TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância De Incluir Atividades Lúdicas Na Educação Para Um Melhor Desenvolvimento Da Criança.

Por:   •  16/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 2

A importância de incluir atividades lúdicas na educação para um melhor desenvolvimento da criança.

O professor da Educação Infantil tem uma função importantíssima na vida e no aprendizado da criança. Esse deverá cumprir uma função pedagógica e também sociopolítica, tendo o educar como a primeira etapa da educação infantil. A instituição deverá se preocupar com profissionais qualificados e com uma proposta pedagógica que assegure o desenvolvimento da criança.

As atividades lúdicas deverão ser inseridas no dia a dia da criança, as quais não estão ligadas apenas a sala de aula, ela é interdisciplinar, cabe ao professor organizar essa rotina pedagógica. Na função pedagógica, as propostas de ensino e desenvolvimento deverão buscar o cuidar, o educar e o brincar.

O professor deverá articular o que irá ensinar, o que irá contribuir para o desenvolvimento da criança e também para sua vida. Podendo trabalhar a arte, linguagem, música, dança, cuidados etc., cabe ao professor se atualizar e buscar novos meios para a interação da criança. Quando o professor participa da brincadeira, melhora a qualidade porque o adulto enxerga melhor, cria obstáculos e os ajuda a solucionar.

O professor deve preocupar-se com o cuidar, desde uma conversa em um banho demonstrando afeto, ao cuidado ao ensinar a criança a forma correta de higiene com as partes do corpo, mostrando segurança, desprendimento e coragem para aquelas que não se sentem seguras no banho, mesmo com os pais.

Logo, o brincar é uma ação cultural, as brincadeiras deverão ser inseridas na rotina da criança, oferecendo brincadeiras que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento da criança. Despertando sua imaginação, desenvolvimento motor, social e didático. Desta forma estimula a criança a pensar e interagir, propiciando um melhor desenvolvimento na educação infantil. Atividades que parecem ser simples, mas que fazem toda a diferença para o aprendizado.

Fonte:

https://www.youtube.com/watch?v=RiFXduOjRUI

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com