TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA NAS SERIES INICIAIS: A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Por:   •  23/9/2018  •  Artigo  •  2.869 Palavras (12 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 12

ISEIB– INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO IBITURUNA

RONALDO DA SILVA SAMPAIO

        

 O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA NAS SERIES INICIAIS: A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NAS ESCOLAS PÚBLICAS.

COARI – AM

2018

ISEIB– INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO IBITURUNA

RONALDO DA SILVA SAMPAIO

O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA NAS SERIES INICIAIS: A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NAS ESCOLAS PÚBLICAS.

Artigo Científico encaminhado ao Instituto Superior de Educação Ibituruna - ISEIB, como requisito parcial para obtenção do titulo de Especialista em Docência na Educação Infantil e Anos Iniciais.

COARI - AM

2018


O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA NAS SERIES INICIAIS: A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NAS ESCOLAS PÚBLICAS.

[1]Ronaldo da Silva Sampaio

RESUMO

O presente artigo trata de assuntos que se referem ao desenvolvimento da leitura e da produção textual nas series iniciais das escolas publicas, é necessária dar a devida importância ao ensino da língua portuguesa, o objetivo central da pesquisa é entender os benefícios que o lúdico traz para o aprendizado dos alunos nas salas de aula das series iniciais. Para isso tivemos um embasamento teórico de autores como: Cagliari (2003), Garcez (2007), Souza e Oliveira (2007), Dorneles (2012), além da Lei de Diretrizes e Base da Educação – LDB (1996), para essa pesquisa usaremos uma pesquisa bibliografia com uma abordagem qualitativa, com informações adquiridas através de livros, revistas especializadas, artigos científicos, teses e dissertações, além de sites oficiais na internet, tendo como questões norteadoras: os professores estão qualificados para utilizar outras ferramentas na leitura e produção de textos? Quais são os beneficio quando se utiliza o lúdico na leitura e escrita? A escola está preparada para dar suporte ao trabalho com a utilização do lúdico? Com este estudo, queremos demostrar a importância do lúdico na leitura e da produção de texto nas series iniciais.

Palavras Chaves: Professores, leitura e escrita, lúdicos.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema o desenvolvimento da leitura e da escrita nas series iniciais: a utilização do lúdico nas escolas públicas. O trabalho enfatizar a necessidade do lúdico no ensino da língua portuguesa do 1º ao 5º ano. Entendemos que ao abordar esse tema despertamos novas ideias para trabalhar a leitura e a escrita na series iniciais.

Nas series iniciais nas escolas publicas, é preciso pensar nas formas como estão sendo trabalhada a leitura e escrita nas series iniciais, propondo uma discussão com os professores tendo como norte algumas questões norteadoras: os professores estão qualificados para utilizar outras ferramentas na leitura e produção de textos? Quais são os benefícios quando se utiliza o lúdico na leitura e escrita? A escola está preparada para dar suporte ao trabalho com a utilização do lúdico? Com este estudo pretendemos entender os benefícios que o lúdico traz para o aprendizado dos alunos nas salas de aula das series iniciais.

Dessa forma, pretendemos demonstrar a importância da leitura e da escrita para as crianças que estão iniciando sua vida escolar, no que diz respeito às séries iniciais, com a utilização das atividades lúdicas, e o bom trabalhado realizado pelo professor como mediador no processo de ensino e aprendizagem.

A pesquisa desenvolvida é bibliográfica utilizando para isso um referencial teórico de autores como: Cagliari (2003), Garcez (2007), Souza e Oliveira (2007), Dorneles (2012), além da Lei de Diretrizes e Base da Educação – LDB (1996), para essa pesquisa usaremos uma abordagem qualitativa, com informações adquiridas através de livros, revistas especializadas, artigos científicos, teses e dissertações, além de sites oficiais na internet.

DESENVOLVIMENTO

A disciplina de língua portuguesa sempre foi uma das mais trabalhadas em sala de aula, devido sua importância nesta o aluno pode desenvolver suas habilidades fundamentais para o seu aprendizado que são a leitura e a escrita. De acordo com a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB, 1996).  Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:

I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; IV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

As crianças quando estimuladas se desenvolvem com maior facilidade, melhorando assim o seu aprendizado, como é o caso da leitura e da escrita, a respeito da aprendizagem, OLIVEIRA (1992, p. 33) salienta que “a aprendizagem desperta processos internos de desenvolvimento que somente podem ocorrer quando o indivíduo interage com outras pessoas”.

Essa interação que precisa ser reforçada na sala de aula, possibilitar ao aluno nas series inicias interagir com os colegas e com a sua realidade, é fundamental para o seu aprendizado. Segundo Garcez (2007).

A leitura e escrita são atividades interligadas, e não temos uma linha divisória absoluta que as separe. Quando realizamos um trabalho pedagógico em que o objetivo é a escrita, estamos também desenvolvendo a leitura e viceversa. Ao lermos, refazemos o percurso da escrita do autor do texto e, ao escrevermos, lemos nosso texto e pensamos no nosso leitor. A leitura influencia a nossa fala e a nossa escrita, porque o contato com a língua escrita da forma convencional nos mostra como as palavras devem ser pronunciadas e também nos mostra a grafia correta delas. (GARCEZ, 2007, p. 11).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (154.8 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com