminhos esteja difícil e doloroso, devo prosseguir pois lá na frente quando esse caminho já estiver no final, olharei para trás e me sentirei vitoriosa, obrigada por sempre estar ao meu lado nesta caminhada me dando forças. “Eu te amo!”.

(Priscila Joice Pereira Raimundo)

ACRADECIMENTOS

  1. INTRODUÇÂO

O presente trabalho teve por finalidade de compreender a importância de atividades lúdicas como uma ferramenta no desenvolvimento da socialização e na construção do conhecimento dentro da sala de aula, através de jogos, brincadeiras, ludicidade e psicomotricidade. Investigar como os professores da Escola Municipal de Educação Infantil Creche Irene Heck trabalha com os jogos e brincadeiras no desenvolvimento da aprendizagem das crianças de 03 anos e descobrir como os professores desperta o interesse dos alunos no processo de aprendizagem através de atividades lúdicas. Qual a importância do lúdico como recurso pedagógico no ensino aprendizagem da educação infantil com crianças de 03 anos da Escola Municipal de Educação Infantil

 A ideia na elaboração deste estudo foi motivada pelo interesse em conhecer mais profundamente o tema abordado a fim de analisar a relação do lúdico com facilitador da aprendizagem na sala de aula. O brincar é um componente de suma importância na formação do sujeito e para Vygotsky (1999) “... a brincadeira é uma facilitadora do processo de desenvolvimento”. Nossa intenção é despertar na criança através da brincadeira o desejo de aprender, de ser cuidada e de ir ao encontro do mundo que lhe cerca. Aliadas as brincadeiras estarão presentes em nosso cotidiano, jogos, músicas, artes plásticas, dramatização, filmes, desdobradas em atividades mediadoras de culturas e de desenvolvimento do sujeito em suas áreas do conhecimento.

O movimento humano, portanto, é mais do que simples deslocamentos do corpo. Ao brincar, jogar, imitar e criar ritmos e movimentos, as crianças também se apropriam do repertório da cultura corporal na qual estão inseridas. O novo profissional deve ser ativo, empenhado, sempre estar se atualizando e prestando atenção ao desenvolvimento da turma, ou seja, deixar de ser exceção para virar maioria. Um dos motivos para a realização desse estudo foi de mostrar que com a utilização de jogos e brincadeiras em sala de aula, haverá uma contribuição para a formação de atitudes sociais como: respeito mútuo, cooperação, relação social e interação, auxiliando na construção do conhecimento. Esse estudo é muito importante tanto para alunos, professores e acadêmicos, pois com a troca de experiências, teorias e práticas, todos terão crescimento.

A pesquisa, de natureza qualitativa, não pretenderá fazer generalizações estatísticas e sim uma análise interpretativa e crítica do material coletado. Será trabalhado no contexto da descoberta, apresentando-se um procedimento intuitivo, maleável e adaptável à trajetória da pesquisa.

A pesquisa qualitativa permite certa flexibilidade ao investigador, portanto alguns ajustes de natureza prática e metodológica emergirão do próprio processo da pesquisa, por acreditar que estes são instrumentos válidos e fidedignos de investigação cientifica, obtendo eficácia das informações objetivas na pesquisa metodológica.


2. A LUDICIDADE NO ENSINO APRENDIZAGEM.

2.1 Contextos históricos do lúdico no Brasil.

A ludicidade no Brasil apesar de não estar definitivamente afirmada, surgiu do folclore português, passado oralmente de geração em geração. Surgiram as então conhecidas lendas, contos e superstições sendo transformada em brincadeiras infantis, se destacando a Cuca, a Mula sem cabeça, o bicho-papão dentre outras. Os jogos de amarelinha, de bolinha de gude e demais também sofreram algumas modificações, porém até os dias atuais, em determinados locais podem-se vivenciar as vicissitudes.

Os indígenas e os negros também foram responsáveis pela implantação de costumes que se transformaram em brincadeiras e que com o tempo demonstra a possibilidade de ter a ludicidade através das mesmas. As brincadeiras não se dissolveram com o tempo, mas sim, se desenvolve e ajuda a criar novas formas de rosetar.

Segundo Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil – “Toda brincadeira é uma imitação transformada, no plano das emoções e das ideias, de uma realidade anteriormente vivenciada”.

Portanto a ludicidade advêm das brincadeiras, e é de suma importância que sejam ressaltados mesmo com o passar dos tempos atividades que surgirão no passado e que podem ser transformados em novas brincadeiras realizadas tanto no cotidiano escolar quanto familiar, pois ressaltado em muitas discussões vistas em mídias e na própria realidade da sociedade a inserção da família no meio pedagógico, auxilia na educação e na qualidade educativa do discente.

Contudo, mesmo com a tecnologia avançando e os meios educacionais se modificando, ainda vemos canções que tiveram origem durante a época da escravidão e demais brincadeiras que são da tradição indígena. Os portugueses também deixaram seu legado e com essa mistura de etnias as brincadeiras ainda renascem. Cabe a escola e principalmente ao docente rever e destinar a sua pratica pedagógica esta herança, transformando-a em meios lúdicos para obtenção da qualidade da aprendizagem que é tão desejada pelas metas estabelecidas na educação brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)   pdf (188 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com