TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  9/5/2017  •  Artigo  •  2.867 Palavras (12 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 12

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES[pic 1]

ELIETE GOMES DE SOUSA CAMPOS

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ITUMBIARA-GO

2016

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES[pic 2]

ELIETE GOMES DE SOUSA CAMPOS

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia e Educação Infantil.

ITUMBIARA-GO

2016

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Eliete Gomes de Sousa Campos[1]

RESUMO

Este trabalho tem o objetivo de reafirmar a importância do brincar nas escolas de educação infantil.

O lúdico auxilia no desenvolvimento da criança, por meio dele ela é capaz de expressar diferentes sentimentos, aceitando aos poucos a existência do outro. Fez-se uma pesquisa bibliográfica, enfatizando autores como VYGOTSKY (1998), OLIVEIRA (2000) E HUIZINGA, 2007). Por meio das brincadeiras a criança se desenvolve e se socializa com outras crianças, ela se torna capaz de criar situações de vivencias de colaboração e trabalho em equipe e respeito.

Fica evidente que as brincadeiras proporcionam momentos prazerosos, fazendo com a criança se desenvolva melhor, elas auxiliam na capacidade de classificar, ordenar, estruturar, e resolver algumas situações problemas, além disso a criança por meio da brincadeira se sente motivada a superar seus próprios limites. Pois brincando a criança esta imaginando, criando e desenvolvendo seu pensamento critico.

Palavras chave: criança, brincar e lúdico.

Introdução

O lúdico está presente na vida humana há muito tempo. Na Grécia antiga, assim como na idade média já havia a utilização de jogos. Nessa época a atividade lúdica não era vista como hoje, ela tinha somente o intuito de divertir, não tinha uma muita importância para as pessoas.

Após esse período o lúdico foi tendo um importante papel na educação. Frobel, procurando uma melhoria para a educação infantil, realizou estudos nos quais foi atribuída grande relevância ao brinquedo. Outros estudiosos como Vygotsky e Piaget fizeram análises de todo o processo do desenvolvimento infantil, evidenciando a importância da presença do jogo na vida humana deixando claro que eles favorecem não apenas a aprendizagem, mas também o desenvolvimento e a interação social do indivíduo. 

O lúdico é utilizado como estratégia, tendo capacidade de colaborar no processo ensino aprendizagem na educação infantil. O assunto vem sendo muito discutido e chegando aos poucos nos ambientes escolares.

Segundo Huinzinga 2007, a ação lúdica tem uma essência que envolve fascinação, excitação e intensidade. As atividades caracteristicamente da sociedade humana são marcadas pelo jogo. Todo o seu agir envolve certa “brincadeira” com o real, experimentalmente, sendo que o resultado é a transformação da realidade ao seu redor.

Atualmente novos olhares pedagógicos vêm sendo utilizados a fim de inovarem as ferramentas educativas existentes na educação infantil. O uso de brincadeiras apresenta funções primordiais ao ensino, pois por meio da imaginação a criança consegue desenvolver o pensamento criativo e ampliar sua percepção de mundo.

Sendo assim o tema abordado nesse estudo refere-se à importância do brincar na educação infantil. Percebe-se a importância desse estudo, uma vez que visa à eficácia do espectro escolar, e, por meio de uma pesquisa bibliográfica, foi possível levantar dados sobre o jogos e brincadeiras, sua história, finalidades e fins pedagógicos, tal como, a importância do jogo para criança e a implantação das brincadeiras como estratégias eficazes no âmbito escolar. 


Desenvolvimento

A criança ao iniciar sua jornada escolar, precisa ver a escola não como um lugar agradável, onde se brinca. È importante que ela a veja como um espaço estimulante, educativo, seguro, afetivo, e que os professores estarão ali preparados para acompanha-la no processo intenso e cotidiano de descobertas e de crescimento. A escola precisa propiciar a possibilidade de uma base sólida que influenciará todo o desenvolvimento futuro dessa criança.

A brincadeira faz com a criança consiga compreender e utilizar melhor a escrita, e assim ter capacidade e habilidade em perceber, criar, manter e desenvolver laços de afeto e confiança no outro.

A criança vê as brincadeiras como um estado de prazer, o que leva a descontração e consequentemente, ao surgimento de novas ideias criativas que auxiliam a aprendizagem de novos conteúdos e interações conscientes e inconscientes, favorecendo a confiança em si e no grupo em que esta inserida.

 Com isso, a escola precisa se dar conta que através do lúdico as crianças têm chances de crescerem e se adaptarem ao mundo coletivo. O lúdico precisa ser considerado como parte integrante da vida do homem não só no aspecto de divertimento ou como forma de descarregar tensões, mas também como uma forma de penetrar no âmbito da realidade, inclusive na realidade social.

O lúdico é uma importante ferramenta para o desenvolvimento da criança na educação infantil. Com a brincadeira e a fantasia a criança se envolve com o mundo adulto, com as regras e com a complexidade sociocultural da sociedade a que pertence.

Quando se brinca o afeto, a motricidade, a linguagem, a percepção, a representação, a memória e outras funções cognitivas estão profundamente interligadas. Por meio da brincadeira a criança explora capacidades nascentes, como as de representar o mundo e de distinguir entre pessoas, possibilitadas especialmente pelos jogos de faz-de-conta e os de alternância, respectivamente.

Ao brincar, a criança passa a compreender as características dos objetos, seu funcionamento, os elementos da natureza e os acontecimentos sociais. “Ao mesmo tempo, ao tomar o papel do outro na brincadeira, começa a perceber as diferentes perspectivas de uma situação, o que lhe facilita a elaboração do diálogo interior característico de seu pensamento verbal”. (OLIVEIRA, 2005)

Os jogos e brincadeiras por meio da tecnologia se transformaram muito. Antes as crianças criavam seus próprios brinquedos e brincadeiras, suas brincadeiras eram saudáveis e possuíam muita imaginação e criatividade, o que era essencial no desenvolvimento físico, mental, intelectual e social, elas tinham a oportunidade de poder conviver com outras crianças, pois não existia a tecnologia que existe hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (151.1 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com