TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Musicalização Na Educação Infantil

Por:   •  25/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 5

A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Alexandre Martins Pinheiro¹

Maria Jumara de Morais Guerreiro

Pábula Kaline Nascimento Oliveira

Sinthia Mendes Braga

Sueli Diniz de Oliveira

Letícia Maria Strey²

  1. INTRODUÇÃO

A construção deste trabalho de pesquisa que tem como tema “a importância da musicalização na educação infantil” cujo objetivo é mostra à música como um instrumento de aprendizado e suas contribuições nesse processo que vem ao longo da história desempenhando um papel importante no desenvolvimento humano.  Mostrando através de estudos que a musicalização usada na aprendizagem, torna as aulas dinâmicas, motivadoras, participativas e contextualizando com a realidade e principalmente na educação infantil que contribuir na coordenação motora, percepção visual, oralidade e a curiosidade. Elaboramos uma breve análise de como os educadores podem aplicar a música de forma lúdica no ensino dos anos iniciais. Esse estudo tem como base pesquisas feitas em artigos educacionais elaborados por estudantes da área educacional, mestres, pesquisadores.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

“A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio (SANTANA, 2016, p. 9).”

                        

A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, politicas etc. Faz parte da educação desde muito tempo, sendo que, na Grécia antiga, era considerada fundamental para a formação dos futuros cidadãos, ao lado da matemática e da filosofia. (SANTANA, 2016, p. 9)

        Conforme Santana (2016, p.10) “A música no contexto da educação infantil vem, ao longo de sua história, atendendo a vários objetivos os quais alheios às questões próprias dessa linguagem, tem sido em muitos casos, suporte para atender a vários propósitos.”

A importância da inserção musical na educação infantil também está fundamentada na própria Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (Lei no 9394/96) quando afirma que a finalidade da educação infantil está relacionada ao desenvolvimento integral da criança, ou seja, pensando nesses termos, a música assume um papel fundamental no processo de desenvolvimento infantil em seus vários aspectos. (SANTANA, 2016, p.11)

Segundo relata Silva (2013), O uso da musicalidade dentro da sala de aula tem sido muito importante, e traz para as crianças bons resultados no seu desenvolvimento, mas as instituições de ensino ainda deixam muito desejar, pois a maior parte delas não tem inserido a musicalidade em seu currículo escolar, preferem usar a rotina de tarefas de costume diário.

        “Na etapa de alfabetização a criança deve ser estimulada com a música. Através das canções infantis nas que as sílabas são rimadas, repetitivas, e acompanhadas de gestos que se fazem ao cantar.” (SILVA, 2013, p.22)

                

A educação musical é um fator motivador que leva os alunos a buscarem novas aprendizagens, em diferentes disciplinas, se for bem trabalhada, pois ela desenvolve: a socialização, o raciocínio, a atenção, a criatividade, a concentração, a alfabetização e a coordenação motora e outros dons e aptidões como explica (Snyders,1992 p.5)

Conforme Selent e Koscheck (2019) “Entender a música como um instrumento facilitador e motivador no processo de formação da criança na educação infantil. Quando elaborada para um trabalho educativo.”

Sendo o professor, um ser importante tanto no que se refere ao seu planejamento como a sua atuação efetiva na vivencia de sala de aula. Conforme a Lei nº 11.769, passa a ser então conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica no Brasil. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases de 1996 (LDBEN 9.394/96, título V, capítulo II, seção II, art. 29), a educação infantil constitui a “primeira etapa da Educação Básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”. (Selent e Koscheck, 2019)

              Selent e Koscheck (2019) Destacam que a música com certeza facilita no processo de ensino aprendizagem e contribui na construção de saberes, mas tem que ser incentivada desde os primeiros meses de vida da criança e sendo realizada com prazer, pode trazer benefícios naturalmente e positivamente.  O professor também tem um papel muito importante pois precisa auxiliar os pais nesse desafio pra que possam fazer uma reflexão mais crítica e respeitosa, sem preconceitos do uso da música nas atividades. Assim a música infantil oferece um lado lúdico que faz parte do processo de formação da criança e sendo valorizado, é de grande importância para a aprendizagem e a reflexão do meio em que vive.

               

3. METODOLOGIA

Este artigo foi idealizado através de pesquisas em sites especializados em artigos científicos.

O que é musicalização? A musicalização faz parte do início do nosso conhecimento em música Tendo o objetivo importante de despertar em nós o gosto pela música contribuindo pra nossa formação humana, ela traz pra nossa vida a socialização com outras pessoas através da brincadeira expressão cultural como a dança tem a finalidade de introduzir o ser humano no campo de compreensão musical através da música a criança desenvolve percepção auditiva, visual, tátil, a inteligência artística e a sensibilidade. O lúdico funciona como elemento motivador para o desenvolvimento da expressão musical em processo cujos os principais elementos são a imitação a percepção e a criação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (151.4 Kb)   docx (73 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com