TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da educação a distância nos dias atuais e para o futuro

Por:   •  23/9/2018  •  Dissertação  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

SEST SENAT - SERVIÇO SOCIAL DO TRANSPORTE SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO TRANSPORTE

CAPACITAÇÃO DE DOCENTES PARA ATUAÇÃO EM CURSOS A DISTÂNCIA

Jackson Alves dos Santos – instrutor SEST SENAT - unidade B49

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ARACAJU

        2017


  1. Introdução

É indiscutível que “a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo (NELSON MANDELA, 2003)”, também é fato que a sociedade, a educação e a escola no atual modelo estão em crise, portanto, buscar novas técnicas e ferramentas que nos coloque no caminho de vencer os desafios do processo de mudança no mundo e do mundo, é de fundamental importância. Verifica-se então que a educação a distância é uma mina ainda pouco explorada, que necessita de exploração mais profunda.

  1. As dificuldades da educação presencial

Como a exploração da educação presencial se torna cada vez mais ineficiente em levar conhecimento atraindo o aluno para o prazer do saber, abre-se então uma discussão que envolve especialistas e toda a sociedade para encontrar uma forma que possibilite uma relação harmoniosa na busca pelo saber.  Ainda mais agora com a popularização do “ambiente virtual” que é uma ferramenta moderna e dinâmica utilizada para diversas finalidades.    Neste caminho encontram-se muitas barreiras, como por exemplo: o volume de conhecimento necessário para viver bem nos dias atuais e a falta de tempo para receber este conhecimento.   Tem-se então a oportunidade de estudar e praticar a educação a distância com mais ênfase.

  1. Crescimento da Educação a Distância

Apesar de discutido com muita força atualmente, “a educação a distância é conhecida, estudada e utilizada a bastante tempo, Desde os primórdios bíblicos neotestamentários, onde foi evidenciada por meio das cartas paulinas, e vem crescendo ao longo do tempo (REIS, 2010)”.

Nesse sentido, é possível afirmar também que o crescimento da educação a distância se estruturou de forma mais evidente a partir do avanço tecnológico e da facilidade de acesso a essas tecnologias que facilitam a comunicação no mundo, especialmente a partir da chegada da Internet de banda larga e sua popularização, considerando também que as pessoas começaram a mudar a forma como se relacionam entre si diversificando os formatos de comunicação e o processo de troca de informações entre elas.

O dinamismo, a interatividade, a evolução e a popularização de aplicativos de mensagens gratuitos com suas redes sociais, cria um novo e muito popular ambiente de relacionamento “ambiente virtual”, onde tudo agora fica mais acessível e fácil de ser encontrado, inclusive encurtando a distância entre as pessoas drasticamente.

Com o uso cada vez mais intenso desses recursos digitais no consumo e na comunicação, a educação a distância é hoje uma grande ferramenta a serviço do processo de ensino aprendizagem para o desenvolvimento de novas competências e habilidades profissionais, e ela cresce não só por atender demandas como encurtamento de distâncias e a flexibilidade quanto ao tempo destinado ao estudo, mas também por ter uma ligação mais próxima com o modelo de mundo atual “mundo virtual”. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com