TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DA PEDAGOGIA EM AMBIENTE HOSPITALAR

Por:   •  30/6/2020  •  Artigo  •  6.235 Palavras (25 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL

PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ACADÊMICOS

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

A INFLUÊNCIA DA PEDAGOGIA EM AMBIENTE HOSPITALAR

                        Adriana Silva Arantes Ernesto

Nilciléia Folly Nagib Ferreira

Volta Redonda, 2020.

A INFLUÊNCIA DA PEDAGOGIA EM AMBIENTE HOSPITALAR

Adriana Ernesto

Nilciléia Folly Nagib Ferreira

RESUMO

Para avaliar substancialmente o efetivo valor da Pedagogia  Hospitalar no real processo de cura do paciente infanto / juvenil, pesquisou-se todo o processo ao qual o paciente submete-se em ambiente de internação hospitalar. Através de analises sobre o menor internado, a humanização em ambiente hospitalar e alguns projetos que podem ser desenvolvidos neste ambiente de aprendizagem, os estudos feitos vem abordar a rotina vivenciada pelos pacientes e seus familiares, relatando o quão benéfico é a utilização da Pedagogia Hospitalar no que se diz auxilio na cura, podendo ela, refletir em melhoria do familiar que acompanha esta mudança de rotina e na vida do doente em ambiente hospitalar. No presente artigo, aborda-se a importância da Pedagogia Hospitalar no processo de cura do paciente infante, identificando atividades lúdicas que irão conduzir todo o processo de auxilio na cura dos pacientes, amenizando a sobre carga emocional deste doente e tornando o ambiente menos hostil.

PALAVRA-CHAVE: Paciente, Família, Projeto Hospitalar, Humanização, Pedagogo Hospitalar, Parceria.

ABSTRACT:

In order to substantially evaluate the effective value of Hospital Pedagogy in the actual process of healing of the infant / juvenile patient, the entire process to which the patient underwent hospital admission was investigated. Through the analysis of the lower hospitalization, the humanization in the hospital environment and some projects that can be developed in this learning environment, the studies carried out address the routine experienced by the patients and their families, reporting how beneficial is the use of Hospital Pedagogy in the Which is said to help in healing, and may reflect on the improvement of the family member that accompanies this routine change and the patient's life in a hospital environment. In this article, we discuss the importance of Hospital Pedagogy in the healing process of the infant patient, identifying playful activities that will drive the whole process of healing in patients, thus reducing the patient's emotional load and making the environment less hostile.

KEYWORDS: Patient, Family, Hospital Project, Humanization, Hospital Pedagogy, Partnership.

INTRODUÇÃO

O interesse em desenvolver um artigo sobre a contribuição da Pedagogia Hospitalar no processo de cura da criança , deu-se por observação em hospitais aos quais crianças submetem-se a internações em ambientes hostis, sem alegria e no tempo de afastamento de suas salas de aulas por motivos de doenças. Diante disto, constatou-se que a criança não pode deixar de ser criança mesmo estando diante do seu quadro de doença e o seu direito de brincar não pode ser negligenciado.

Acreditamos que as crianças de 6 a 12 anos em ambientes hospitalares apresentam problemas de ordem psicoafetiva que podem prejudicar na adaptação no espaço hospitalar, isso ocorre quando crianças ficam internadas por um longo período, com isso dificultando a sua recuperação.

A Pedagogia Hospitalar busca a humanização do paciente internado, o aproximando ao máximo do seu cotidiano, ela é um ramo da educação que proporciona à criança hospitalizada uma recuperação mais tranquila, trazendo atividades escolares e atividades lúdicas que favorecem o amadurecimento emocional. Segundo Negrine (1997 p. 86): “Ao brincar a criança faz uma releitura do seu contexto sócio-cultural emergente, amplia, modifica, cria e recria através dos papéis que elege para representar.” e que desenvolvam seu cognitivo. O papel dela é integrar o doente no seu novo modo de vida tão rápido quanto possível dentro de um ambiente acolhedor, mantendo contatos com o meio exterior privilegiando as suas relações sociais e reforçando os laços familiares.  O espaço em questão envolve uma equipe multidisciplinar para se ter efetivos resultados diante dos pacientes que se encontram internados, onde é possível observar que os benefícios não se restringem somente aos menores, os familiares podem ser atingidos por essa forte humanização que tal atividade irá proporcionar.

 

A metodologia utilizada foi de cunho bibliográfico qualitativo, abordando a criança internada/ a humanização no ambiente hospitalar/ projetos. É possível observar com os autores estudados que o tema em questão ainda é pouco discutido e o Pedagogo vem ganhando cada vez mais espaço diante desta nova função que tem crescido ao longo dos anos . E apesar de ser lei em hospitais com atendimento infantil, nem todos os hospitais da região Sul Fluminense respeitam esse direito, na verdade a maioria não dispõe de um espaço apropriado para atender de forma lúdica os discentes internados, utilizando então o atendimento no próprio leito.

O objetivo geral da pesquisa foi um exame sobre a influencia da Pedagogia Hospitalar na recuperação da criança enferma e os benefícios que isso pode trazer. No âmbito educacional os desafios são maiores ainda, faltam estruturas apropriadas, profissionais habilitados e com formação específica, currículos e metodologias adequadas para que possa oportunizar esse trabalho.

CONCEITUANDO A PEDAGOGIA HOSPITALAR

 A Pedagogia Hospitalar  é uma área de atuação do pedagogo fora dos âmbitos educacionais comuns. Ela vem com intuito de garantir o direito a todas as crianças e adolescentes que estão ausentes da escola em virtude de sua enfermidade, uma recuperação mais tranquila, através de atividades lúdicas, pedagógicas e recreativas. Ela pretende da melhor maneira possível fazer com que o doente se adeque ao seu novo modo de vida, mantendo através do pedagogo contato com o meio exterior e assim reforçando os laços familiares e as relações sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.6 Kb)   pdf (314.4 Kb)   docx (134.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com