TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes E Criatividade Releitura De Obra De Arte

Trabalho Universitário: Artes E Criatividade Releitura De Obra De Arte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  1.059 Visualizações

Página 1 de 3

Obra de arte bidimensional

Obra: Impressão, Sol Nascente.

Autor: Claude Monet.

Local: Museu Marmottan, Paris, França.

Ano: 1872

Técnica: Óleo sobre tela

Tamanho: 48 cm x 63 cm

Movimento: Impressionismo

DESCREVER

A pintura é suave e sensível, feita através de pinceladas. Na obra se destacam as cores alaranjadas do nascer do sol, com as do azul do céu e das águas do mar, porém na obra Monet utilizou cores como o violeta, rosa, verde, branco, cinza e creme para poder mostrar o movimento das águas, os reflexos, etc. A mistura das cores quentes(alaranjadas), e frias (azuis), garante um equilíbrio na obra. O laranja predomina o céu da imagem,evidenciando as cores do sol, é possível notar uma pequena presença do branco representando as nuvens, Monet utiliza o azul em diferentes tons para que assim seja possível diferenciar o céu e o mar, pequenos tons mais escuros são usados nas águas do mar representando os peixes. As cores apesar de parecerem bem definidas, se misturam representando os momentos de contrastes da natureza.

A obra possui somente uma figura geométrica, sendo ela o sol em forma de círculo, o restante não possui formas bem definidas, ao contrário as pinceladas soltas passam a impressão de pequenos borrões.

ANALISAR

A natureza predomina a obra, na imagem aparece apenas a presença de uma pequena embarcação, com a imagem de uma pessoa em pé remando e outra sentada, no fundo o porto apareceescondido pelo nevoeiro. A técnica utilizada pelo artista é óleo sobre tela, ao observar a obra o olhar se movimenta de maneira profunda, não somente por se tratar de uma obra impressionista, mas por despertar no observador a sensação de estar realmente visualizando um nascer do sol.

INTERPRETAR

A obra desperta uma sensação de tranquilidade, sendo possível dizer que foi essa a intenção de Monet despertar a sensação nas pessoas de estar realmente observando um nascer do sol. O pintor através dessa obra demonstra apreciar as belezas naturais e valorizar momentos do dia em que espetáculos da natureza se fazem presentes.

A obra poderia ter qualquer título se referindo a belezas naturais como, o sol, o entardecer, o espetáculo da natureza.

FUNDAMENTAR

Através da obra de Monet se iniciou o movimento impressionismo, atualmente bastante utilizado e conhecido, porém na época foi alvo de críticas. O impressionismo tem como característica, trazer uma pintura que procura evidenciar as mudanças naturais da natureza.

O pequeno barco, com apenas duas pessoas dentro de um mar que aparentemente parece ser profundo, demonstram na opinião do nosso grupo se tratar de uma mistura entre desenho de imaginação. Monet como apreciador da natureza nos faz acreditar também se tratar de um desenho de memória.

REVELAR

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com