TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  25/1/2016  •  Monografia  •  4.354 Palavras (18 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 18

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL - UNINTER

ROSÂNGELA MARTINS SILVA -RU-567504 – TURMA: 2010/04

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

IPATINGA

2013

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL - UNINTER

ROSÂNGELA MARTINS SILVA -RU-567504 – TURMA: 2010/04

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário Internacional - UNINTER, como requisito parcial obtenção do Título de pedagogia.

Professor Orientador: Sônia Regina de Almeida Morais

IPATINGA

2013


JANINLI, Donato Spinardi        

RESU[a]MO

Este trabalho teve como principal objetivo refletir sobre a importância do lúdico e sua relação como principal facilitador para o ensino da criança, mostrando seu significado, sua importância e o quanto é indispensável durante o aprender no desenvolvimento infantil, utilizou-se de pesquisa bibliográfica onde  se buscou a definição para termos como jogos e brincadeira. Uma pesquisa de campo onde foi possível analisar o pensamento dos professores, seus anseios e sua visão a cerca do tema. A partir disso e com a ajuda de alguns estudiosos foi possível caracterizar que as atividades lúdicas devem e precisam ser aplicadas nas crianças em fase escolar porque trazem benefícios e se não proporcionada até prejuízos, e podem levar as crianças a superar as barreiras e possibilitando um relacionamento com o ambiente a partir de diferentes enfoques, fazendo com que ela possa usufruir nas diversas fases de sua vida como estimulo a ação do brincar e o educar re-significando para ela o compromisso com uma educação transformadora.

Palavras chaves: Ludicidade. Educação. Infância

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...................................................................................................4

2 A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.............................6

3 METODOLOGIA...............................................................................................12

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................13

REFERÊNCIAS.....................................................................................................15

ANEXOS...............................................................................................................16


1 INTRODUÇÃO

        Esse trabalho irá enfatizar a importância do trabalho com atividades lúdicas na Educação Infantil, visando um maior comprometimento por parte dos docentes no sentido de melhorar a sua concepção sobre a ludicidade. Ampliando seus conhecimentos sobre o assunto, valorizando o trabalho com atividades lúdicas, analisando as consequências da falta da mesma, conhecendo as novas técnicas para o desenvolvimento do lúdico na sala de aula, ao ponto de identificar as interferências que o lúdico proporciona a crianças de 6 anos. Professores da Educação Infantil de escolas públicas de Ipatinga, Minas Gerais, relataram as vantagens de se trabalhar o lúdico com crianças de 6 anos.

Para muitos educadores esse é o século da ludicidade, tempo em que a diversão a alegria, o lazer e o entretenimento se apresentam como algo indispensável para a sociedade. E por estar no auge das atenções, o lúdico se torna necessário e é preciso está resgatando a sua essência.

         Viver ludicamente é viver em total interação com o mundo, sentindo-se parte dele e colaborando na construção desse conhecimento prático, refletindo sobre nossas experiências e agindo de forma lúdica e ativa em prol de qualidade de vida.

         O lúdico refere-se ao ato de viver e não programar nossas atitudes, o corpo interagindo com o meio sem pretensões, naturalmente, adquirindo conceitos próprios e não determinados.

Froebel (1912, p.54) enfatiza o conceito sobre lúdico.

É a qualidade daquilo que estimula através da fantasia, do divertimento ou da brincadeira, trata-se de um conceito bastante utilizado na educação, principalmente a partir da criação da ideia de ``jardim de infância´´, bem como o uso de jogos e brinquedos que deviam ser organizados e sutilmente dirigidos pelo professo[b]r.

Wallon (1979, p. 45) afirma “a criança aprende muito a brincar, o que aparentemente ela faz apenas para distrair-se ou gastar energia é na realidade uma importante ferramenta para o seu desenvolvimento cognitivo, emocional, social e psicológico[c]”.

Para Oliveira (1990, p. 45) “as atividades lúdicas são a essência da infância”. Por conta disso foi preciso que houvesse uma profunda mudança da imagem da criança na sociedade para que assim se pudesse associar uma visão positiva as suas atitudes espontâneas, enfatizando a valorização dos jogos e brinquedos.

O ‘‘brincar’’ contribui com o desenvolvimento físico, social, afetivo e intelectual, brincando as crianças formam conceitos, interligam ideias, desenvolvem a expressão corporal, se socializam, diminui a agressividade, integram-se à sociedade e dessa forma constroem seu próprio conhecimento.

Pensando na educação atual em que muito se ouve falar em ludicidade, no trabalho realizado em algumas escolas, que priorizam e utilizam desse método para mediar o conhecimento e a sua importância para o contexto escolar, avaliando a situação de muitas escolas que ainda não utilizam ou acreditam nesse método e por isso deixam a desejar na educação de milhares de crianças é que construí esse relatório. Segundo Piaget (1973, p. 45) “o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e moral”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (181.7 Kb)   docx (63.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com