TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância das reuniões de pais

Por:   •  13/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

A importância das reuniões de pais

São diversos os tipos de pais que podemos encontrar no ambiente escolar. O pai preocupado e atento, que participa ativamente na vida escolar do seu filho e que vai a escola regularmente, o pai que vai à escola apenas quando lhe é solicitado e o pai totalmente despreocupado que não sabe como seu filho age na escola. Em 2012, o IBGE realizou a 2ª edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE). Entre outras estatísticas preocupantes, a pesquisa descobriu que a cada dez pais brasileiros com filhos entre 13 e 15 anos, sete não acompanham nem supervisionam as tarefas de casa e não sabem se o filho as entregou ou não. Pior: 40% dos pais não sabem o que os filhos fazem durante o tempo livre e 25% não ficam sabendo quando eles faltam à escola.

Quanto à participação dos pais nas reuniões escolares podemos mencionar que é notório o baixo numero de responsáveis nos encontros. Diante desse fato são apontados diversos motivos entre eles a falta de foco nos temas a ser discutidos, a exposição diante dos demais, os horários das reuniões, que muitas vezes são agendadas em horário comercial quando os responsáveis se encontram em horário laboral entre outros. No entanto, muitos pais desconhecem, mas são amparados pela Lei 8.069/90 do Estatuto da Criança e do Adolescente. De acordo com o inciso 5 do artigo 129, os pais devem acompanhar a frequência e aproveitamento escolar do menor, podendo dessa forma faltar ao trabalho sem gerar prejuízo financeiro.

Para garantir o sucesso e a participação dos responsáveis é importante que os mesmos tenham conhecimento da reunião. Dessa forma o envio de um convite no qual consta o tema, o objetivo, a data e o horário do evento usando uma linguagem acessível possibilita aproximar a comunicação entre a escola e a família e permite que os responsáveis se organizem para poderem comparecer.

Usaremos as seguintes metodologias a fim de obter um aumento na quantidade de responsáveis presentes no evento e do êxito do mesmo:

• Faremos a produção de um vídeo pertinente com a pauta que será apresentado no inicio da reunião fazendo suscitar o interesse e um melhor entendimento da proposta da mesma.

• A fim de abordar temas que são problemáticas vividas pela comunidade, serão feitas reuniões temáticas com a presença de especialistas que falarão sobre o assunto abordado e esclarecerão as duvidas dos pais.

• A apresentação de atividades realizadas pelas crianças permite mostrar para as famílias os projetos pedagógicos desenvolvidos, o trabalho realizado pelo professor, o que os alunos têm aprendido e quais os avanços conquistados pela classe. As atividades ficarão expostas, permitindo um momento de interação da comunidade entre si e posteriormente entregues aos pais.

Ao final da reunião é importante reservar um tempo para os pais fazerem perguntas e propostas. De acordo com a revista Nova Escola (2006: p. 34), “a escola e a família têm os mesmos objetivos, fazer a criança se desenvolver em todos os aspectos e ter sucesso na aprendizagem”.

Concluímos, portanto que a participação dos pais na escola é indispensável, sem a participação deles, o desempenho escolar pode estar condenado ao fracasso, pois precisa caminhar paralelamente com parcerias entre professores/pais/alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com