TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  10/9/2018  •  Monografia  •  6.858 Palavras (28 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

GIOVANA CORRÊA MACIEL

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Bom Jesus do Itabapoana

2017


GIOVANA CORRÊA MACIEL

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Ciências Humanas da UNIRIO, como requisito para obtenção do grau de Pedagogo.

Orientador:____________________

Bom Jesus do Itabapoana

2017


GIOVANA CORRÊA MACIEL

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Avaliado por:

__________________________________

Orientador(a)

__________________________________

Segundo(a) leitor(a)

Data da apresentação ___ / ____ / _____

Bom Jesus do Itabapoana

2017

DEDICATÓRIA

Á Deus misericordioso, que me deu força no decorrer dessa caminhada.  Obrigada Senhor!  

Agradecimentos

A DEUS que me fortaleceu para fazer essa caminhada, me dando coragem e sustento durante todo o percurso.

Aos Meus pais Gilson e Ana Maria que sempre me apoiaram e me incentivaram em todas minhas escolhas.

A minha amiga Ingrid e sua mãe Kélia, que me apresentaram o CEDERJ e muito me ajudaram durante todo o curso.

Ao meu orientador Leandro Tavares, pela sua responsabilidade, atenção e paciência durante as orientações.

A fase da infância é importante para o desenvolvimento do ser humano, e como é incrível a percepção do mundo a partir do olhar da criança. A infância é tudo; o resto é quase nada.

                                        Celso Antunes

RESUMO

Acredita-se que por meio das brincadeiras a criança satisfaz seus desejos, interesses e necessidades, dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo principal demonstrar o benefício e a necessidade do lúdico durante a etapa da educação infantil, e expor os benefícios do brincar para estimular a interação social e o desenvolvimento construtivo da criança. Além de salientar a importância de se inserir o brincar no cotidiano do processo de aprendizagem, uma vez que, utilizar os jogos e brincadeiras é indispensável para que haja um aprendizado com divertimento, para que assim a criança associe o prazer pelo brincar com o aprender. Além de se tratar de uma imposição legal, presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI, 2010. Por meio da ludicidade, a criança consegue se comunicar com o mundo e consigo mesma, estabelece relações sociais, constrói conhecimento e se desenvolve integralmente.  

Palavras-chave: Importância do lúdico. Desenvolvimento infantil. Brincar.

SUMÁRIO

Introdução

9

  1. A Educação Infantil nos dias atuais

13

  1. Lei de diretrizes e bases da educação

16

  1. O lúdico no desenvolvimento infantil

18

  1. Jogos

 20

  1. Brinquedos

 21

  1. Brincadeiras

 22

  1. Brinquedotecas

 23

  1. O lúdico no processo educativo

 25

Considerações Finais

 27

Referências Bibliográficas

 28

Introdução

        

        Abordei o tema “A importância do lúdico na educação infantil”, por acreditar que esta é uma temática fundamental para o desenvolvimento da criança, uma vez que as atividades lúdicas são capazes de desenvolver habilidades como memorização, imaginação, criatividade, atenção e agilidade, ou seja, diversas características que irão facilitar seu processo de ensino aprendizagem durante toda sua formação.

        Segundo Oliveira (2011) depois da necessidade de afeto, de ser aceita, nenhuma outra é tão intensa, na criança, como a necessidade do jogo. Através dele desenvolvem-se a espontaneidade, a inteligência, a linguagem, a coordenação, o autocontrole, o prazer de realizar algo, a autoconfiança. É a via para a criança experimentar, organizar suas experiências, estruturar a inteligência para construir, aos poucos, a sua personalidade.

        A educação infantil faz parte do meu cotidiano, uma vez que trabalho há três anos em uma creche escola municipal que atende crianças de 0 a 4 anos de idades, e acompanho bem de perto o desenvolvimento diário delas. É muito prazeroso ver todos os dias a evolução acontecendo, é incrível como o lúdico é capaz de facilitar e possibilitar que uma criança seja capaz de produzir o conhecimento através de jogos e brincadeiras. Sendo assim, é de muita importância a utilização do lúdico no processo pedagógico, pois dessa forma conteúdos devem ser ensinados através de atividades lúdicas.

        A educação lúdica é uma ação inerente à criança e aparece como uma forma transacional em direção a algum conhecimento, que se redefine na elaboração constante do pensamento individual em permutações constantes com o pensamento coletivo. (ALMEIDA, 1995, p.11)

        O professor é peça fundamental durante todo o período escolar, mas seu papel durante a educação infantil ainda é mais importante, pois ele é mediador entre a criança e o conhecimento, uma vez que, seu trabalho requer diversas atribuições além do conhecimento específico que incorpore o educar e cuidar na sua prática docente, focando no pleno desenvolvimento da criança. Desta forma, podemos dizer:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.4 Kb)   pdf (307.3 Kb)   docx (354.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com