TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia dos textos na alfabetizacao

Por:   •  13/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

A Importância dos textos na alfabetização

Atualmente vivemos em uma sociedade letrada cuja escrita está presente em tudo, por isso a importância de trabalhar as diversas formas de usos das práticas de leitura e escrita presentes no cotidiano das pessoas.

O domínio da língua, oral e escrita, é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Ao ensiná-la, a escola tem a função e a responsabilidade de garantir, a todos os seus alunos, o acesso aos saberes linguísticos necessários para o exercício da cidadania.

Dessa forma o letramento vai além da alfabetização para tratar dos usos sociais da escrita na sociedade e ocorra a apropriação do sistema através de situações fonológicas e escritas.

Para que esse objetivo seja alcançado a escola deve se preocupar com a oportunização de inserção de práticas de uso da escrita e contemplar a diversidade de gêneros textuais tais como: Bulas de remédio, receitas, convites, manuais de instrução, gibis.

As crianças desde muito cedo podem participar de situações de letramento através dos gêneros tradicionais oral que são as histórias contadas, as fábulas, contos e assombração etc.

Também é importante que as crianças manuseiem materiais escritos que fazem parte do cotidiano da sociedade buscando a valorização de experiências de matérias trazidos de casa e outros materiais novos que podem ser compartilhadas entre os alunos.

O papel da escola é ampliar as experiencias de leitura dos alunos com jornais, poemas, revistas e devem ser trabalhados as situações problematizadoras e que fazem parte do dia a dia, tendo significado para as crianças e que através de uma situação podem surgir vários outros gêneros textuais.

Assim o objetivo principal é alfabetizar letrando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com