TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  17/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.641 Palavras (23 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA[pic 3]

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA – CEAD

POLO JULIO DE CASTILHO

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

CAMPO GRANDE – MS

JUNHO

2016

[pic 4]

Dedicamos este trabalho a Deus em primeiro lugar, por ter nos iluminado em todos os momentos, aos nossos familiares pelo apoio que sempre nos deram.

AGRADECIMENTOS[pic 5]

     Primeiramente a Deus, por ter nos dado dons e tudo mais o suficiente para que pudéssemos chegar a este estágio. Sabemos que “tudo podemos naquele que nos fortalece”.

      Aos nossos familiares, a quem devemos parte do que temos e do que somos, agradecemos a dedicação e amor recebidos sempre.

     Aos professores, pela oportunidade, orientação, incentivo e apoio.

     Enfim, aos amigos, colegas e a todos aqueles que colaboram direta ou indiretamente para que este trabalho acontecesse.

    Àqueles que acreditaram em nós, muito obrigada!

RESUMO[pic 6][pic 7]

Este trabalho tem como objeto compreender e informar como estão sendo aplicadas e desenvolvidas as práticas pedagógicas nas séries iniciais. Para a realização de nosso estudo, buscamos embasamento em alguns autores estudiosos de questões relacionadas à alfabetização e ao campo educacional em geral, como Carvalho (2009), Soares (1998), Macedo (2002) entre outros estudiosos. O trabalho tem como proposta não só a construção de conceitos, como também procura expor as contribuições que a junção desses dois processos (alfabetização e letramento) trazem para a educação. Acreditamos que o letramento constitui-se em um instrumento para melhores resultados na formação das crianças que saem das séries iniciais do ensino fundamental. Nosso objetivo é refletir criticamente, conhecer como acontece a alfabetização e letramento e no que isto refletirá no alargamento da aprendizagem dos educandos, e futuramente para contribuições de quais formas deve se suceder a prática da alfabetização.

Palavras-chave: Alfabetização, Aprendizagem, Letramento, Práticas pedagógicas.

ABSTRACT[pic 8]

This work has the purpose to understand and report how they are being applied and developed pedagogical practices in the early grades. For the realization of our study, we sought grounding in some scholar’s authors of issues related to literacy and educational field in general as Carvalho (2009), Soares (1998), Macedo (2002) and other scholars. The paper aims not only the construction of concepts, but also seeks to expose the contributions that the combination of these two processes (literacy and literacy) brings to education. We believe that literacy constitutes an instrument for better results in the formation of children who leave the early grades of elementary school. Our goal is to reflect critically, know as happens literacy and literacy and this reflected in the extension of students' learning, and future contributions to the forms which should succeed the practice of literacy.

Keywords: Literacy, Learning, Teaching Practices.

SUMÁRIO[pic 9]

1  INTRODUÇÃO......................................................................................................07

2 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL........................................................................................................09

2.1 CONTEXTOS HISTÓRICOS ..............................................................................09

2.2 IDENTIFICANDO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO......................................12

3   EXPERIÊNCIAS IMORTANTES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO .........16

3.1 IMPORTÂNCIAS DA COMPREENSÃO DE TEXTOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL .........................................................................................16

3.2 CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA....................................................................................................................17

4 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS..................................................................................19

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................21

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................23

1 INTRODUÇÃO

A temática a ser abordada neste trabalho visa coletar informações, trazer suporte teórico e lançar um olhar criterioso a respeito das metodologias que estão sendo usadas para alfabetização e letramento. Nosso interesse por este tema começou através da necessidade de se analisar como ocorre a alfabetização e o incentivo à leitura nas séries iniciais do ensino fundamental

Segundo Brandão (2003) a educação teve que enfrentar o desafio de incorporar extensivamente o conhecimento acumulado pela herança universal, sem perder a densidade do processo de construção do conhecimento em cada indivíduo singular. Logo, podemos perceber que a alfabetização recebeu influencia durante os anos até a criação do novo termo letramento, que segundo Soares (1998) alfabetizar e letrar são duas ações distintas, porém pode-se alfabetizar letrando, ou seja, embasado no contexto social em que atual.

Diante disso, elaboramos uma pesquisa que busca analisar como ocorre a alfabetização e o incentivo à leitura nas séries iniciais do ensino fundamental.

O objetivo geral do mesmo é analisar as dificuldades de aprendizagem de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. Quando a criança não aprende a ler causa preocupações para todas as pessoas envolvidas no processo educativo. O fato de a leitura e o letramento assumir tão grande destaque no processo da aprendizagem se explica pela necessidade da mesma para a interpretação dos fatos e situações que envolvem o aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39 Kb)   pdf (317.4 Kb)   docx (391.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com