TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PEDAGOGO NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Por:   •  14/12/2020  •  Artigo  •  2.378 Palavras (10 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 10

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

FAVENI

CRISTIANE RODRIGUES DA SILVA MORAES

A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PEDAGOGO NO CONTEXTO EDUCACIONAL

CARATINGA-MG

2020 

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

FAVENI

CRISTIANE RODRIGUES DA SILVA MORAES

A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PEDAGOGO NO CONTEXTO EDUCACIONAL

CARATINGA-MG

2020

A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PEDAGOGO NO CONTEXTO EDUCACIONAL

CRISTIANE RODRIGUES DA SILVA MORAES

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO- Através do estudo realizado, objetiva-se destacar a importância do papel do pedagogo no contexto educacional, tendo em vista a relevância da organização escolar integrada ao trabalho pedagógico. A pesquisa realizada enfatizou-se a sistematização qualitativa usando a referência bibliográfica para apontar o pensamento de alguns autores sobre o tema em questão. Percebe-se que o profissional pedagogo muitas vezes exerce funções que não são inerentes ao cargo que ocupa, ficando sobrecarregado, não conseguindo exercer com total dedicação a sua verdadeira tarefa. Sabe-se que o acompanhamento ao trabalho pedagógico é essencial dentro da escola, auxiliar os professores, acompanhar o desenvolvimento dos alunos entre outros, porém, nem sempre torna-se possível concretizar esse trabalho, pois a demanda de trabalho burocrático não permite a excelência no exercício da sua função.

Dessa forma, urge a necessidade de rever, através de uma reflexão crítica, quais as ações que são realmente de competência desse profissional, e assim, de forma planejada e articulada trabalhar de maneira integrada com os demais servidores da escola visando uma educação de qualidade.

PALAVRAS-CHAVE: Pedagogo. Educação. Função.

1 INTRODUÇÃO

O estudo realizado buscou destacar a relevância do papel do pedagogo no contexto educacional destacando suas maiores dificuldades encontradas para exercer a prática no contexto educacional, uma vez que sempre está sobrecarregado com outras funções.

A rotina da escola apresenta diariamente situações conflituosas, isso ocupa grande parte do tempo do pedagogo, não permitindo que a verdadeira função seja exercitada. Pode-se dizer que a organização do trabalho pedagógico é uma das principais funções que por vezes se torna secundária devido à grande demanda de trabalho.

Assim, é perceptível destacar o quão desafiante torna-se o trabalho do pedagogo no processo educacional e consequentemente a qualidade pela educação que se relaciona a organização das práticas pedagógicas, a mediação no processo ensino aprendizagem para um ensino de qualidade sendo itens essenciais dentro da escola, muitas vezes não é possível exercer com total dedicação devido as tarefas burocráticas administrativas.

Sendo assim, o trabalho pretende-se destacar e refletir de forma teórica qual o caminho deve ser traçado por esse profissional a fim de pautar suas ações de cunho pedagógico sem ficar sobrecarregado, exercendo sua função específica no contexto escolar.

Sabe-se que campo de atuação é diversificado necessitando de competências e habilidades, análise crítica diante das situações apresentadas, fazendo junção dos princípios éticos e políticos para construir a identidade individual e coletiva articulando o processo educativo.

2 DESENVOLVIMENTO

A coordenação pedagógica escolar pode ser caracterizada como uma função capaz de oferecer aos professores subsídios para o trabalho coletivo e a concretização das propostas pedagógicas.

Pode-se dizer que o papel do coordenador pedagógico é fazer funcionar as unidades de trabalho objetivando a produção de resultados que contribuem para a eficácia do ensino. Como aborda Fonseca,(2001, p.54):

Ser um instrumento de transformação da relidade, resgatar potência da coletividade, gerar pela esperança,gerar solidariedade e parceria, ser um canal de participação efetiva superando as praticas autoritárias e/ou individualista ajudando a superar as imposições ou disputas de vontades individuais, na media em que há um referencial construido e assumido coletivamente. Aumentar o grau de realização, e portanto, de satisfação de trabalho.Colaborar na formação dos participantes.

Sendo assim, o coordenador pedagógico estará pautando suas atribuições de forma atuante, proporcionando ao docente a oportunidade de trabalhar de forma integrada acrescida das intervenções necessárias.

O coordenador precisa dividir a liderança com outras pessoas do grupo, sem perder de vista os princípios legais e norteadores da ação pedagógica. Como transformador precisa questionar, ajudando o docente a ser crítico e reflexivo em sua prática.

Dessa forma, a escola será uma instituição que busca não apenas a concretização do currículo, mas as mudanças necessárias e desejadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com