TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÃNCIA DA ARTE NA FORMAÇÃO ESTÉTICA VIDA E OBRA DE IVAN CRUZ

Por:   •  13/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.855 Palavras (8 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

CLÉIA FERREIRA BENTO BRANDÃO

A IMPORTÃNCIA DA ARTE NA FORMAÇÃO ESTÉTICA

 VIDA E OBRA DE IVAN CRUZ

        

[pic 3]

Contagem

2014

CLÉIA FERREIRA BENTO BRANDÃO

A IMPORTÃNCIA DA ARTE NA FORMAÇÃO ESTÉTICA

 VIDA E OBRA DE IVAN CRUZ

Produção textual interdisciplinar individual, apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, no 4º semestre do Curso de Pedagogia 

 Professores: Laura Célia Sant'ana Cabral Cava, Marlizete Steinle, Rosely Montagnini, Cyntia Simioni, Edilaine Vagula.

Contagem

2014

INTRODUÇÃO

No mundo em que vivemos, as  informações nos chegam com rapidez, através dos anúncios, TV, computador, outdoors, jornais, revistas e outros. Construímos e somos construídos dia após dia e não tem como sermos indiferentes as transformações e as mudanças que ocorrem. Nada está pronto ou acabado.

Então o professor, enquanto mediador no processo ensino aprendizagem deve estar preparado para entender os inúmeros apelos estéticos que se apresentam nas imagens que nos circundam.

Assim, considerando que o professor  deve ter uma consciência baseada na experiência estética como forma de produção de conhecimentos e práticas que, incorporem às suas próprias vidas. Parte-se da compreensão de que o sentido do estético se dá no artístico quando se possibilita o desenvolvimento de suas capacidades de imaginação, apreciação e sensibilização.

Se “quem forma se forma e reforma ao formar” (FREIRE, 1996, pág. 23), cabe pensar, a formação estética do professor é de grande importância objetivando um crescimento tanto do ponto de vista pessoal como profissional, que garanta a abertura necessária para a educação da sensibilidade, em consonância com a multiplicidade humana para a compreensão da realidade que contribua para a prática docente uma vez que, ampliando seus referenciais, esta será mais rica e estimulante.

Em se tratando da experiência estética, analisamos a biografia do artista das artes visuais Ivan Cruz. Suas obras são marcadas pela sensibilidade e encantamento ao transformar brincadeira em arte de uma maneira que nos faz se sentir transportados para dentro de suas telas numa viagem de volta a infância.

A IMPORTÃNCIA DA ARTE NA FORMAÇÃO ESTÉTICA

Se olharmos a nossa volta veremos que vivemos em um mundo rodeado pela arte; pois ela esta presente em nosso cotidiano através da música, dança, teatro, literatura, arquitetura, artes plásticas. Portanto ela comporta todos os objetos aos quais são atribuídos um conteúdo estético.          

A palavra estética quer dizer percepção, sensibilidade, sensação. Trata-se de relacionar as matérias e forma de arte e a produção de emoções pelos fenômenos estéticos. Falar em formação estética do educador é o mesmo que educação da sensibilidade, da percepção e sensação. Bernardo, Pereira (1997, p. 124) afirma que:

                                             Não existe qualquer prática que, ao mesmo tempo que suscita outras expressões, não suscite também a expressão estética, pois não há prática que não se    expresse de uma maneira, e essa maneira é a estética.

   Ao fazermos uma reflexão sobre a importância da arte na educação, precisamos primeiro refletir sobre o papel do educador. Segundo Barbosa (1975:90) “antes de ser preparado para explicar a importância da Arte na Educação, o professor deverá estar preparado para entender e explicar a função da arte para o indivíduo e para a sociedade”. Baseado nessa fala, nos remetemos à necessidade de conhecer, fazer e exprimir vivenciando a experiência estética, para compreendermos como essa linguagem tem relação na formação humana e na educação como um todo. Para isso se faz necessário refletir sobre os fundamentos filosóficos, históricos e metodológicos da arte comprometida com a formação integral do ser humano e de forma sistematizada

Ao longo dos anos, o ensino de arte na educação tem se construído baseado em teorias, paradigmas e variações que revelam modos diferentes de compreender o homem e o mundo. É papel do educador romper com o modelo elitista e erudito, ampliar seus conhecimentos sobre arte para oferecer aos seus alunos  possibilidades de acesso e a percepção estética, auxiliando-os a compreender a arte como a expressão humana onde este aluno se entenda como sujeito histórico, social e político. Estimular a visão da arte como expressão da cultura, conhecer e identificar as diversas manifestações artísticas, saber relacionar os principais movimentos artísticos ao contexto histórico de sua produção.

Para Vygotsky, quanto mais a criança “veja, ouça e experimente, quanto mais aprenda e assimile, quanto mais elementos da realidade disponha em sua experiência, tanto mais considerável e produtiva será, como as outras circunstâncias, a atividade de sua imaginação. Com base nessa fala percebemos a necessidade de oferecer a criança diferentes possibilidades de leitura de imagens, seja jornais, revistas, vídeos, fotografias, pinturas, literaturas, peças de teatro, danças, filmes, imagens publicitárias entre outros.

Segundo Paulo Freire “ensinar não é transferir conhecimento, mas sim criar possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” (FREIRE, 1996, pág. 47). Para ensinar é necessário que se tenha valores éticos e estéticos, é preciso respeitar o olhar e o saber do outro sem discriminar, ter comprometimento com o que se faz com atitude reflexiva e crítica em busca de experiências que se apresentam como possibilidade de reconhecer e modificar esteticamente o que se tem.

VIDA E OBRA DE IVAN CRUZ

[pic 4]

                 Um artista das artes visuais que  passa muita emoção em suas pinturas, por sua sensibilidade, sua capacidade de transformar brincadeira em arte de uma maneira que nos faz sentir transportados para dentro de suas telas numa viagem de volta a infância é Ivan Cruz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (400.9 Kb)   docx (233.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com