TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LITERATURA COMO RECURSO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  31/3/2016  •  Monografia  •  4.007 Palavras (17 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A LITERATURA COMO RECURSO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ANÁPOLIS / GO /FAAA

2015

        

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Aparecida Soares da Silva Oliveira RA: 4300077761

Fernanda de Carvalho – RA: 4300064685

A LITERATURA COMO RECURSO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de conclusão de curso II apresentado à banca examinadora do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, como requisito parcial à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da professora Mestre: Adriana da Silva Ramos de Oliveira.

Anápolis / GO / FAAA

2015


Aparecida Soares da Silva Oliveira RA: 4300077761

Fernanda de Carvalho – RA: 4300064685

A LITERATURA COMO RECURSO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de conclusão de curso II apresentado à Universidade Anhanguera – UNIDERP como requisito parcial à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob orientação da Professora Mestre Adriana da Silva Ramos de Oliveira.

Aprovado em: __/__/__

BANCA EXAMINADORA

____________________________________________________________

Tutora a Distância Mestre Adriana da Silva Ramos de Oliveira

Anhanguera Educacional

__________________________________________________

Tutor (a) Presencial (colocar a titulação – Especialista – Mestre – Doutor) Nome do tutor (a)

Anhanguera Educacional


A LITERATURA COMO RECURSO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO

                           

                            O artigo científico foi desenvolvido para a disciplina Trabalho de Conclusão do Curso IIdo Curso de Pedagogia. Tendo como o tema “A literatura como recurso fundamental na educação infantil” objetivou-se compreender a relevância das “histórias” no desenvolvimento infantil. Entender como elas podem propiciar a imaginação, a criatividade e o prazer em se adquirir conhecimento. Procura-se relacionar pais e educadores, como eles são importantíssimos para a introdução da literatura no mundo da criança. Como objetivo principal tem-se analisar e defender a eficácia da literatura na educação infantil.

        Para o embasamento teórico do artigo que segue foram utilizados os escritos teóricos dos seguintes autores: ABRAMOVICK,Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1995 / ZILBERMAN, Regina. A leitura na escola. Em: Zilberman, R. Leitura em crise na escola. Porto Alegre: Mercado Aberto. p. 9-22. 1993 / RCN/EI; Brasil/MEC, 1998, v.3 / BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre Literatura e História da Cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 7ª. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994 / MEIRELES, Cecília. Problemas da literatura infantil. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1984 / BUSATTO, Cléo. Contar e Encantar: pequenos segredos da narrativa. Petrópolis RJ: Editora Vozes, 2003.                                                

        A pesquisa em questão foi possibilitada por um trabalho de campo junto com um intenso estudo e analise bibliográfica, onde foi possível constatar na prática o que vai além da teoria, bem como visualizar o que realmente é aplicável e o que é utopia. A princípio foi executado uma análise de vários autores para a coleta de material em busca da validade do tema e escolha das melhores bibliografias, em um segundo momento foram feitas visitas à Escola Betesda Jardim Esperança, Anápolis-GO.

        Durante toda a pesquisa que resultou no artigo a seguir constatou-se que a literatura é realmente fundamental e indispensável para formação intelectual de um indivíduo. O contato de crianças com os livros, com as histórias, o mais cedo possível, resultado do envolvimento de familiares e educadores pode ser decisivo no processo educacional da mesma.

Palavras-chave:(literatura; criança; educação infantil).

INTRODUÇÃO

        “A literatura como recurso fundamental na educação infantil.” Dada a relevância dos primeiros anos escolares e de seu impacto em todo o desenvolvimento do indivíduo, se torna necessário conhecer, e compreender todas as ferramentas empregadas para que se alcance o sucesso na formação da base de cada criança. Uma dessas ferramentas, que é objeto de estudo deste artigo é a literatura, histórias que encantam, também educam, ensinam e motivam.

        Que a literatura é uma ferramenta importante para o desenvolvimento intelectual é um fato conhecido, no entanto qual a sua real relevância e sua correta aplicação quando se trata da educação infantil? Considerando que é de suma importância inserir a literatura de forma coerente com o universo da criança é necessário que se saiba a melhor forma para que essa inserção ocorra e produza resultados positivos no processo de ensino aprendizagem, no de desenvolvimento cognitivo da criança. Neste processo a participação dos familiares, através do estímulo da leitura, pode fazer toda a diferença, porém em muitos casos ela não existe.

        O interesse por se estudar a literatura no desenvolvimento infantil deu-se por ela contribuir de forma expressiva para o intelecto da criança de várias formas visando um futuro ser humano crítico, capaz de refletir e interpretar. O uso da literatura infantil tem ampliado as possibilidades e contribuído para uma didática mais dinâmica e encantadora, cultivando o gosto pela leitura e a busca por conhecimento.

        Como objetivos do artigo têm-se compreender a relevância do “Ler”, do “ouvir” histórias no desenvolvimento infantil, entender como a literatura pode propiciar a imaginação, a criatividade e o prazer em se adquirir conhecimento, relacionar pais e educadores, como eles são importantíssimos para a introdução da literatura no mundo da criança, e principalmente compreender e defender a eficácia da literatura na educação infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (168.6 Kb)   docx (306.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com