TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  20/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO ASSIS GURGACZ

NÚCLEO DE EDUAÇÃO A DISTÂNCIA FAG

LICENCIATURA-PEDAGOGIA

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CASCAVEL - PARANÁ

2021

LUANA  CRISTINA GONÇALVES DATTEIN

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto apresentado ao curso de Graduação do Centro Universitário Assis Gurgacz, como requisito parcial para obtenção do grau de licenciado em Pedagogia

Orientação:Prof.Ms:Tatiana Peres de Assis Maia

CASCAVEL - PARANÁ

2021


  1. IDENTIFICAÇÃO
  1. Nome(s)

Aluno:Luana Cristina Gonçalves Dattein

Curso: Pedagogia

Orientador(a): Tatiana Peres de Assis Maia

  1. Título do Projeto

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  1. Área e subárea de estudo

 Educação – Docência Educação Infantil

  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo geral

Analisar o uso das técnicas lúdicas no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil  e da prática pedagógica do professor. De forma mais específica, espera-se verificar se os docentes utilizam técnicas lúdicas no decorrer de sua atuação, melhorando o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem dos alunos da educação infantil.

  1. Objetivos específicos
  1. Reconhecer os principais aspectos que as atividades lúdicas auxiliam no aprendizado da criança da Educação Infantil.

b)         Pesquisar as dificuldades que os docentes encontram ao realizar as atividades.

c)         Referenciar a pesquisa buscando alternativas para o enfrentamento das problemáticas apresentadas.

d)        Apontar alternativas metodológicas como a brincadeira e os jogos pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem da criança inserida na Educação Infantil

  1. Identificação do problema de pesquisa

Pesquisar, qual a contribuição das brincadeiras e do brinquedo para o desenvolvimento do aprendizado da criança de 0 a 3 anos da Educação Infantil

  1. HIPÓTESES

 Estudar e investigar sobre este tema é importante para mostrar que o lúdico é um método que contribui para que a criança se desenvolva, pois, é através do brincar que a criança descobre, inventa, ensina regras, experimenta, relaxa e desenvolve habilidades. Com esta pesquisa  também irá reafirmar como o educador  relaciona a sua metodologia de ensino, com o uso  do lúdico no processo de ensino-aprendizagem.

 A escolha da temática se deu em virtude para constar  de como o lúdico  é trabalhado em sala de aula,  através de jogos e brincadeiras e que também pode ser  inserido no processo do conhecimento de maneira insatisfatória, ou seja muitas vezes o educador não se tem uma boa aceitação, talvez por falta de conhecimento para a utilização do mesmo no processo de ensino e aprendizagem.

  1. DEFINIÇÃO DAS VARIÁVEIS

O presente trabalho pretende por meio de a pesquisa bibliográfica contemplar de forma sucinta, o tema abordado, considerando que esta abordagem proporciona resultados significativos na área educacional, no sentido de oportunizar ao pesquisador uma visão mais ampla no cotidiano escolar, além de produzir conhecimentos e contribuir para a transformação da realidade de cada estudante no processo educativo, com a coleta de dados através de pesquisa em diversas monografias, livros, revistas, jornais, sites e outras fontes.

O método utilizado para o presente trabalho constitui-se na leitura das obras catalogadas, para investigação das diferentes concepções de leitura. Dessa forma, o trabalho se constitui como um tipo de pesquisa: teórica bibliográfica, qualitativa, descritiva. Consequentemente, a partir das leituras realizadas, será apresentado a análise com os apontamentos pertinentes da pesquisa proposta. 

  1. JUSTIFICATIVA

.         Segundo Almeida (2008), diz que a relação o lúdico na Educação Infantil tem por objetivo fazer uma investigação através de praticas lúdica  que venha auxiliar no processo do desenvolvimento do ensino e aprendizagem. Essas tarefas com o lúdico faz com que a criança desperte diversas capacidades, tais como; a atenção, memorização, imaginação, enfim,  os diversos conceitos básicos para o processo da aprendizagem, que está  ainda em desenvolvimento.No que  refere se  a educação infantil tendo como ponto de partida a formação sócio educacional de todo o ser humano,o lúdico está organizado como um método didático com eficiência  no qual abrange o aluno nos trabalhos, consentido  a criança melhorar e aumentar o seu cognitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (292.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com