TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Imagem, Cultura e Tecnologia

Por:   •  16/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  921 Visualizações

Página 1 de 2

        

[pic 1]

[pic 2]

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Faculdade de Educação

Licenciatura em Pedagogia

Imagem, Cultura e Tecnologia

AD2

2017/2

QUESTÃO 1

Vermelho Como o Céu, filme de Cristiano Bortone, é um drama fundamentado na vida real de Mirco Mencacci, notável editor de som da indústria cinematográfica italiana.

O filme narra a trajetória de um menino segue atividades normais em seu cotidiano, como: brincar com os amigos e ter relação com os pais era harmônica. Mirco alimentava uma admiração por cinema.

No entanto, ocorreu um acidente na casa do garoto envolvendo a arma de seu pai. Em decorrência da situação mencionada acima a criança teve uma lesão em sua visão e em paralelo o filme trata do contexto histórico da Itália nos anos 70, em que as crianças portadoras de necessidades especiais eram obrigadas a ingressarem na escola destinada aos deficientes visuais em Gênova.

A criança encontra velho gravador na instituição, a ‘’visão’’ interior de Mirco foi expandida e estimulou sua criatividade e imaginação. Nessa escola estabeleceu amizade com outras crianças e com ajuda de seu professor e de seus amigos conseguiram desmitificar o método rígido que a instituição educacional seguia. Com o gravador as crianças desenvolveram histórias com sons cada vez mais dinâmicas e envolventes.

Ao final do filme, mostra uma cena digna de ser aplaudida e discutida em questões relativas à educação, ética e cultura. Os pais dos educandos foram convidados a vendarem seus olhos e utilizarem o sentido da audição para assistir à apresentação, tal ação provoca de maneira positiva os responsáveis, já que vivenciaram a situação dos filhos, valorizaram os demais sentidos e apreciaram as conquistas dos filhos diante de sua condição.

QUESTÃO 2

O roteiro do filme é comovendo e libertador, visto que aborda questões sociais e educacionais de maneira entrelaçada. A vida de Mirco passa por um crescente e seu crescimento ao longo do filme é perceptível. Um exemplo de seu crescimento foi aceitação de sua condição e focar suas ações em sua paixão pelo cinema como forma de superar e articular suas potencializadas. Em relação ao som é exaltado, visto que é um dos sentidos para estimular a construção pessoal do garoto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (34.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com