TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ilha das Flores

Por:   •  9/6/2018  •  Resenha  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

“Construa um texto considerando as críticas sociais apresentadas no filme, a partir dos seguintes aspectos: linguagem narrativa, circulação do dinheiro, consumo, o nome da ilha, definição de ser humano, as desigualdades sociais, relação humanos e porcos e definição de liberdade.”

O filme “Ilha das Flores” de Jorge Furtado faz menção a muitos assuntos polêmicos e importantes para serem discutidos. Ele é narrado de uma forma diferente do que estamos acostumados. As imagens se sucedem na medida da necessidade de explicação de um conceito apresentado no texto, como se fossem colagens.

 O curta começa nos dando a definição de ser humano como: animais mamíferos, bípedes, que se distingue dos outros animais bípedes e mamíferos por duas características principais, o tele - encéfalo altamente desenvolvido e o polegar opositor.

Uma questão que o filme chama bastante atenção é para o capitalismo, que gera um consumo exagerado de partes da sociedade e isso produz uma imensa desigualdade social, onde, enquanto uns tem muito, outros não tem nada. Também se expõe como a acontece a circulação do dinheiro, que é basicamente por “trocas”. A troca de alguma coisa, viva ou não, por dinheiro e então esse dinheiro é trocado por outra coisa, viva ou não, e assim sucessivamente.

Usando de exemplos para abordar esses tópicos, o filme mostra a produção de tomates, desde o seu cultivo até onde os tomates, que os seres humanos julgam não serem bons para o próprio consumo, vão parar.

Ilha das flores é o nome dado para o local onde se é levado todo o lixo produzido pelas população, como os tomates em que os seres humanos não consumem por acharem que não estão bons. Nesta ilha encontramos pessoas, seres humanos, e porcos, animais que não tem polegares e um tele – encéfalo altamente desenvolvido e que usados para o consumo humano. Estes, são alimentados por aquelas substancias que julgam ser ruim para o consumo próprio, e tem como dono um ser humano.

Nesta ilha, os empregados do dono dos porcos separam aqueles alimentos que não são consumidos e dão para que eles os comam. Mulheres e crianças, com tele - encéfalo altamente desenvolvidos e polegares opositores, catam todo aquele material orgânico que os empregados julgaram ser ruim para o consumo dos porcos. Como são muitas, são separadas em grupos de dez para passar para o local onde esses alimentos, inapropriados para o consumo dos porcos, estão e escolherem o que elas julgam ser “apropriado” para o seu próprio consumo.

O que coloca os seres humanos da ilha das flores depois dos porcos na prioridade de escolha de alimentos é o fato deles não terem dono e dinheiro, serem livres. Livre é o estado daquele que tem liberdade. Liberdade, é uma palavra sem explicação, mas que todos entendem e o sonho humano alimenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com