TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PARA O APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO NAS SERIES INICIAIS

Por:   •  12/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.610 Palavras (15 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 15

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PARA O APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO NAS SERIES INICIAIS.

THE IMPORTANCE OF GAMES AND PLAYS FOR THE LEARNING AND DEVELOPMENT IN THE INITIAL SERIES.

RESUMO: É de grande importância à contribuição das atividades lúdicas para o desenvolvimento global da criança, sua pratica estimula para a construção do conhecimento. Esse artigo propõe investigar, analisar e avaliar a contribuição das brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem das crianças nos anos iniciais, também o incentivo pedagógico, o espaço físico, o apoio da família e a motivação dos profissionais que trabalham com a educação. As brincadeiras, os jogos e a crianças estão ligadas entre si, e as atividades lúdicas é um instrumento metodológico importante para o desenvolvimento global da criança, sua pratica estimula e contribui com a construção do conhecimento da mesma. Eles potencializam o processo ensino aprendizagem de forma afetiva, e vão auxiliar o professor na sua contribuição para o desenvolvimento da criança nos aspectos cognitivo, afetivo e motor, além de direcionar o seu planejamento. Esta pesquisa baseia-se em uma bibliográfica qualitativa, alicerçada no estudo de livros, artigos, revistas e sites, e como pesquisa de grandes autores referente ao assunto proposto.

Palavras-chave: Educação infantil, Lúdico, Ensino aprendizagem.

ABSTRACT: It is of great importance to the contribution of recreational activities to the global development of the child, its practice stimulates the construction of knowledge. This article proposes to investigate, analyze and evaluate the contribution of games in the teaching-learning process of children in the early years, as well as pedagogical incentives, physical space, family support and the motivation of professionals who work with education. Plays, games and children are linked together, and recreational activities are an important methodological instrument for the global development of the child, their practice stimulates and contributes to the construction of their knowledge. They enhance the teaching-learning process in an affective way, and will help the teacher in their contribution to the child's development in the cognitive, affective and motor aspects, in addition to directing their planning. This research is based on a qualitative bibliography, based on the study of books, articles, magazines and websites, and as research of great authors regarding the proposed subject.

Keywords: Early childhood education, Playful, Teaching and learning.

INTRODUÇÃO

O presente artigo apresenta-se com o titulo A importância dos jogos e brincadeiras para o aprendizado e desenvolvimento nas series iniciais, e tem por objetivo analisar o quanto as brincadeiras contribui com o desenvolvimento da criança na educação infantil.

Os objetivos secundários que nortearam esse estudo foram: conhecer uma instituição de educação infantil de 3 e 5 anos, observar o processo ensino aprendizagem, conhecer o espaço físico, incentivo pedagógico e motivação dos professores, além de investigar como as brincadeiras na educação infantil podem potencializar o processo ensino aprendizagem de forma efetiva.

 O estudo justifica-se em parte, pela minha experiência como professora nessa área. Vivenciando dia a dia situações que apontam necessidades que vão desde a capacitação especifica para professores da educação infantil, material didático que atenda as especialidades dessa clientela e espaço físicos adequados.

Outro aspecto que se deve considerar e que nos primeiros anos de vida a criança desenvolve suas capacidades cognitivas e emocionais que serão estendidas por toda a vida. Nessa faixa etária (3 e 5 anos) estão dispostas ao novo e a todo o tipo de brincadeira, suas potencialidades são inúmeras, não tem medo de errar, gostam muito de arte de cantar, dançar e brincar. O professor pode usar suas habilidades de forma lúdica e interdisciplinar com materiais concretos propiciando oportunidades sensoriais que contribuam para o desenvolvimento integral da criança.

E preciso que o professor entenda a importância desta fase da vida da criança, pois em nenhuma outra ela desenvolve tanto quando na educação infantil, por isso atividades e brincadeiras ajudam a desenvolver os aspectos cognitivos afetivos e motor e é fundamental para direcionar o planejamento.

A presente investigação foi realizada na perspectiva exploratória, com caráter qualitativo, escolheu-se esse tipo de pesquisa uma vez que a mesma possibilita um contato direto com o ambiente a ser pesquisado. A escolha dessa técnica e capaz de aproximar o objeto investigado, possibilitando apreciar detalhes que iriam enriquecer a pesquisa.

Em um só capitulo apresentamos o embasamento teórico, com citações de alguns pensadores formando assim a pesquisa bibliográfica construída sobre o campo conceitual da educação infantil, o lúdico e sua importância no desenvolvimento da criança.

 Logo após apresentou-se a conclusão da pesquisa com as considerações finais onde aborda as conclusões parciais desse trabalho, uma vez que o mesmo não tem a pretensão de ser definitivo, pois é importante que haja estudos futuros para que fique nítida a importância de utilizar métodos eficazes para o desenvolvimento da Educação Infantil.

Através deste estudo, constatamos como é importante o reconhecimento do professor em relação à importância do lúdico e o quanto o mesmo contribui com o desenvolvimento da criança. Para isso é fundamental que o professor compreenda a importância do lúdico e utilize de uma forma que contribua para o desenvolvimento da criança. 

A Criança e a Educação Infantil: Concepção Histórica

Para uma melhor compreensão a respeito da Educação Infantil falaremos um pouco sobre sua historia.

As crianças do século XVII eram deixadas de lado pelas suas famílias, não existia preocupação em relação suas necessidades como, por exemplo, correr, brincar, se divertir. Por muito tempo elas eram vistas como um adulto em miniatura, (Aries 1981), e era tratada da mesma forma, usando roupas de adultos e frequenta os mesmos eventos sociais que eles.

Segundo Áries (1981) na Idade Média (476-1453), considerava-se a infância como um período caracterizado pela inexperiência, dependência e incapacidade de corresponder a demandas sociais mais complexas. A criança era vista como um adulto em miniatura e, por isso, trabalhava-nos mesmos locais, usava as mesmas roupas, era tratada da mesma forma que o adulto.

Ainda segundo Áries (1981) o sentimento de infância não existia para a sociedade, a criança era desprovida de direitos e proteção.

Por muito tempo a educação da criança esteve sobre a responsabilidade da família, convivendo com eles as crianças aprendiam sobre cultura e participavam das tradições. Portanto a partir do século XVIII, surgiram mudanças em relação ao desenvolvimento da criança.  As mulheres deixavam seus afazeres para trabalhar fora alterando a forma das famílias educarem seus filhos. Surgiu aí uma nova maneira de educar as crianças, algumas mulheres da comunidade que não tinha formação profissionalizante para tal função desenvolviam atividades relacionadas aos bons costumes e a disciplina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (118.9 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com