TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da leitura

Por:   •  24/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 4

A Importância da Leitura

Em diversos momento e situações, de modo diferente e em torno de problemáticas muito variadas, a leitura estar presente em nossa vida, lemos por que precisamos de informação ou apenas por diversão, a leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto e neste processo tenta-se satisfazer os objetivos que guiam sua leitura, pois lemos para algo, para alcançar alguma finalidade; momento de lazer, procurar informações, seguir uma pauta ou instruções, informa-se sobre um fato, confirmar ou refutar um conhecimento prévio, realizar um trabalho, etc. A maior parte dos conhecimentos humanos é obtida por intermédio da leitura, por isso é preciso ler muito, continuadamente e com regularidade. Para Freire (1989:11-12), a “leitura de mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele”, uma vez que ela seria a ponte para o progresso educacional eficiente, proporcionando a formação integral do indivíduo, além de que a escola deve dever trabalhar habilidades como a de ouvir e se fazer ouvir. O trabalho com a leitura tem como finalidade a formação de leitores competentes e, consequentemente, a formação de escritores. A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, não se trata de extrair informações escritas, decodificando letras e palavras, a leitura fluente envolve uma série de outras estratégias como seleção, antecipação, inferência e verificação. A leitura do mundo precede a leitura do texto, parafraseando Freire (1983, p. 22), é lendo que adquirimos novos conhecimentos, desafiamos nossa imaginação e descobrimos o prazer de pensar e sonhar. O aluno com dificuldade em leitura perde a oportunidade de entender a riqueza de aprender e compreender o funcionamento e as características da vida.

   A importância da escrita

   O ato de escrever é um processo de construção e reconstrução de sentido em relação ao que se quer dizer. O ato de escrever é de suma importância na sociedade, pois através da escrita é que recebemos informações de tudo. É a forma mais antigas de comunicação entre os homens, e os acontecimentos que ocorrem no mundo. Mesmo com o avanço tecnológico, podemos ver que essa prática é fundamental, por mais globalizado que esteja o mundo, a escrita continua a fazer parte do nosso dia a dia. Para aprender a escrever é necessário ter acesso à diversidade de textos escritos e o tratamento que se dá a escrita na escola não pode inibir ou afastá-lo, é preciso aproximá-los ao mundo da escrita por meio da alfabetização, uma vez que o objetivo é formar cidadãos capazes de utilizar a escrita com eficácia, para produzir textos adequados. Para tanto é preciso que, logo que chegue a escola, seja solicitado a produzir seus próprios textos, mesmo que não saiba grafá-los ou que não o faça convencionalmente. Formar escritores competentes supõe, portanto, uma prática continuada de produção de textos na sala de aula.

 Isabel Solé (1998):

"Na escola, não se aprende só a ler, mas também maneiras de ser leitor". A espanhola Isabel Solé dedicasse há anos à pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem da leitura, os processos envolvidos na compreensão leitora e sua vinculação com a aprendizagem.

O processo de leitura deve garantir que o leitor compreenda o texto e que pode ir construindo uma ideia sobre seu conteúdo, extraindo dele  o que lhe interessa, em função dos seus objetivos. Isto só pode ser feito mediante uma leitura individual, precisa, que permita o avanço e o retrocesso, que permita parar, pensar, recapitular, relacionar a informação com o conhecimento prévio, formular perguntas, decidir o que é importante e o que é secundário. (ISABEL SOLÉ, 1998, P.32).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (108.4 Kb)   docx (877.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com