TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da ética e da moral na educação infantil

Por:   •  10/5/2015  •  Monografia  •  6.193 Palavras (25 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
            CURSO SUPERIOR DE FORMAÇÃO PEDAGOGICA

A Importância da ética e da moral na educação infantil

SÃO PAULO
2014

                               UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
                 CURSO SUPERIOR DE FORMAÇÃO PEDAGOGICA          

           

  A Importância da ética e da moral na educação infantil        

             

                                     

SÃO PAULO
2014

Conteúdo

INTRODUÇÃO        

TEMA        

JUSTIFICATIVA        

RELEVÂNCIA        

PROBLEMAS DE PESQUISA        

OBJETIVO        

HIPÓTESES        

METODOLOGIA        

CAPITULO I        

  1.1  Definição de moral e ética        

  1.2  A ética, a moral, e os PCNs e o RCNEI        

REFERÊNCIAS        


INTRODUÇÃO

Trabalhar valores éticos e morais na Educação Infantil é, sem duvidas de suma importância, umas vez que a infância é o alicerce da vida e o adulto é produto daquilo que vivencia e aprende, também, nos seus primeiros anos de escola.

Os profissionais de educação infantil devem uma formação integral de seus alunos, não somente com o desenvolvimento cognitivo e intelectual, pois é na faixa etária que vai dos 3 aos 6 anos que as crianças começam a construir sua identidade. Então é fundamental a abordagem de assuntos relacionados aos valores humanos, para a construção de indivíduos mais humanos e consequentemente uma sociedade mais justa.

Acreditamos que para desenvolver o valor moral nas crianças a capacitação dos professores da Educação Infantil deve ocorrer da mesma forma que ocorre com as crianças, experimentando através das experiências lúdicas e aprendendo com as mesmas, desta forma poderemos incorporar novos conceitos e facilitar o processo da intencionalidade.

Desenvolvendo a capacidade de reflexão do individuo. Contribuindo para a formação do cidadão critico, contestante e atuante em sociedade.

Tendo como fundamento viabilizar a reflexão do professor em sua pratica pedagógica. E na estruturação da identidade moral cívica do educando, promovendo sua autonomia de princípios.

Observamos um cenário muito desagradável nas escolas, onde os valores humanos estão cada vez mais ignorados e mesmo que  algumas escolas adotam e empreguem esses valores de uma forma geral como base de seu ensino ainda assim os mantém inerte.

Tendo em vista que o desenvolvimento comportamental tem inicio na infância, por isso, faz-se necessário um trabalho docente que enfatize a construção de valores morais e éticos nas fases inicias da educação.

A finalidade desse trabalho é apresentar a importância da ênfase aos valores morais e éticos a partir da educação infantil.

Verificar as diferentes formas e possibilidades que o profissional da educação pode utilizar em sua atuação.

Analisar a reflexão do professor em sua pratica pedagógica, que colabore para a formação da criança como cidadão.

PROBLEMAS DE PESQUISA

-Por que enfatizar os valores morais e éticos a partir da educação Infantil?

-Como se deve trabalhar esse assunto na educação infantil, onde um dos principais problemas da escola atualmente está em como lidar com os conflitos sócio-morais provindos desta realidade?

-De que forma a educação moral pode contribuir na formação do cidadão?


METODOLOGIA

CRONOGRAMA

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

Projeto

   X

Capitulo 1

 

   X

Capitulo 2

   

Entrevista

   

Capitulo 3

Considerações finais

Apresentação

    X

Entrega

       X

A metodologia utilizada, neste trabalho foi desenvolvido de forma teórica, baseado no procedimento de cunho teórico-filosófico de revisão bibliográfica realizada por meio de livros, e pesquisa de campo.

        


CAPITULO I

  1. Definição de moral e ética

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000): Moral e ética, às vezes são palavras empregadas como sinônimos: conjuntos de princípios ou padrões de conduta. Ética pode também significar Filosofia da Moral, portanto, um pensamento reflexivo sobre os valores e as normas que regem as condutas humanas. Em outro sentido, ética pode referir-se a um conjunto de princípios e normas que um grupo estabelece para seu exercício profissional (por exemplo, os códigos de ética dos médicos, dos advogados, dos psicólogos, etc.). Em outro sentido, ainda, pode referir-se a uma distinção entre princípios que dão rumo ao pensar sem, de antemão, prescrever formas precisas de conduta (ética) e regras precisas e fechadas (moral). Finalmente, deve-se chamar a atenção para o fato de a palavra “moral” ter, para muitos, adquirido sentido pejorativo, associado a “moralismo”. Assim, muitos preferem associar à palavra ética aos valores e regras que prezam, querendo assim marcar diferenças com os moralistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40 Kb)   pdf (252.2 Kb)   docx (33 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com