TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O AVANÇO DA TECNOLOGIA NA SOCIEDADE ATUAL E O SEU IMPACTO NAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Por:   •  10/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.834 Palavras (8 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 8

O AVANÇO DA TECNOLOGIA NA SOCIEDADE ATUAL E O SEU IMPACTO NAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

The advancement of technology in today's society and its impact on children and adolescents

RESUMO

A popularização da internet veio com diversas melhorias, que por sua vez abrange a melhoria dos serviços e velocidade de conexão, o preço por sua também tem se tornado atrativo. A facilidade de conexão ocasiona diversas situação podendo ser elas boas ou não. Os benefícios do uso das tecnologias vem especialmente da internet, entretanto as mesma vem acompanhado de prejuízos tanto para a saúde física quanto para a psíquica, para questões de relacionamento familiar e de segurança do usuário, principalmente em se tratar de crianças e adolescente, porque quando se aventuram no ambiente virtual muitas vezes não são orientados pelos pais ou responsáveis de modo que riscos e prejuízos podem ser produzidos. As crianças e adolescentes tem como prioridade absoluta de proteção, prejuízos são agravados, sem precedentes, para o desenvolvimento saudável da criança e do adolescente que usam a internet de forma desmedida em tempo, conteúdo e forma de acesso. Quando este uso ocorre de maneira desordenada várias são as consequências, entretanto tudo isto ocorre em detrimento a atividades como brincadeiras ao ar livre e práticas que por sua vez efetivam a interação e o conteúdo educativo. Esta comunicação tem como por objetivo apresentar a analise teórica dos seguintes textos: Crianças e Internet, riscos e oportunidades. Um desafio para a agenda de pesquisa nacional, Os jovens e a internet: representações, usos e apropriações e Mapeando o uso da internet em jovens internautas, e através do mesmo analisar dados sobre a influência da internet na vida de crianças e adolescentes os benefícios e os malefícios.

Palavras-chave: Avanço da Tecnologia; Crianças e Adolescentes; Impacto.

INTRODUÇÃO

Muito se discute sobre os benefícios ou malefícios às crianças e adolescentes decorrentes do uso da Internet. “As crianças que têm acesso a computadores em casa estão usando-os para jogar, surfar nos sites de entretenimento na internet, trocar mensagens instantâneas, participar de redes sociais, baixar e editar vídeos e músicas. Além de tarefas funcionais, como dever de casa, muito poucas estão usando a tecnologia para algo que se assemelhe à aprendizagem escolar.” (2008. p.2). Deste modo, fica a dúvida Seria esta fonte capaz de prover informações confiáveis para contribuir com o processo educacional? Seriam esses relacionamentos estabelecidos com outras pessoas via internet confiável? Estas preocupações demonstram a necessidade de avaliá-las sob o ponto de vista científico dentro da área de interesse em questão, Disso decorre uma outra pergunta. Teriam as crianças e adolescentes a capacidade de filtrar os conteúdos benéficas e maléficos oferecidos pela internet? Provavelmente, não. É de senso comum que nesta idade algumas crianças ainda são carentes de educação para a vida, ou seja, dependem de orientação de um adulto para enfrentar os problemas da própria realidade. Sem acompanhamento de adultos pais ou responsáveis, a Internet pode ser um mal.

Embora com o devido controle, estão presentes na Internet conteúdos indignos e dignos. A pornografia, a invasão de privacidade, blogs que incitam a violência e cultuam valores duvidosos, inclusive racismos. Os pais ou responsáveis pelas crianças, têm o dever moral de se colocarem próximas aos mesmos a fim de estabelecer limites e disciplina por meio do diálogo demonstrando as razões de suas preocupações Internet, não retirando o uso do mesmo mas sim restringindo o seu uso, de modo que a internet não ofereça nenhum risco as crianças e adolescente.

Na verdade, a Internet pode representar tanto um bem como também um mal. No entanto, é necessário estar atento aos riscos que o uso não consciente da internet pode oferecer. O espaço virtual é como qualquer outro espaço público, onde é preciso tomar cuidados e estabelecer limites, visto que os direitos da criança podem ser violados de várias formas.

REVISÃO TEÓRICA

A utilização da internet, assim como a TV e a música, já é vista como atividade do cotidiano de muitos jovens de classes populares. Estudos recentes apontam que maior acesso a rede entre jovens de baixa rende se deve principalmente a um processo chamado inclusão digital que por sua vez vem ocorrente em diversas cidades, sobretudo a partir de subsídios governamentais que tem contribuído para baratear essa tecnologia e ampliar o acesso do grupo considerado menos favorecido. Além dos fatores sociais, Spizzirri et al. (2012) apontam que o uso da internet ocorre na primeira infância de forma autônoma, destacando a falta de participação dos pais no processo de aprendizagem tecnológica pelos seus filhos.

Os Jovens incorporam de maneira mais fácil e rápida as novas tecnologias quando tem acesso as mesmas, simplesmente porque estão no meio do universo de socialização, para os mesmos tudo é novidade e tudo pode ser apreendido, se por um lado o computador não é parecido com a televisão por outro a internet e os livro menos ainda, cada um destes meios de comunicação tem suas especificidades. (Belloni,2008)

O uso da internet como principal atividade do tempo livre juvenil reflete em um deslumbramento dos jovens pela constante interação, pelo anonimato e pela facilidade e rapidez que ela possibilita, a internet, principal ambiente cibernético, oferece diversos atrativos para seus usuários. Em uma pesquisa realizada por Spizzirri, Wagner, Mosmman e Armani (2012), foram entrevistos 534 adolescentes e nesse estudo, os autores encontraram que 89,6% dos adolescentes pesquisados têm computador com acesso à internet. Dentre esses que utilizam a rede, 40,6% se comunicam por Orkut e MSN (Messenger), sendo que foram classificados na seguinte ordem de preferência 87,64% MSN, 70,22% Orkut, 25,4% e-mail e 3,37% chats. Em relação ao tempo de acesso, a maior parte dos estudantes que responderam à pesquisa dedicava até três horas de seus dias para a utilização das redes sociais, sem contar o acesso à internet para outras atividades. (Spizzirri et al, 2012)

O projeto EU Kids Online (2006-2009) reúne 18 países europeus: Áustria, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estónia, França, Grécia, Holanda, Islândia, Noruega, Polônia, Portugal Reino Unido, República Checa e Suécia1. Integrado no Programa Safer Internet Plus, da Comissão Europeia, o mesmo visa fazer o levantamento de dados tentando compreender e relacionar os ambientes sociais e culturais dos 18 países, dentre os seus objetivos um deles é obter informações acerca da relação existente entre criança, jovens e o digital. (PONTE; VIEIRA,2017)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (117.5 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com