TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS NA REDE REGULAR DE ENSINO

Por:   •  25/10/2018  •  Artigo  •  3.571 Palavras (15 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

FAVENI

A INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS NA REDE REGULAR DE ENSNO

SILVANIA  APARECIDA OLIVEIRA FERNANDES

Caratinga /MG

2018

[pic 2]


[pic 3]

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

FAVENI

A INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS NA REDE REGULAR DE ENSNO

SILVANIA  APARECIDA OLIVEIRA FERNANDES

 

Artigo científico apresentado a FAVENI como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Educação Especial e TGD.

Caratinga /MG

2018

A INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS NA REDE REGULAR DE ENSNO

Silvânia   Aparecida Oliveira Fernandes

 

RESUMO – O presente trabalho está voltando para a Educação especial e Inclusiva, tendo como tema “A inclusão dos alunos surdos na rede regular de ensino”, no qual traz informações concisas acera do tema.  Tem como objetivo mostrar as transformações que houve no cenário educacional, onde proporcionou para o deficiente auditivo, possibilidades de um melhor desenvolvimento de aprendizagem. . Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica, buscando um respaldo nos autores Brasil( 2008), Brasil (2001), Quadros (21997) entre outros, enfatizando a importância da inserção dos alunos com dificuldades especiais na rede regular de ensino.conclui se que é de fundamental importância que esses alunos conseguem ter um melhor aproveitamento com a inclusão escolar efetiva. .

 

 

Palavras-chave: Escola- Inclusão -Deficiência auditiva –

1-        INTRODUÇÃO

Nas ultimas décadas, vem cada vez mais discutindo sobre o tema “inclusão”, o qual trata do respeito às diferenças e à participação igualitária dos cidadãos. No que se refere aos surdos, inclusão está ligada a  participação no sociedade em geral e, principalmente nas redes regulares de ensino. ( “inclusão escolar”.

Na discussão sobre a prática da educação inclusiva, percebemos que essa enfrenta muitos problemas, não havendo consenso sobre se e como ela deva acontecer. Apesar de muitas discussões a cerca tema, uma reformulação para que possa atender aos alunos com necessidade especiais.  

        Este trabalho tem como objetivo  mostrar as transformações que houve no cenário educacional, onde proporcionou para o deficiente auditivo, possibilidades de um melhor desenvolvimento de aprendizagem. . Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica, buscando um respaldo nos autores Brasil ( 2008), Brasil (2001), Quadros (21997) entre outros.

  1. - DEFICIENTE AUDITIVA NA ESCOLA

        A surdez sempre existiu, antes as pessoas surdas não eram respeitados e nem considerados como seres humanos. Houve um período em que tanto a família, quanto a sociedade em geral tratava de maneira preconceituosa as pessoas que apresentavam alguma necessidade especial, de tal forma que foram excluíam totalmente da sociedade.

        As pessoas com necessidades especiais, muitas vezes eram internados em manicômios, orfanatos, prisões, etc. “[...] na antiguidade as pessoas com deficiência mental, física e sensorial eram apresentadas como aleijadas, mal constituídas, débeis, anormais ou deformadas” (BRASIL, 2001).

        Muitas foram às conquistas através dos movimentos mundiais, que repercutiam diretamente no cenário brasileiro na educação dos surdos. Evoluíram a maneira de pensar sobre as pessoas com necessidades especiais “conforme as crenças, valores culturais, concepção de homem e transformações sociais que ocorreram nos diferentes momentos históricos” (BRASIL, 2001).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (200.9 Kb)   docx (766.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com