TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Educação Infantil

Por:   •  7/3/2023  •  Artigo  •  3.995 Palavras (16 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2]

UNIÃO BRASILEIRA DE FACULDADES – UNIBF

EDUCAÇÃO INFANTIL, ANOS INICIAIS E PSICOPEDAGOGIA

CÁTIA REGINA DE CASTRO SANTOS

A IMPORTANCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇAO INFANTIL DA ESCOLA JOSE DAMIAO - PEDRA FURADA, MUNICÍPIO DE CORRENTE-PI.

CORRENTE-PI, NOVEMBRO,2022

CÁTIA REGINA DE CASTRO SANTOS

A IMPORTANCIA DO BRINCAR NA EDUCACÃO INFANTIL DA ESCOLA JOSE DAMIAO - PEDRA FURADA, MUNICÍPIO DE CORRENTE-PI.

Trabalho de Conclusão do Curso, apresentado

para obtenção de certificado no Curso de Especialização – Latu Sensu em XXXXX da União Brasileira de Faculdades, UNIBF.

CORRENTE-PI,NOVEMBRO,2022

RESUMO

 Esta pesquisa tem como temática a importância das brincadeiras na Educação Infantil, ressaltando a realidade pedagógica de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Corrente-PI. É possível dizer que as brincadeiras são ferramentas pedagógicas que os professores podem utilizar em sala de aula como técnicas metodológicas na aprendizagem, visto que, através das brincadeiras os alunos poderão aprender de forma mais prazerosa, concreta e, consequentemente, mais significativa, culminando em uma educação de qualidade. Desse modo, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo com o uso de questionário de 04 (quatro) questões, realizado com 3 professores da educação infantil O objetivo geral é avaliar a importância do uso das brincadeiras na educação infantil. sendo os objetivos específicos: avaliar os professores que atuam nas três turmas pesquisadas  a concepção acerca do uso das brincadeiras em sala de aula, verificar em que medida as brincadeiras, e brinquedos são inseridos no cotidiano das turmas pesquisadas e estimular o do  uso  brincar em sala de aula... Diante de todas as informações contidas nesse estudo pode-se concluir que é importante o uso de brincadeiras na sala de aula, podem ser consideradas como sendo atividades sociais privilegiadas de interação específica e fundamental que garantem a interação e construção do conhecimento da realidade vivenciada pelas crianças e de constituição do sujeito-criança como sujeito produtor da história. Entretanto, cabe mencionar que identificamos contradições entre o pensamento do professor (teoria) e as ações vivenciadas no decorrer de sua prática pedagógica, deixando as brincadeiras de fora do processo de ensino-aprendizagem, usando-os apenas em alguns momentos e de maneira limitada.

Palavras-chave: Brincadeiras. Aprendizagem. Educação Infantil.

  1. INTRODUÇÃO

 A Pesquisa está voltada para a importância das brincadeiras na Escola José Damião, localizada na zona rural, município de Corrente-PI. O jeito de lidar, organizar, propor, respeitar e valorizar as brincadeiras das crianças demonstra, através da historia da infância, o entendimento que se tem das crianças.  Através do brincar ela experimenta, regula, constrói normas para si e para o outro.

É possível dizer que as brincadeiras são ferramentas pedagógicas que os professores podem utilizar em sala de aula como técnicas metodológicas na aprendizagem, visto que através das brincadeiras os alunos poderão aprender de forma mais prazerosa, concreta e, consequentemente, mais significativa, culminando em uma educação de qualidade.

A escolha da temática se deu em virtude de uma experiência vivenciada no decorrer da realização de um Estágio Supervisionado em Educação Infantil, onde pude constatar a pouca utilização das brincadeiras. Por isso, pesquisar sobre este tema é importante para mostrar que as brincadeiras é um método que contribui para que a criança se desenvolva, pois, é através do brincar que a criança descobre, inventa, ensina regras, experimenta, relaxa e desenvolve habilidades.

Entretanto, o problema que gerou esse estudo foi justamente a pouca utilização das brincadeiras na sala de aula, pela maioria dos professores, desenvolvendo situações e práticas pedagógicas tradicionais e sem dinamismo.

O objetivo geral é avaliar a importância do uso das brincadeiras na educação infantil. sendo os objetivos específicos: avaliar os professores que atuam nas três turmas pesquisadas  a concepção acerca do uso das brincadeiras em sala de aula, verificar em que medida as brincadeiras, e brinquedos são inseridos no cotidiano das turmas pesquisadas e estimular o do  uso  brincar em sala de aula.

 Nessa pesquisa busco demostrar que o ato de brincar é de grande valor na construção do conhecimento, no desenvolvimento infantil. O brincar proporciona a troca de ponto de vista diferente, o brincar infantil não pode ser considerado apenas brincadeiras superficiais sem valor, pois no verdadeiro e profundo brincar, acordam, despertam e vivem forças de fantasias que por sua vez chegam a ter uma ação direta sobre a formação e sobre a estruturação da criança.

O brincar intensifica a percepção infantil que por sua vez direciona seu pensar de maneira equilibrada, favorecendo aprendizagem ao longo do seu crescimento. Ao desenvolver suas potencialidades, a criança aprende a interagir, vencendo suas dificuldades tomando decisões nas situações conflituosas. Por exemplo, o brinquedo se torna desafio que estimula novas descobertas.

 O brincar é uma experiência fundamental para qualquer idade, que brincam para viver, interagem com o real, descobrem o mundo que as envolvem organizam-se, socializam e aprende de modo mais prazeroso.

  O brinquedo possibilita o desenvolvimento total da criança, já que ela se envolve afetivamente no seu convívio social. A brincadeira faz parte do mundo da criança. É nesse momento que ela experimenta, organiza-se, regula-se, constrói normas para si e para o grupo.

 Desse modo, o brincar é uma das formas de linguagem que a criança usa para entender e interagir consigo mesma e com os outros e o próprio mundo. Desse modo, o brincar é de fundamental importância para o desenvolvimento e competências e habilidades infantis.

1.1 A IMPORTANCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica no Brasil. É a fase em que as crianças estão em creches e pré-escolas na busca de uma ação integrada, incorporando as atividades educativas, os cuidados que elas necessitam e suas brincadeiras.

Segundo a LDB número 9.394/96 (p. 302; art. 208, inciso IV) “O dever do Estado com a Educação será efetivado mediante a garantia de (...) atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade”.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (291 Kb)   docx (4.5 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com