TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Lúdico na Educação Infantil

Por:   •  11/2/2018  •  Artigo  •  2.921 Palavras (12 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE ÁVILA DE  GOIANA

AMERIZA DA SILVA NUNES

A Importância do Lúdico na Educação Infantil

JACOBINA

2014

FACULDADE ÁVILA DE GOIANA

AMERIZA DA SILVA NUNES

A Importância do Lúdico na Educação Infantil

Trabalho de conclusão de curso apresentado às Faculdades Maringá Instituto Paranaense, como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Pedagogia.

Orientadora: Profª. Edinéia Navarro

JACOBINA

2014

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL[1]

AMERISA DA SILVA NUNES[2]

SARA SUNAMITA DE OLIVEIRA CARDOSO REIS[3]

RESUMO; Neste projeto busca-se compreender a importância do brincar e brincadeiras para o professor na educação infantil, considerando o posicionamento crítico dos sujeitos envolvidos neste processo, quando finalmente, ao compreender e traduzir para dentro de nosso ser os conceitos de crianças, educação infantil, educação, cidadania, identidade, autonomia; a nossa prática educativa nos centros de educação infantil são espontaneamente projetados para transpor muitas barreiras. Porém, não existe dificuldade financeira na instituição, pois os materiais improvisados passam a ter a mesma funcionalidade na instrução dos alunos; não existe indisciplina, pois o educador valoriza e observa a interação e aproveita as situações difíceis para intervir e instruir; não existe cansaço, pois a recompensa está no resultado final, no carinho que as crianças demonstram pelos educadores, no abraço ao término do dia; não existe insatisfação dos pais, pelo contrário, esses querem aprender com a professora do seu filho. No entanto, é necessário encontrarmos o valor de cada criança em sua singularidade, potencializando o que justamente a criança oferece, e reconhecer que cada ser humano tem sua contribuição no contexto de sua vida. Durante o período deste curso observei que na educação infantil alguns profissionais têm dificuldade de trabalhar o lúdico. Segundo alguns colegas, que não têm perfil para dominar a classe de forma prazerosa, este tema foi apresentado, mas ficou praticamente só na teoria. Todos os profissionais tiveram o conhecimento, demonstraram interesse, tentaram aplicar, mas ainda não possível a realização do que foi proposto. Alega-se a falta de materiais e outras impossibilidades. Logo após essa reflexão, essa linha de pesquisa abriu um leque de curiosidades, a qual me comoveu, fazendo com que escolhesse esse tema. Portanto, acredito que darei continuidade, pois tenho convicção de que é possível aprender brincando. Vale a pena lembrar que todos esses momentos, nos quais aprendi durante o processo de desenvolvimento da minha formação, vou incluir no meu planejamento. Dessa forma a escola, utilizando desenvolvimento, analisando e ajudando a refletir sobre sua própria realidade, reconhecendo que o conhecimento é algo inacabado em busca contínua de novas situações de ensino e aprendizagem. Para tal, escolheu-se como lócus de pesquisa a instituição de ensino Creche Odete Morais Coelho, no Município de Jacobina, na localidade de Paraíso, estado da Bahia.

Palavras-chave: Brincadeiras 1. Educação Infantil 2. Aprendizagem 3. Prazer 4. Realização 5.Lúdico

1. INTRODUÇÃO

É de suma importância que possamos perceber o significado da brincadeira para a criança na educação infantil. Porém, na sociedade em que vivemos os brinquedos estão cada vez mais sofisticados e visa à satisfação muito mais do adulto do que das próprias crianças. Entretanto, é preciso que se conheça o desenvolvimento infantil para que possamos oferecer as oportunidades que nossos alunos tanto precisam.

Este projeto tem como finalidade reforçar, mais do que nunca, o quanto é importante deixar as crianças brincarem de forma espontânea e prazerosa e os educadores terem a oportunidade de compreender melhor o que estes pequenos nos têm a dizer com seu brincar, cabe ao orientador observar e refletir a respeito do momento e da qualidade da atividade para que faça intervenção quando necessário. O lúdico tem sua origem na palavra “lundus”, que quer dizer “jogos” e/ou “brincar”.

É neste brincar que deverão estar incluídos os jogos, brinquedos e divertimentos, que irão oportunizar a aprendizagem ao aluno, pois faz parte da atividade humana e caracteriza-se por ser espontânea, funcional e satisfatória. Não importa somente o resultado, mas a ação, o momento vivenciado, sendo que o mesmo acontece a partir do brinquedo, brincadeiras e jogos, pois é neste momento que a criança entra no mundo da imaginação.

As atividades lúdicas têm o objetivo de oferecer prazer e diversão ao mesmo tempo. O desenvolvimento desse tipo de atividade proporciona ao educando melhorias nas habilidades cognitivas, motoras, a atenção, o movimento situado, conhecimento quanto à posição do corpo, direção a seguir e outros. Participar dessas atividades ajuda no desenvolvimento dos aspectos psicológicos e sociais. Exercitar livremente a expressão corporal favorece a criatividade, mas devem ser oportunizadas adequadamente, para que as crianças sejam estimuladas em suas funções orgânicas, visando o equilíbrio da saúde dinâmica e o desenvolvimento do espírito de iniciativa, tornando os pequenos capazes de resolver eficazmente situações imprevistas. Assim, é através das brincadeiras que as crianças criam uma ponte do imaginário para o real, ou seja, aprende a manipular a imaginação e a realidade.    

O brinquedo é parte integrante da vida da criança; ao brincar, ela organiza seu pensamento, faz uso da linguagem e lança mão da criatividade. Ainda mais importantes são os brinquedo que estimulam a leitura, mesmo em sua fase bem inicial, pois revelam um enorme valor educacional. A brincadeira é uma linguagem infantil fundamental para o desenvolvimento da criança, e deve estar sempre seguida de orientação. Ela atribui novos significados aos elementos da realidade, uma vez que articula a imaginação e a imitação. As brincadeiras favorecem a autoestima das crianças e permitem que seus conhecimentos prévios se transformem em conceitos gerais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (160.8 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com