TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERDISCIPLINARIDADE INFANTIL      

Por:   •  25/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.784 Palavras (8 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

A INTERDISCIPLINARIDADE INFANTIL        4

CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        10


INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido no sentido de entendermos a interdisciplinaridade na educação infantil, e a forma de como ela é trabalhada.

Desde a criança nasce, ela já tem uma cultura pré formada. Seus pais já possuem uma cultura, que essa mesma irá herdá-la.

Já nos primeiros dias de vida, as mães de diferentes lugares começam a cantar músicas de ninar e cuidar das crianças de maneira diferente com culturas que fazem parte de sua vivência, já nos primeiros anos de vida.

A criança quando vai para a escola, já começa a aprender as diferentes  cultura e manifestação culturais e artística, podendo ser introduzida de forma lúdica, através de brincadeiras, danças, cantos, jogos. Fazendo com que essa criança socialize com outras culturas.

Ao se trabalhar a interdisciplinaridade a sala de aula deixa de ser um lugar restrito apenas à transmissão de conteúdos, e sim um espaço aberto para a comunicação e o aprender brincando.


A INTERDISCIPLINARIDADE INFANTIL

Interdisciplinaridade compreende a busca constante de novos caminhos, outras realidades, novos desafios, esta surgiu na França e na Itália em meados da década de 60, num período marcado pelos movimentos estudantis que tentaram um ensino mais sintonizado com as questões políticas, econômicas e sociais da época. Foi no final da década de 60 que a interdisciplinaridade chega ao Brasil e  logo desempenha influencia na Lei de Diretrizes e Bases Nº 5.692/71 e logo mais tarde na nova LDB Nº 9.394/96 e com os Parâmetros Curriculares Nacionais

A importância da atitude interdisciplinar pode ser notada pelo valor na busca de novas soluções da pesquisa e da construção dos projetos fundamentados na participação de todos, que levem o grupo a rever suas crenças a respeito da educação, da escola, do papel do professor e do papel dos alunos.

A forma lúdica interdisciplinar, ou seja, o aprender brincando, se baseia em propostas que valorizam a criatividade, o aperfeiçoamento da sensibilidade, a busca da afetividade garantindo aos educadores vivencia lúdicas, experiências que se utilizam da ação da linguagem e pensamento. Quanto mais trabalhada a ludicidade, maior o aproveitamento das aulas e aprendizado dos alunos.

Na Educação Infantil, a interdisciplinaridade está diretamente ligada com o lúdico, pois nessa fase a melhor maneira da criança aprender é usando brincadeiras e situações dentro do convívio e realidade dela. Conhecer a realidade e a cultura da comunidade é essencial.

O inicio do trabalho interdisciplinar na Educação Infantil, e a curiosidade das crianças sob a consciência do educador direcionará a criança à inserção critica e transformadora na realidade onde ela vive. Ou seja, o desafio e exercício do educador é:

Procurar entender como vive essa criança, quais são suas condições de vida, seus problemas, seu universo cultural, os grupos dos quais participa, de onde ela e/ou sua família vieram, suas condições de saúde, sua história de vida”.(FAZENDA, 1994)

Na aprendizagem inicial da língua escrita se inicia antes mesmo da entrada da criança na instituição escolar. Na Educação Infantil esse processo continua respeitando os desenvolvimentos cognitivos e psicológicos da criança. Em geral, as crianças entram na Educação Infantil em uma fase pré-alfabetica, ou seja, em uma fase que ainda não se entende que se utiliza letras e que estas tem som. O papel do educador nessa fase é trabalhar com esses alunos para que possam entender e conhecer as letras desenvolvendo a consciência fonológica na criança, no processo de perceber que na silaba cada letra tem um som. A criança da Educação Infantil tem plena capacidade de chegar ate a fase silábica com valor sonoro.

O saber pode ser visto de diversas formas, sendo algo muito amplo, e com isso traz consigo diversas vantagens, principalmente para as crianças que a praticam, seja por meio do desenho, da dança, da invenção de histórias, ou até mesmo do próprio consumo de tudo que foi citado, como a fase pré-alfabetica.

Nesse sentido, é notável como a arte passa pela vida de um bebê, e em cada fase crescer  seus  saberes,desenhar, portanto, seja com pincéis, lápis de cor, giz de cera ou até com os próprios dedos, auxiliará na formação de palavras na fase da alfabetização.Fase essa que é uma das mais importantes na formação do saber da criança, pois ela é basicamente o início de seu aprendizado sobre o mundo, possibilitando que o jovem estimule a criatividade por outros métodos, como a leitura.

Além da capacidade de comunicar sentimentos, a interdisciplinaridade também serve como um verdadeiro trampolim para o desenvolvimento da criatividade, as iniciativas artísticas, quaisquer que sejam suas naturezas, têm um papel importante no desenvolvimento intelectual infantil, devido às diversas qualidades da prática de atividades artísticas e suas influências no decorre da vida.Isso porque a expressão artística tem a ver com imaginação, com a capacidade de enxergar o mundo além do óbvio, de pensar fora da caixa e elaborar alternativas para problemas.

Cada rabisco infantil é uma história, possui um contexto, é a demonstração de que o ser humano é predisposto a criar desde a mais tenra idade, com os instrumentos que estiverem à disposição. A arte é importante na vida da criança, pois colabora para o seu desenvolvimento expressivo, para a construção de sua poética pessoal e para o desenvolvimento de sua criatividade, tornando-a um indivíduo mais sensível e que vê o mundo com outros olhos. Os seres humanos são dotados de criatividade e possuem a capacidade de aprender e de ensinar

Para entender a importância que a arte exerce na criança analisaremos algumas características do seu desenvolvimento expressivo. Iniciaremos com as crianças de 02 anos e seguiremos até aproximadamente seus 12 anos. A arte é vista e sentida de maneiras diferentes por crianças e adultos. Para o adulto está associada ao belo, às exposições, a museus, à estética. Já para a criança, a arte é uma forma de se expressar, pois “a natureza da criança é lidar com o mundo de modo lúdico, fazer o que lhe dá prazer e satisfação. Por isso gosta tanto de brincar e desenhar” .A criança faz o que lhe dá prazer e alegria, brincar e desenhar envolve-a por completo e, sempre que age, valoriza os seus desejos e as suas vontades. Geralmente, a criança começa a desenhar por volta dos dois anos. Nesse período está aberta a experiências, não tem medo de se arriscar, pois o seu corpo é ação e pensamento: ela pode tocar, cheirar, pensar e experimentar com o corpo, logo a arte na educação infantil  contribuir  momentos onde as crianças navegar em novos conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (188.7 Kb)   docx (133.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com