TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.656 Palavras (27 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 27

Sandra Faccin

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

São Paulo

2014

Sandra Faccin

A MPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Nove de julho, como exigência parcial para obtenção do título de especialista em Educação Infantil sob a orientação da profa.Dra. Simone S. Goh

São Paulo

 2014


A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Sandra Lúcia Faccin[1]

 “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.”

Paulo Freire

RESUMO

O presente artigo é uma revisão de publicações sobre a importância da ludicidade com as crianças e também o papel que o professor desenvolve. Pretende constituir-se um objeto de estudo e reflexão acerca das contribuições que as brincadeiras possibilitam, sendo uma necessidade básica do desenvolvimento integral da criança, já que através destas atividades a criança se desenvolve afetivamente, socialmente e mentalmente. É nas brincadeiras do faz-de-conta que as crianças encontram sentido para sua vida, é nelas, que suas idéias se concretizam e as experiências são construídas de vários modos e realizadas quantas vezes a criança quiser e recriar um mundo novo. O professor não deve ignorar as necessidades das crianças de brincar e se reinventar. Conclui que as atividades lúdicas funcionam como exercícios úteis e necessários para a vida. E as brincadeiras e jogos são elementos indispensáveis para que haja uma aprendizagem com divertimento e que proporcione prazer no ato de aprender.

Palavras-chave: lúdico; jogos/brincadeiras; professor; desenvolvimento.

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

INTRODUÇÃO

        

Nossa sociedade vive em constantes transformações tecnológicas, econômicas, políticas e culturais e em meio a tudo isso, o indivíduo deve se preparar para não se deixar levar pelas intenções de alguns, tornando-se dessa forma, um ser submisso e manipulado. O homem deve procurar se entender como ser racional, pensar o próprio pensamento, entender e transformar sua realidade.

Nesse contexto complexo, a educação precisa estar vinculada à construção de cidadãos conscientes, críticos-reflexivos, coerentes e mestres na habilidade do conhecer, para defender a luta de classes, o direito de viver dos oprimidos, a formação de pessoas racionais, capazes de pensar sua própria realidade.

A mudança no Processo Educacional, colabora para tais realizações, no entanto não é um trabalho feito por alguns, nem em um tempo determinado, mas requer disponibilidade, luta, cooperação, sabedoria, principalmente dos educadores numa mesma direção, rumo aos interesses da massa, ou seja, os submissos e oprimidos.

Na escola, os educadores têm um papel importante no sentido de desenvolver a consciência crítica dos alunos, por meio de debates, manifestos, assembleias, pesquisas e brincadeiras, tornando assim, educandos desbravadores de seu potencial cognitivo, devoradores de conhecimento insatisfeitos com a realidade.

O lúdico na Educação Infantil deve ganhar a mesma importância de qualquer outra atividade desenvolvida, como a leitura e a escrita. As atividades lúdicas são a essência da infância, sendo uma necessidade básica possibilitando o desenvolvimento integral da criança, já que através destas atividades a criança se desenvolve afetivamente, socialmente e mentalmente.                                        É nas brincadeiras do faz-de-conta que as crianças encontram sentido para sua vida, é nelas, que suas ideias se concretizam e as experiências são construídas por vários modos e realizadas quantas vezes a criança quiser e recriar um mundo novo.

Portanto, o jogo/brincadeira permite que a criança aprenda , socialize-se e desenvolva habilidades motoras, tendo oportunidades de conviver com outras crianças, respeitando as individualidades e diferenças, mesmo quando a competitividades estiver presente, é importante aprender a respeitar a diversidade, pois a escola é espaço de aprendizagem e construção de valores.

        

1. O Lúdico na Educação Infantil

Antigamente não existiam diferenças entre adultos e crianças, as crianças eram vistas como adultos em miniatura. Com o passar do tempo, essa visão foi modificada, a criança passou a ser respeitada. Leis foram redigidas e direcionadas a elas, tornou-se um indivíduo que precisa de atenção e cuidados para desenvolver-se plenamente, fato que será determinado pelo meio social que está inserida.                Foi preciso que houvesse uma profunda mudança da imagem da criança na sociedade para que se pudesse associar uma visão positiva às suas atividades espontâneas, surgindo como decorrência a valorização dos jogos e brinquedos”. (Gomes, 2008, pg. 1).                                                                                A cultura de massas mostra que a criança está sempre feliz, isso estimula o consumo, transmitindo a violência em programas que são destinados ao público infantil. Esses valores culturais são impostos sobre eles, nos desenhos animados, nas propagandas, filmes, tornando- as consumistas ao extremo, manipulando-as por meio da informação à comprarem, e quando conseguem o produto se sentem satisfeitas, até que apareça outro que lhe chame a atenção, tornando-se assim um ciclo vicioso.                                                                                                 E com o passar do tempo as brincadeiras tradicionais e ao ar livre foram ficando para trás, e substituídas pelos computadores, games, ou seja, pela tecnologia.                                                                                                Apesar de todas essas interferências, a criança não deixa de ser criança, pois o lúdico é presença constante em sua vida, mesma rodeada de conflitos que afetam seu desenvolvimento ela não deixa de brincar, de imaginar de criar.                         “Brincar é uma necessidade básica assim como é a nutrição, a saúde, a habitação e a educação”. (Ferreira Rosalina Gomes.p2).                                        Diante desse contexto nos  convém proporcionar e trabalhar ainda mais essa característica única da criança, para que a mesma se desenvolva melhor, com os conflitos que a cerca, sem que influencie no seu  desenvolvimento cognitivo e subjetivo.                                                                                        Através do brincar, a criança pode desenvolver sua coordenação motora:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (193.1 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com