TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Leitura Na Educação

Projeto de pesquisa: A Importância Da Leitura Na Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.681 Palavras (7 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 7

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a contribuição da leitura na formação do aluno. Busca-se analisar também o papel da leitura em seus diversos aspectos e possibilidades. Há ainda a necessidade, por parte da sociedade, um incentivo a leitura. Portanto a leitura é uma ferramenta essencial no processo de aprendizagem; buscando-se através de diversos textos, um apoio teórico para esta proposta.

Palavras-chave: Aluno. Incentivo. Leitura .

1 INTRODUÇÃO

O ato de ler nos proporciona a descoberta de um mundo novo e fascinante. Sua apresentação à criança deve ser feita desde a primeira infância, de um jeito com que a criança se sinta atraída pela leitura, e com o tempo adquirindo este hábito e o levando para a vida.

O hábito da leitura nos faz viajar para um lugar distante, ou até um mundo imaginário, nos transporta a inúmeros conhecimentos, basta termos interesse em conhecer esses novos conhecimentos que apenas com a leitura conseguimos adquirir.

Sem a leitura não conseguimos realizar quase nada, pois direta ou indiretamente precisamos dela para nos comunicar, um exemplo é a escrita, se não soubermos ler não conseguiremos escrever com clareza as coisas do nosso dia a dia.

A leitura não é só ir identificando as palavras, é saber o que está escrito, interpretar e compreender o que se está lendo. Por fim, são muitas as vantagens de quem pratica o hábito de ler, uma das vantagens é de poder mudar a educação, por isso ela foi e sempre será uma ferramenta fundamental para as nossas vidas.

Neste trabalho será abordado este tema essencial na vida de todo ser humano que é a leitura. Primeiramente estamos explicando o que é a leitura e após, estamos explicando como aconteceu sua evolução e o papel da escola neste processo tão importante que é o ato de ler.

2 A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO

2.1 CONCEITO DE LEITURA

O conceito da leitura está restrito a decifração da escrita. A atividade de leitura significa, interpretar e entender o que se está lendo. A leitura segundo o dicionário é: “o ato ou hábito de ler; o que se lê; maneira de compreender um texto, uma mensagem, um fato; o ato de decifrar qualquer notação ou o seu resultado” . (Dicionário Houaiss Conciso, 2011, p. 581)

Um cidadão pode ser considerado leitor quando começa a compreender o que está lendo. Ler é compreender o que está escrito.

De acordo com Freire (1989), “a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquela . A leitura é associada a forma de ver o mundo. É possível dizer que a leitura é um meio de conhecer.”

Ler é interpretar algo sob as influências de um determinado contexto. Esse processo leva a pessoa a compreender de um jeito particular a realidade. Por isso é indispensável ler, seja imagens, letras, sílabas, palavras, frases ou textos, tudo isso é o que faz um indivíduo criar o hábito pela leitura.

A escola tem um papel fundamental para garantir o contato com livros desde a primeira infância: Olhar as ilustrações e começar a descobrir as letras. É nessa fase que o professor deve apresentar diversos gêneros a turma

Ler e comentar sobre a leitura, as gravuras são muito importantes, para que possam desenvolver o gosto pela leitura. Conforme cita Renata: “Os livros são um ótimo caminho para ampliar o universo cultural dos pequenos porque permitem entrar em contato com situações desconhecidas.” (Revista Nova Escola – 2010, p.51)

2.2 A EVOLUÇÃO DO PROCESSO DA LEITURA

Durante muito tempo a leitura limitou-se entre os religiosos, a partir do século XII devido ao crescimento urbano e da economia, a igreja começou a perder poder. Desde então com a implantação das escolas a escrita teve um grande avanço, a população iniciou um processo de instrução oportunizando o conhecimento dando-lhes o direito da alfabetização. A alfabetização se tornou fundamental para a aquisição da leitura e da escrita, ambas são diferentes contudo, estão ligados uma na outra.

A leitura é muito importante para a aprendizagem, porque através dela podemos ampliar nosso vocabulário, adquirir novos conhecimentos, melhorar a interpretação e o raciocínio. O hábito à leitura deve ser incentivado desde criança, para que ela sinta o gosto e o prazer em ler, aguçando sua criatividade, imaginação, para então adquirir cultura e novos valores.

A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita, facilitando a alfabetização e ajudando em todas as disciplinas, incluindo o livro didático que é usado como suporte na aprendizagem. Afirma-se também que ler além de fixar a grafia correta das palavras ajuda a diminuir o estresse, estimula a memória, aumenta a concentração e o raciocínio.

Conforme define Carleti (2007), a leitura é o meio mais importante para a aquisição de saberes na formação de um cidadão crítico para atuar na sociedade. O ato de ler é uma forma exemplar de aprendizagem:

Durante o processo de armazenagem da leitura coloca-se em funcionamento um número infinito de células cerebrais. A combinação de unidade de pensamentos em sentenças e estruturas mais amplas de linguagem constitui, ao mesmo tempo, um processo cognitivo e um processo de linguagem. A contínua repetição desse processo resulta num treinamento cognitivo de qualidade especial. (CARLETI, 2007, p.2).

Além da compreensão da leitura, um indivíduo que tem o hábito de ler, chamado de leitor, adquire com o tempo maior fluência, capacidade intelectual, tem boa comunicação e torna-se um ser crítico, capaz de resolver problemas, encontrar estratégias, refletir sobre assuntos da sociedade com maior facilidade. Portanto, a reflexão sobre o ensino e o incentivo a leitura é indispensável atualmente.

Segundo Kriegl (2002) pontua que “ninguém se torna leitor por um ato de obediência, ninguém nasce gostando de ler. A influência dos adultos como referência é bastante importante na medida que são vistos lendo ou escrevendo.”

As crianças são grandes observadoras, aprendem grande parte das coisas observando um adulto na maioria das vezes os pais e os professores, então quando a criança vê um adulto lendo automaticamente isso chama a atenção dela e como instinto ela o copia, criando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com