TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS RESULTADOS OBTIDOS NO IDEB PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES

Por:   •  15/9/2020  •  Resenha  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

Por meio das teorias de desenvolvimento, os professores são capazes de qualificar suas práticas pedagógicas,e assim compreendendo a realidade em que os alunos estão inseridos, facilitando o desenvolvimento de uma forma geral.

Temos três correntes teóricas que são atualmente muito utilizadas, o inatismo, comportamentalismo e interacionismo. 

INATISMO

 É a teoria de desenvolvimento inatista parte do princípio de que as capacidades dos alunos, sejam elas comportamentais ou até mesmo de aprendizagem, são inatas, ou seja, já nascem com eles. Assim, considera que são os fatores hereditários e biológicos, anteriores a experiência de ensino, que irão determinar a aprendizagem, ou não, de cada aluno. As interações sociais, bem como os fatores relacionados ao ensino e à experiência, não são, segundo o inatismo, fatores determinantes na formação dos indivíduos.

Na concepção inatista, o aprendizado tem um papel muito limitado j, sendo as habilidades inatas, os indivíduos não teriam nada de novo a aprender; apenas aprimorariam as habilidades e conhecimentos que já nasceram com eles. E o papel do professor, nessa concepção, é igualmente limitado: sua função é apenas despertar nos alunos aquilo que eles já sabem e aprimorar e atualizar esses conhecimentos inatos. O professor é, assim, um mero auxiliar do aluno, e deve interferir o mínimo possível no processo de aprendizagem. Além disso, abre-se um precedente para que o mal desenvolvimento de um aluno seja justificado unicamente por sua própria falta de habilidade, e não pela inaptidão do professor ou do método educacional.

COMPORTAMENTALISMO

A concepção comportamentalista opõe-se diretamente ao Inatismo e destaca a importância dos fatores externos, do ambiente e das experiências vividas, no processo de aprendizagem e desenvolvimento.  Onde os estudantes são estimulados a novos experimentos, e a partir dessa experiência o conhecimento é construído. Nessa concepção o aluno é condicionado, é um ser passivo que precisa ser estimulado.

No comportamentalismo, onde o papel do professor é o de detentor absoluto de todo o conhecimento. Se, nesta concepção, o indivíduo é determinado pelo meio externo físico e social, quem representa este meio, na sala de aula, é o professor. Somente ele pode produzir novos conhecimentos em seus alunos, que aprendem apenas quando são ensinados por ele.

 

INTERACIONISMO

No interacionismo, tanto os fatores biológicos e orgânicos, quanto os fatores ambientais, são considerados como influenciadores processo de desenvolvimento dos seres humanos e na sua formação educacional. Assim, o processo de aprendizagem seria resultante da combinação entre fatores objetivos e subjetivos quer permeiam o cotidiano de cada aluno. O desenvolvimento do estudante é influenciado por fatores orgânicos e ambientais, a partir da interação com o meio da relação com as pessoas.

Os diferentes papéis do professor nas teorias do desenvolvimento refletem muito do que na prática se exerce na escola. A concepção construtivista, parte do fato certo de que a escola torna acessíveis aos seus alunos aspectos de ensinos que são essências para seu desenvolvimento pessoal. Essa concepção considera que o aprendizado é fruto de uma construção pessoal. A concepção Inatista promove uma e esperança significativa limitada do papel da educação no desenvolvimento do sujeito, na medida em que considera o trabalho individual dependente de suas capacidades inata. A concepção ambientalista é inspirada na importância do ambiente no desenvolvimento humano. A concepção tradicional é uma das concepções mais antigas e é um ensino bastante predominante nas escolas atualmente. A concepção Racionalista o aprendizado é fruto da capacidade do aluno, ou seja, o aluno já traz uma capacidade inata para aprender. A concepção tecnicista o homem é considerado um produto do meio e sua consciência é formada nas relações acidentais que ele estabelece com o meio ou controla através da educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (27.7 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com