TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DA EDUCAÇÃO INFANTIL AOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  29/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.267 Palavras (22 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 22

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DA EDUCAÇÃO INFANTIL AOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ALUNA

Prof. Orientador: Liliani Felix Masseli

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (PED 1107) – Projeto de Ensino

01/12/2017

RESUMO

O presente trabalho de graduação tem o objetivo de analisar o processo de alfabetização e letramento, começando no ensino infantil e dando continuidade nos anos iniciais do ensino fundamental, sempre dando importância ao desenvolvimento da leitura e escrita e aprimorando as formas de aprendizado que facilita que a criança aprenda a ler e escrever de uma forma dinâmica e adequada. É muito importante o professor dar valor ao conhecimento sistematizados que o aluno traz consigo mesmo e construídos pela humanidade. A família, a escola e o professor devem trabalhar no ensino de alfabetizar e a escrever do aluno juntos, mais usando instrumentos adequados e que ajudam no aprendizado do aluno. O acompanhamento da família e o estimulo ao aluno é essencial para seu aprendizado, o aluno que se senti estimulado ele desenvolve muito mais rápido sua leitura e escrita e vai ter muito prazer em se esforça para ter um crescimento muito mais gratificante. Deve ressaltar que não tem como apropriar a leitura da escrita desconsiderando o letramento, por isso precisa de um processo de ensino. Deve sempre antes de começar uma alfabetização mostrar as letras, a relação que tem com os sons, as palavras e as frases. É preciso trabalhar com textos reais que estimule a leitura e a escrita de diversos gêneros, para que o aluno aprenda a diferencia-los e perceber a funcionalidade de cada forma textual, ou seja, sua importância e para que servem. Assim, percebe-se que alfabetizar e letrar são duas tarefas a serem desenvolvidas ao mesmo tempo nas classes de alfabetização.

Palavra Chave: Alfabetização; Letramento; Educação.

  1. INTRODUÇÃO

A inclusão da criança no mundo da escrita do conhecimento das letras acontece muito antes de ela frequentar o ambiente escolar. Pois seu desenvolvimento se faz numa sociedade centrada e que da importância na escrita e leitura, ou seja, a capacidade da criança aprender inicia-se na infância e amplia-se à medida que sua inclusão na cultura se desenvolve, consegue diferenciar dois conceitos: Alfabetização: aprendizado do alfabeto, domínio e apreensão da forma escrita, utilizada em duas funções que se inter-relacionam; Letramento: relaciona-se diretamente ao ato de ler e escrever, ampliando-se a medida que se faz uso dessas funções na vida social, utilizando-os num processo mais amplo do que a decodificação( interpretação de algo) de palavras, ou o registro delas.

Com a chegada da era digital a educação vem enfrentando muitos desafios para a alfabetização, por isso o índice de alfabetismo esta em um nível muito elevado em todos os lugares. É ai que entra o letramento como uma proposta de superar os vários fracassos, usando os termos como alfabetizar – letrando, apontados como o caminho para superação dos problemas enfrentados nesta etapa de escolarização. Diante de tudo que foi há alguns educadores que ainda só alfabetizam através dos sistemas de codificar e decodificar os símbolos gráficos. Mas existem aqueles educadores que alfabetizam letrando, sempre tendo em vista os aspectos sociais, culturais, cognitivos e reais para o desenvolvimento das práticas culturais dos alunos.

Ao longo da história, a alfabetização e letramento tem sido objeto de muitos estudos. Os profissionais com o auxilio e assistência das escolas, tem sempre buscando melhoria, compreensão no processo de aprendizado e também aprimorar a matérias para que possam proporcionar aos seus alunos uma melhor qualidade de entendimento no aprendizado, ou seja, desenvolvimento métodos e procedimentos para a prevenção e correção de distúrbios apresentando pelos alunos durante o processo de ensino/aprendizagem, e assim contribuir para a formação de cidadãos com múltiplas habilidades.

Neste trabalho irá ser apresentando aspectos sobre o processo de construção da alfabetização e o letramento. Irão ser abordados sobre seus conceitos, suas leis, seus métodos e seu papel na vida do aluno no processo de ensino aprendizagem.

  1. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

A alfabetização é um campo aberto, no qual o conflito entre teorias é fundamental para o processo do conhecimento.  Mais deve se considerar a compreensão sobre as visões de mundo, de homem e de sociedade que as sustentam para o professor possa decidir de um modo mais crítico e consciente, sobre os quais, os ajudarão a concretizar os fins de uma educação da cidadania de nossos aprendizes. Com o passar dos tempos a palavra letramento como uma proposta para superar tais fracassos, usando o termo como alfabetizar e letrar alfabetizando, sendo assim é destacada como uma superação dos problemas enfrentados nesta etapa de escolarização.

No inicio da escolarização, uma pesquisa que foi feita, revela que até os anos 80, o objetivo maior era a alfabetização, ou seja, enfatizava-se fundamentalmente a aprendizagem do sistema convencional da escrita. Em torno desse objetivo principal, métodos de alfabetização alteram-se em um movimento pendular: ora a opção pelo principio da síntese, segundo o qual alfabetização deve partir das unidades maiores _ a palavra, a frase, o texto (método fônico, método silábico); ora a opção pelo principio da analise segundo o qual a palavra, a frase, o texto – em direção as unidades menores (método da palavração, da sentenciarão, global).Mesmo tantas opções para facilitar a alfabetização e letramento, a meta sempre foi a aprendizagem do sistema alfabético e ortográfico da escrita; embora se possa identificar na segunda opção uma preocupação também com o sentido veiculado pelo código. Seja no nível do texto (global, seja no nível da palavra, ou da sentença da palavração, sentenciarão) os textos foram postos a serviço da aprendizagem do sistema de escrita. Visto que, palavras são intencionalmente selecionados para servir a sua decomposição em sílabas e fonemas.

A epistemologia genética de Piaget é uma teoria construtivista de caráter interativo, entendendo o pensamento e a inteligência como processos cognitivos que tem sua base em um organismo? Biológico. É a partir da herança genética que o individuo constrói sua própria evolução da inteligência paralela com a maturidade e o crescimento biológico da pessoa que, através da interação com o meio desenvolve também suas capacidades básicas para a subsistência: a adaptação e a organização. (PIAGET 2010; 20(2): p. 361-366)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)   pdf (218.4 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com