TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  31/10/2018  •  Artigo  •  3.257 Palavras (14 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 14

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância do lúdico na Educação Infantil, demonstrar como é bom se aprender brincando. Pode-se observar que todas as atividades lúdicas trazem metodologias diferentes que proporcionam muitas vantagens para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças da Educação Infantil e em todo o período escolar. Através do lúdico a criança pode aprender sobre o mundo em que vive de uma forma diferente, com mais alegria não deixando de ser criança. Através dessas atividades a criança possa explorar suas capacidades de conhecer alguns de seus limites e adquirir conhecimento com uma forma prazerosa. Neste trabalho utilizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo que apresenta temas que levam a uma compreensão melhor sobre a importância do lúdico. O estudo busca identificar as vantagens que o brincar traz para a infância e mostrar que esses métodos quando são utilizados de forma correta dentro da sala de aula podem trazer bons resultados na aprendizagem e no desenvolvimento da criança.

Palavras-chave: Importância do lúdico; Educação Infantil; Aprendizagem.

[pic 1][pic 2]

1  INTRODUÇÃO

Embora muitos pais e professores pensem que o brincar seja só uma forma de passar o tempo dentro da sala de aula estão totalmente enganados. A Sociologia ver o brincar como uma forma de relacionar, interagir a criança na sociedade em que vive. Através das brincadeiras a criança aprende normas, histórias de sua sociedade, hábitos que poderá levar para vida inteira. Pode-se afirmar que brincando se aprende o novo.

Para a Psicologia a brincadeira, o brinquedo, o brincar em si faz parte da vida de toda criança. Brincar faz bem e ajuda no crescimento e desenvolvimento das habilidades motoras.

Conforme (FALCÃO, 2002) o olhar pedagógico, o brincar é um dos fatores fundamentais que não pode faltar para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, vendo sempre a satisfação de se aprender com alegria e prazer.

Segundo (FALCÃO, 2002) é essencial a presença de brincadeiras e jogos no ensino pedagógico, atividades lúdicas podem facilitar a transmissão e entendimento de disciplinas trabalhadas em sala de aula levando a um melhor resultado no desenvolvimento da criança.

A Educação Infantil  é a fase em que a criança mais se desenvolve, tanto na fala, na coordenação motora, na interação com outras crianças e ambientes fora de casa.

De acordo com (FREIRE, 2006) de 0 a 6 anos a criança este em constante desenvolvimento e tudo para ela é novo e curioso, é a fase que sua imaginação e criatividade desenvolvem-se com um grande potencial.

O objetivo desse estudo  é demonstrar o valor do lúdico na Educação Infantil, também  as vantagens que o brincar oferece para o bem estar e aprendizagem das crianças.

Portanto, é de grandes vantagens para  a educação a utilização de jogos e brincadeiras nas séries iniciais  e essas vantagens levou a realização deste trabalho.

2  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O homem desde o nascimento à vida adulta está sempre se desenvolvendo e evoluindo em suas formas de vê e enfrentar o mundo.

É na infância que a criança aprende a brincar, onde o mundo dela sempre está envolvido com as brincadeiras e brinquedos é o que a criança mais gosta de fazer. Brincar é um direito e necessidade que toda criança tem.

A escola tem um papel fundamental na vida da criança. Ela pode proporcionar  ambientes que leve a criança a se desenvolver ainda mais por meio de atividades lúdicas, tanto na sala de aula quanto fora dela. Observa-se que nos dias atuais as crianças passam a maior parte do tempo nas creches, escolas, cursos, e que antes eram vistas de outra forma. Hoje infelizmente a escola recebe obrigações que deveria ser da família. Para muitos pais a escola não é vista como um lugar de desenvolvimento e aprendizagem, não dão o valor que ela tem, muitos veem a escola como um lugar onde se pode deixar os filhos sem preocupação, isso não é um fato é a realidade. Muitos pais não dão o verdadeiro valor a escola e o que ela traz de bom para os filhos.

Segundo FALCÃO (2002, p.24);

As crianças estão com pouco tempo para brincar e consequentemente com poucas oportunidades para descobrir, criar e recriar experiências e saberes sobre si mesmo e o mundo. A diversidade dos espaços, das possibilidades de atividades motoras e acompanhamento dos pais não estão atendendo adequadamente as necessidades do brincar, do ter tempo livre, do explorar, que é fundamental para o seu desenvolvimento.

As crianças de hoje não brincam mais como antigamente, são vários os fatores que impedem que a criança brinque, como falta de ambientes adequados, muitas atividades dadas às crianças, a falta de tempo dos pais a acompanhar o filho a um momento de lazer, entre outros motivos que tiram a atenção da criança a brincar. O brincar é de fundamental importância para o desenvolvimento da criança, através da brincadeira ela pode aprender muito e conhecer suas próprias capacidades.  

2.1 A importância do lúdico na Educação Infantil

Uma ótima estratégia tem surgido com grandes vantagens na Educação Infantil que proporcionam à criança uma aprendizagem mais agradável: “o lúdico”. Essas atividades geram despertamento nas crianças em aprender a se comunicar melhor, faz com que a criança interaja melhor com outras crianças, com a família e a comunidade. Através dessas atividades a criança poderá desenvolver seu raciocínio, desempenho em alguns conteúdos e levar experiências para si próprias.

Tanto o educador com a escola são responsáveis e podem contribuir levando essas atividades para o cotidiano da criança em sala de aula. A brincadeira em si é muito importante para a criança, pois essa forma de aprender é mais prazerosa, chama mais a atenção e a curiosidade da criança, por seu mundo sempre ligado com a brincadeira.

A escola e os profissionais da educação são formadores de pessoas e um dos objetivos é levar a criança a se envolver com a sociedade em que vive, trazendo o lado coletivo, a importância que o próximo tem. Incentivar trabalhos em grupo, brincadeiras de roda para que a criança conheça melhor os coleguinhas e tenha mais contato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (155 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com