TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Família na Educação Infantil

Por:   •  23/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Lavras

Curso: Pedagogia

Disciplina: Fundamentos da Educação Infantil

Professor/a formador/a: Ellen Maira de Alcântara Laudares

Professor/a tutor/a: Keila Patrícia do Nascimento Oliveira

A relação escola-família na educação

                                                                                                         Ana Estela Ramos dos Santos

 Entrevista com a professora do Pré-II “tia Edna”, do colégio Nesfa

Quais os canais de comunicação entre família e escola? Como funcionam esses canais? As formas de comunicação adotadas são eficientes?

Nós professores nos comunicamos com a família através da agenda, e também tenho contato com os pais diariamente na entrada e saída, momentos esses em que os pais tem a oportunidade de contar coisas importantes que aconteceu em suas casas e que são importantes para o dia a dia da criança aqui na escola, como por exemplo: se teve febre, tosses, dores, etc. No horário da saída, também sempre perguntam sobre o comportamento e desempenho do filho durante o dia na escola, numa troca constante de informações, sendo assim são eficientes.

A escola pretende adotar ou você sugere que a escola adote outros canais de comunicação? Porque?

Só a agenda e o contado diário com os pais são suficientes.

Da perspectiva da família, qual a importância da parceria família e escola?

A parceria da família e escola é fundamental para o bom desenvolvimento das crianças. Nessa parceria há importantes informações que os pais compartilham com nós, informações importantes para o desempenho no dia a dia da criança aqui na escola. A mesma coisa a escola, que também está sempre compartilhando informações que fazem toda diferença no final de um dia aqui.

Da perspectiva da escola, qual a importância da parceria família e escola?

Assim como na pergunta anterior, a escola é fundamental para o desenvolvimento e aprendizado da criança. Quando os pais participam da educação de seus filhos, eles valorizam cada descoberta e aprendizado e também dão continuidade em sua casa a todas as experiências que acontecem no período em que as crianças estão na escola, sendo assim é uma parceria de sucesso.

Como a parceria ou relação família e escola é contemplada no Projeto Político Pedagógico da escola?

Além da comunicação diária, temos reuniões regularmente, no qual colocamos a família a par do projeto pedagógico, e eles também tem toda liberdade de opinar sobre as propostas educacionais.

Reflexão....

Pelo que eu pude compreender, do ponto de vista da professora, a relação entre família e escola desempenha um papel decisivo na educação das crianças. Para que a educação dada em casa, pela família e a educação oferecida na escola aconteça de forma satisfatória deve haver uma integração entre ambos para que possam se complementar mutuamente. A família é a principal base na formação e no desenvolvimento da criança, desde o nascimento, começam a introduzir a educação básica par viver no meio social, como por exemplo: as boas maneiras...por favor, obrigada/o, com licença, pedir desculpas, dividir, respeitar os pais e os mais velhos, ou seja, a se comportar corretamente em sociedade. A escola por sua vez, irá complementar dando continuidade a esse processo educativo, que advêm da família incorporando na formação acadêmica, imprescindível para o desenvolvimento intelectual...caminhando lado a lado com a família, ajudando e fortalecendo a formação de valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (117.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com