TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância De Trabalhar Com Crianças Autista Em Sala De Aula

Por:   •  15/9/2023  •  Artigo  •  2.023 Palavras (9 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE

         A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL”

              ESTIMULAR A CRIANÇA APRENDER BRINCANDO

                               

                       

                             

                                           

                                                 

                                 

                                       

                                           

                                                    Marituba – PA

                                                           2023

               

                  ELKA DE NAZARÉ LOPES DOS SANTOS: UL22207855

                  IDENILDE PEREIRA DA SILVA: UL 22207860

                  NELYANE DE BRITO RIBEIRO: UL 22204991

                  RAIMUNDA THAYNÁ MEIRELES BARROS:UL 22204642

                  WANESSA FERREIRA DE LIMA: UL22308536

 A IMPORTANCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL”

                    ESTIMULAR A CRIANÇA APRENDER BRINCANDO

Trabalho de ppap de Curso apresentado ao Curso de licenciatura plena em Pedagogia da Universidade UNIPLAN, sobre orientação do Prof°:.FRANCISCO MENEZES

                                       

                                               MARITUBA PA

                                                      2023

2 –SITUAÇÃO- PROBLEMA

        Nos dias atuais, os profissionais da educação vêm enfrentando um problema para estimular as crianças aprender brincando no ambiente escolar, devesse, portanto, uma compreensão por parte de seus responsáveis invés de da celular para entreter a criança, então porque não da jogos educativos para eles brincarem.        

      De acordo com (Ângela pyle,2018), considerando o número cada vez maior de crianças pequenas usuárias ativas de dispositivos tecnológicos, os pais são fortemente encorajados a controlar a quantidade de tempo que as crianças gastam com mídia digital.  

     Esses tipos de jogos que as crianças jogam nesses dispositivos de forma ideal, deve haver um equilíbrio entre a quantidade de jogos e brincadeiras digitais e as atividades lúdicas mais tradicionais, como brincadeiras de faz de conta ou atividades ao ar livre.

         Neste sentido, vimos que as crianças estão trazendo para a escola está problemática, pela motivação em que os pais ao invés de acalentar as crianças com brincadeiras e objetos educativos preferem dar um aparelho digital ao invés das brincadeiras tradicionais, porém os professores vêm enfrentando, obstáculos para   lidar com desapegos desses dispositivos tecnológicos e inserir de forma ideal as atividades lúdicas.

      A aprendizagem por meio de jogos e brincadeiras é, essencialmente, aprender enquanto se brincar. Embora a definição exata de brincar continue a ser um tema de debate no que se refere a pesquisas, incluindo quais as atividades poderiam ser consideradas, a aprendizagem por meios de jogos e brincadeiras divergente do conceito amplo de brincar. (Ângela pyle2018).

   Desta maneira, as brincadeiras devem acompanhar a criança da educação infantil, pois nesse período da vida são relevantes todos os aspectos de sua formação, como um ser biopsicossocial-cultural dás os passos definitivos para uma futura escolarização e sociabilidade adequadas como membro do grupo social que pertence. Desta forma, abordar este tema é de extrema importância para a educação infantil e consequentemente para minha prática profissional. (Silvestre/2012).

3- JUSTIFICATIVA.

    Este projeto visa mostrar a importância do brincar no desenvolvimento e na aprendizagem da criança inserida na educação infantil, desta maneira iremos buscar diversos estudos acadêmicos (como livros, pesquisar na internet etc.) que prescrever a brincadeira na escola como lúdicas um caminho para desenvolvimento da criança incluída na educação infantil.

     Neste sentido, essas brincadeiras por meio de jogos têm como objetivo dois tipos de aprendizagem, a primeira será motivada pela criança a segunda pelo professor através de orientações que terá um objetivo específico. Ainda que sejam um direito aceitável, sobretudo no início e formato mais naturais de explorar aprendizagem.

    No decorrer, das habilidades desenvolvidas através dos jogos e brincadeiras as crianças aprender de formas prazerosas no espaço escolar. Entretanto, observamos que criança pequenas, estão tendo menos oportunidades de brincar, tanto em casa como na escola, porém seus responsáveis para distrair, dão um aparelho digital, invés de incentiva criança, brincar por meio de jogos que desperta a motivação e a vontade da criança aprende.

     Enquanto isso, temos que pensar numa estratégia para desenvolver o lúdico no processo aprendizagem e no ensino, buscando desenvolver um conhecimento para atribuir as teorias psicológicas mais essenciais, que abrangem tema. O brincar é uma ponte intermediaria bastante estruturada no desempenho do ensino- aprendizagem qualificado.

     O estudo justifica-se relevante, pois abordara as práticas das brincadeiras, através de jogos e métodos de alguns filósofos da pedagogia, sobretudo, esses métodos contribuíram e facilitaram no processo da aprendizagem da criança inserida na educação infantil.

          A escolha desse tema, foi devido, os desafios encontrados pelos discente, do que apresenta em uma escola para educação infantil, então em uma roda de conversa, chegaram à conclusão de que a brincadeira na educação infantil, envolve a ludicidade ajudando no desenvolvimento e na aprendizagem dos alunos.

       Quais foram os métodos, para alcançar um resultado na educação infantil

As brincadeiras com materiais reciclados, como jogos educacionais e ensinar os números através das ilustrações feitas cartazes, leitura do leite, brincadeira de roda, contação de história etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (200.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com