TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS

Por:   •  28/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.545 Palavras (11 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 11

A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS.

                                                                      Kalinne Milena Freitas de Campos Mello¹

                                                                                                                  Moisés Neto²

RESUMO

Sabe-se que na atualidade, a educação vem enfrentando grandes desafios relacionados ao analfabetismo, comprometendo o rendimento escolar. Este artigo teve como objetivo conscientizar professores e pais sobre conceitos que envolvem alunos com dificuldades de leitura. Foi utilizado como material metodológico para a sua construção, uma revista em livros e artigos que citam vários autores e seus conceitos sobre a temática em foco. Faz-se necessário que se busque mais propostas que possam superar e redefinir um novo caminho que leve a uma contribuição utilizando-se de termos como alfabetizar letrando, procurando diferenciá-lo  para que se obtenha sucesso na formação inicial dos alunos do ensino fundamental. Ressaltando que se faz necessário uma reflexão sobre a compreensão dos processos de alfabetização e letramento, buscando trabalhar juntos e acreditando que o letramento é um instrumento que pode contribuir para a diminuição dos vergonhosos índices de analfabetismo no Brasil.

PALAVRAS CHAVE: Importância, Alfabetização, Letramento.

ABSTRACT

It is known that at present, education has been facing great challenges related to illiteracy, compromising school performance. This article aimed to educate teachers and parents about concepts that involve students with reading difficulties. It was used as a methodological material for its construction, a magazine in books and articles that cite several authors and their concepts on the theme in focus. It is necessary to seek more proposals that can overcome and redefine a new path that leads to a contribution using terms such as alphabetizing literacy, trying to differentiate it to succeed in the initial training of elementary school students. Emphasizing that it is necessary to reflect on the understanding of literacy and literacy processes, seeking to work together and believing that literacy is an instrument that can contribute to the reduction of shameful illiteracy rates in Brazil.

KEYWORDS: Importance, Literacy, Literacy.

INTRODUÇÃO

Na atual realidade educacional, percebe-se que uma boa educação começa nas séries iniciais, onde o sujeito possa contar com uma alfabetização de qualidade. O que constatamos hoje na maioria das escolas brasileiras é uma grande defasagem nesse processo com resultados gritantes de insucesso e alunos saindo das séries iniciais prejudicados, onde mal conseguem ler e escrever e não dominam a compreensão de interpretação e produção textual, contribuindo para formação do analfabetismo funcional brasileiro. Muitos professores não estão capacitados para compreender as dificuldades trazidas pela criança ao compreender o sentido da leitura e escrita.

Para Ferreiro (1996) “O desenvolvimento da alfabetização ocorre, sem dúvida, em um ambiente social. Mas as práticas sociais assim como informações sociais não são recebidas passivamente pelas crianças”.

É partindo da necessidade de alfabetizar as inúmeras pessoas, que a necessidade de formação de docente surge para que se desenvolva dentro da atualidade uma atenção especial e soluções para um ensino de qualidade.

É preciso compreender que alfabetização e letramento são práticas distintas, porém indissociáveis, interdependentes e simultâneas.

No entanto a falta de compreensão destes termos gera grande confusão em seu uso teórico e prático, levando a perda das especificidades destas (Soares, 2003).

Nos últimos dez anos, a quase totalidade das redes de educação pública visam buscar desenvolver sob forma de reestruturação curricular ou de projeto de formação de professores a revisão de práticas tradicionais de alfabetização inicial e de ensino da língua portuguesa, onde a produção científica na área tornou possível repensar, sobre o ensino e a aprendizagem da língua escrita. Por meio desse resultado, houve uma compreensão de aspectos importantes do processo de aprendizagem da leitura e escrita.

CONCEITUANDO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Há uma diferença entre alfabetização e letramento entre alfabetizado e letrado.

“ Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentindo e façam parte da vida do aluno” (ALVES, 2005, online sem paginação).

O termo letramento é mais recente do que o termo alfabetização.

O processo letramento não se dá somente na escola, mas nos espaços frequentados, os objetos, os livros a que temos acesso, as pessoas com quem, convivemos são agentes de letramento.

Já o processo de alfabetização, é trabalhado de modo mais sistemático na escola. E lá que podemos compreender e ampliar nosso conhecimento sobre o mundo da escrita e não só sobre a escrita propriamente.

Neste ponto teremos alfabetização e letramento. A escrita se faz presente de diversas formas, cumprindo diversas funções.

Aprender a língua não é apenas aprender letras e palavras, mas intender os significados que expressam as diferentes de interpretações.

ALFABETIZAÇÃO

O termo Alfabetização segundo Soares (2007), etimologicamente, significa: levar à aquisição do alfabeto, ou seja, ensinar a ler e escrever. Assim a especificidade da Alfabetização é a aquisição do código alfabético e ortográfico, através do desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.

Durante algumas décadas a baixa qualidade da alfabetização era remetida ao ensino fundamentado na Pedagogia Tradicional. Atualmente as causas ligadas a essa baixa qualidade estão relacionados a compreensão equivocada de novas perspectivas teóricas e suas metodologias.

Para Emília Ferreiro (2001) a alfabetização caracteriza-se pela sucessão de etapas cognitivas que, sem a instrução direta vinda dos adultos, elaboradas pelas crianças em processo de construção do conhecimento a partir da interação com o meio social escolar.

LETRAMENTO

De acordo com Soares, 2003 a palavra letramento é de uso ainda recente e significa o processo de relação das pessoas com a cultura escrita. Assim não é correto dizer que uma pessoa é iletrada, pois todas as pessoas estão em contato com o mundo escrita.

Mas se reconhece que existem diferentes níveis de letramento, que podem variar conforme a realidade cultural.

A grande problemática da educação é que se chegou-se a conclusão de que nem sempre o ato de ler e escrever garante que o individuo  compreenda o que lê e escreve.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com