TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA GESTÃO EDUCACIONAL

Por:   •  14/12/2017  •  Resenha  •  2.072 Palavras (9 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 9

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA GESTÃOEDUCACIONAL.

Suleima de Souza Bomfim

O presente texto pretende trabalho algumas considerações referentes ao Projeto Político Pedagógico (P.P. P) da escola numa perspectiva de gestão democrática atual e paraa efetivação desse objetivo, tomaremos como referencial teórico, textos de fundamental pertinência, pertencentes a Arnoldo Nogaro e Ilma Passos. Constataremos que ambos os autores chamam a atenção no sentido de refletirmos acerca do presente contexto educacional. No decorrer do trabalho eles defendem a autonomia da escola, no que concerne a estruturação do P.P. P, para os faz-senecessário que haja certa rejeição da influência burguesa em relação aos direitos escolares e de acordo com os mesmos, necessitamos mais do que nunca, lutarmos em prol de direitos iguais para todos os estudantes, principalmente na maneira de ensinar.

É importante compreender que o projeto políticopedagógico (P.P.P.) tem se apresentado como objeto de estudos tanto para professores quanto para pesquisadores, perpassando instituições, num âmbito nacional, estadual e municipal. Pensando numa forma abrangente de qualidade de ensino, os estudos que Ilma apresenta propõe repensar a construção do P.P.P., que deve ser atualizado pela própria escola e todos que a fazem parte.Levando em considerações, será que o P.P.P. apresenta alguma função favorável às instituições? Quanta a isso não há dúvida, pois, o mesmo busca dar a ela uma direção e uma melhor organização interior. Em razão disso, todo o projeto pedagógico da escola de certa forma é também um projeto político por estar inteiramente ligado ao compromisso sócio-político.

Contudo nota-se que um projeto-político-pedagógico ao ser elaborado ou conduzido à elaboração,tem a função de ajudar na conquista e consolidação da autonomia da escola; necessita assim, ser organizado e conduzido por concepções de conhecimento, promovendo o desenvolvimento integral dos indivíduos, atualizando-se e transformando-se de acordo com os avanços e as mudanças da comunidade escolar; o interessante neste contexto, é que a escola tem autonomia para decidir que caminho seguir, que identidade deseja ter, que concepções deseja desenvolver frente aos seres humanos que deseja formar.

Dessa forma para que todo esse processo resulte em uma prática pedagógica crítica, questionadora e transformadora da realidade atual, sãonecessárias que antes o professor tenha conhecimento sobre o que é um projeto político-pedagógico. A construção de um Projeto Político Pedagógico requer continuidade, reestruturação, participação e democratização, partindo da problemática abordada pela comunidade escolar, sendo necessário primeiramente delinear os princípios norteadores em termos de ação, definindo o rumo e as concepções sobre a prática pedagógica.

Neste momento, é importante salientar, também, que assim como os educandos e educadores são considerados como sujeitos centrais deste processo, também a participação de outros setores da comunidade devem se envolver neste processo de busca por uma melhor estruturação do grupo escolar em relação à construção e implementação do projeto político–pedagógico da escola. Haja, visto inclusive que infelizmente muitos PPPs existentes nas escolas estão desatualizados, desintegrados e desconstituídos de significado real. Segundo Veiga (1995, p. 13):

O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos, da população majoritária. É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão um tipo de sociedade.

Tomando como base o projeto político-pedagógico, pode-se compreender todo o funcionamento, a estrutura, a metodologia e a prática pedagógica, enfim, tudo o que pode e deve ser esclarecedor para o bom entendimento quanto à estrutura e o funcionamento da escola, tanto por parte da comunidade e especialmente pelos professores. As principais características de um projeto político-pedagógico são a necessidade de envolvimento da comunidade educativa, visando um processo de reflexão-ação, que se consegue por meio da prática reflexiva, onde juntamente com o grupo se estabelece um ponto de referência que passará a ser o gerador de questionamentos, dúvidas, sonhos e do que realmente nossa escola necessita.

Outra questão muito importante para a renovação do processo educativo é a participação efetiva do educando na construção do projeto político-pedagógico, pois é o educando que necessita ser atendido em suas necessidades básicas educacionais, para assim, melhor compreender o significado e a real importância da construção do conhecimento, observando que a aprendizagem é um processo constante de transformação, de surgimento de hipóteses e da descoberta de novas potencialidades. Dentro dessa nova ordem pedagógica, onde a escola, juntamente com toda a comunidade busca promover transformações, é fundamental estabelecer princípios norteadores para a construção e estruturação do Projeto Político-Pedagógico (PPP).

No dizer de Nogaro, a ausência de um P.P.P. impossibilita o desenvolvimento educacional de toda e qualquer escola. É claro que a escola sem ele caminha, mas para aonde? Na verdade, o político juntamente com o pedagógico é visto como um processo contínuo de reflexão e discussão dos problemas da escola, tentando assim encontrar meios favoráveis á efetivação de sua intencionalidade constitutiva, levando assim, todos os membros da comunidade escolar o exercício da cidadania. Ora, uma das coisas que precisamos saber, é que não se pode entender a questão política-pedagógica como mecanismos dissociados e/ou avulsos, quando ambos andam juntos.

Obrigatoriamente aescola deveeducar e, por falar em educação, sabemos que ela é um dos fatores responsáveis pela transformação e evolução da sociedade. Portanto, precisa dar a sua contribuição. Ela ajuda os educandos a perceberem e defenderem seus direitos perante a sociedade, proporcionando-lhes uma maior visão acerca do que compete a eles desenvolver na sociedade em que estão inseridos. Gadotti enfatiza o seguinte: “Todos não terão acesso à educação enquanto todos – trabalhadores e não trabalhadores em educação, estado e sociedade civil – não se interessarem por ela. A educação para todos supõe todos pela educação” (2001, p.40).

É sabido que o P.P.P. está relacionado com a organização do trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com