TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR SER CRIATIVO

Por:   •  7/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]



  1. APRESENTAÇÃO

O relato da prática pedagógica está organizado da seguinte forma :

Apresentação da história, momento da integração da turma, contação da história, participação dos alunos com perguntas, e escolha para um novo final que poderia ter a história e socialização da turma a partir do texto trabalhado, com brincadeira onde desenvolvemos juntos a possibilidade de imaginar, refletir, criar, assim mostrando aos pequeninos como lidar de certas situações de nosso cotidiano .

Nome da história : João e Maria

Adaptação de texto : Honorio Ângelo Demarchi

Resumo do Livro. A história fala de duas crianças que se perderam na floresta. Após muito andarem, encontraram uma casinha de doce e resolveram entrar, só que eles não sabiam que a bruxa morava lá...

A história de João e Maria, é adequada a faixa etária de crianças de 4 anos, porque ajuda no crescimento e na identificação pessoal da criança proporcionando ao aluno a percepção de diferentes resoluções de problemas, despertando a criatividade, a autonomia, a criticidade, que são elementos necessários na formação da criança de nossa sociedade atual.

A escolha desse livro foi feita juntamente com as crianças. ( A razão de amadurecer a idéia foi o fato do livro fornecer condições da criança ter “conhecimento do mundo e do ser” por intermédio da realidade criada pela fantasia do escritor. )

No momento da contação de história, pretendo alcançar o máximo de atenção dos pequeninos, para que os mesmos compreendam a história de forma significativa e prazerosa .

Trazer a literatura para sala de aula, de forma viva e envolvente, e fundamental para a formação do jovem leitor.

A literatura precisa ser vivida como um momento de alegria, fruição, fermento da imaginação e criatividade. Ela envolve sentimentos, a emoção, a expressão e o movimento através de uma aprendizagem prazerosa.

RELATO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA

A criança e a História Infantil

Meu nome é Angélica, e o meu relato de prática pedagógica se dá a partir da vivência pedagógica de contação de história, com a turminha de 4 anos da Creche Municipal Carrossel, no município de Guapimirim/Rio de Janeiro, onde atualmente trabalho como auxiliar de secretaria.

Na tarde do dia cinco de Setembro de 2011, após ter planejado cuidadosamente a minha aula levando em conta as necessidades das crianças no que diz respeito ao desenvolvimento do imaginário,da criatividade, no pensamento lógico e da atenção, cheguei diante da classe certa de que aquela seria uma tarde cheia de surpresas e já posso adiantar que as minhas expectativas foram plenamente satisfeitas.

Após realizar juntamente com a professora as atividades de rotina como : chamadinha e hora da novidade, a professora deixou-me a vontade para iniciar a contação de história. Convidei a turminha a se sentarem em roda e após todos serem se acomodado, perguntei quem gostaria de ouvir um historinha ?

Todos, sem exitar, gritaram : - Eu, eu, eu ... . Pude observar neste momento o grande entusiasmo e curiosidade sobre a história pois já pediram para ver as figuras do livro, foi então que convidei a embarcarem comigo em uma linda história que fala de dois irmãos. “João e Maria” que se perderam na floresta encantada. Naquele momento, todos já estavam com os olhinhos fixos em mim e no livro que estava em minhas mãos.

Dei início então a contação de história, procurando usar ao máximo a minha expressão oral, fácil e corporal, afim de dramatizar com muita vivacidade cada momento da história, além de deixar que visualizassem as figuras do livro. Enquanto eu narrava a história eu ia observando cada criança e pude ver nos seus olhares e expressões faciais o quanto estavam vivenciando cada personagem. Cada acontecimento, era como se eles fossem João e Maria perdidos na floresta.

Esta observação foi muito importante, pois me ajudou a perceber qual das partes da história que mais despertou o interesse deles, para que posteriormente eu pudesse explorar esses momentos através de um diálogo com eles.

Ao término da história uma criança começou a aplaudir e logo foi seguida pelos demais. Aproveitei a manifestação espontânea deles e perguntei : - Gostaram da historinha ? E todos responderam : - Sim, segui então fazendo outras perguntas como :

Contadora de história : -  A historinha fala de quem ?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (99.6 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com