TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Educação Física Adaptada Para Alunos Com Deficiência Física

Por:   •  29/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.870 Palavras (12 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 12

UNIFACVEST

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

MARILEI CORSO STRATMANN

IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA

VIDEIRA

2022

MARILEI CORSO STRATMANN

IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Centro Universitário UNIFACVEST como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Licenciatura em Educação Física.

VIDEIRA

2022

IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA

        Marilei Corso Stratmann1

RESUMO

 O presente artigo tem como objetivo apresentar a Importância da Educação Física adaptada para alunos com deficiência física e apresentar uma possível solução, se baseando em pesquisas bibliográficas. Inicialmente é apresentado a introdução ao tema importância da educação física para alunos com deficiência física, seguido do desenvolvimento, que apresenta a importância da educação física no período escolar, a inclusão de alunos deficiêntes na escola, a importância das aulas de educação física para estes, e a inclusão na prática, na visão tanto dos alunos quanto dos professores, apresentando por fim a partir de todos esses aspectos as considerações finais.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Física. Deficiência física. Acessibilidade. Inclusão. Adaptada.

1 Acadêmico do Curso de Educação Física, do Centro Universitário UNIFACVEST.

1. INTRODUÇÃO

A Educação Física tem uma importância enorme durante todo o período de vida escolar de um ser humano e também vai muito além desse período restrito. Desde a Educação Infantil podemos pontuar o quanto a educação física pode auxiliar no desenvolvimento motor da criança, além de a estimular a descobrir seus limites e ultrapassar seus medos, conhecer e valorizar seu corpo (BASEI. 2008). Sendo o último citado um fator extremamente importante para os períodos escolares seguintes, onde o foco se torna a saúde do corpo e a importância de estarem sempre em movimento para que possuam uma vida longínqua com 100% de aproveitamento.

No mundo atual, cada vez mais se fala sobre acessibilidade em seus mais diversos aspectos e para todos os tipos de deficiência, e não seria diferente dentro do âmbito escolar, tornando a Educação Física um dos componente de maior importância diante dessas mudanças. A Educação Física adaptada não foge dos temas comuns, normalmente aplicados, como a prática de esportes por exemplo, se tornando também sobre técnicas e métodos para que o aluno deficiente possa ser incluído, desta forma se sentindo parte da aula, e de um todo quando observamos por uma perspectiva social. (JESUS; SOUZA. 2021).

Logo, alunos com deficiência física terão um melhor aproveitamento de seu período escolar, se sentindo incluídos e valorizados, algo que auxilia em fatores como a evasão escolar, um ponto preocupante quanto o assunto são alunos deficiêntes em âmbito escolar.

Estes estímulos para que se sintam incluídos e valorizados podem trazer um enriquecimento enorme para a vida tanto do professor quanto do aluno, o professor em saber que sua missão está sendo cumprida com maestria, e o aluno que consequentemente aprende o seu valor, em como possui todos os direitos como qualquer outra pessoa, o estimulando a lutar pelo o que é seu.

Segundo dados do censo escolar de 2020, existem em torno de 1,3 milhões de deficientes físicos em idade escolar, e tendo conhecimento sobre esse número é perceptível o quanto esse assunto precisa ser estudado, analisado e repassado entre educandos das mais diversas áreas. Assim, para que todos os pontos que tratamos anteriormente sejam devidamente atendidos, trazendo até mesmo uma melhor qualidade de vida a estes alunos que possuem deficiência física.

O objetivo geral do trabalho trata-se de definir a importância da educação física adaptada para alunos com deficiência física, apresentando dados que serão avaliados a partir de pesquisas bibliográficas acerca do tema que será apresentada no desenvolvimento, na seguinte ordem: A importância da Educação Física na escola, Os deficientes físicos em âmbito escolar, Os benefícios da Educação Física para alunos com deficiência física, Inclusão dos Alunos e Percepção dos Docentes, seguido das considerações finais do presente artigo.


2. DESENVOLVIMENTO

        Nesta seção será apresentada a pesquisa bibliográfica acerca do tema apresentado na Introdução, abrangendo todas as áreas necessárias para compreensão da importância da Educação Física adaptada para alunos com deficiência física.

2.1 A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA.

        A Educação Física é um dos componentes curriculares que fazem parte da proposta curricular escolar nacional, se tratando de uma disciplina que abrange fatores como estilo de vida saudável à prática de atividades físicas. Esta matéria está incluída desde o Ensino Infantil ao Ensino Médio, dessa forma acompanhando o aluno em todo seu desenvolvimento, incluindo as fases mais cruciais para a criação de hábitos que desenvolvem um bom desempenho da saúde, mas também um bom convívio social e áreas do conhecimento cognitivo e afetivo.

        A Educação Física surge como uma disciplina escolar durante o período do Brasil Império, porém só ganhou um regimento oficial durante os anos de 1880, onde se buscava valorizar um modelo de formação militar rígida, com valorização da saúde corporal e física. O início da prática esportiva durante as aulas aconteceu no período seguinte a Guerra Mundial, com o objetivo de alto rendimento com repetições mecanizadas de exercícios, mas como é possível observar no cenário atual da aplicação da Educação Física na escola, muito desse pensamento e dessas práticas evoluíram com o passar dos anos (SUMIHARA, 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (106.2 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com