TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Ato de Contar História na Educação Infantil

Por:   •  13/9/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO[a] UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ALUNAS: Débora Leilane Mello/ Débora Massaneiro

RU: 1400664 / 1566687

1. TEMA[b]

          A Importância do Ato de Contar História na Educação Infantil.

  1. DELIMITAÇÃO[c] DO TEMA

          A importância da contação de história na era digital que vivenciamos, onde está mudando o comportamento das crianças, estilo de vida relacionado com a família e socialização.

2. PROBLEMATIZAÇÃO

         Quais são os meios de comunicação que podem servir de aliados para a contação de história e favorecendo a aprendizagem da criança na Educação Infantil?

3. JUSTIFICATIVA

         A retribuição da contação de história no processo de ensino- aprendizagem na Educação Infantil representa indicadores efetivos para tais situações desafiadoras, como também fortalecem os vínculos educativos e sociais. Vivenciamos na era digital, onde as tecnologias estão cada vez mais acessíveis ás crianças, os livros estão sendo deixado de lado, as histórias estão sendo esquecidas o que torna um desafio para o educador fazer com que as crianças em idade escolar tomem gosto pela leitura. A contação de história é um precioso auxílio á prática pedagógica de professores na Educação Infantil, ela estimula a criatividade, a imaginação, as crianças desenvolvam a fala, incentiva o gosto pela leitura, auxilia na formação da personalidade e colabora assim para a interação e socialização de todos. Deste modo, o presente projeto se justifica pela necessidade de revivermos a arte de conta história dentro da sala de aula, usando a contação de história como recurso pedagógico para o desenvolvimento da criança.

4. OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

      Resgatar o ato de contar histórias, estimulando o hábito da leitura e despertando a imaginação.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Despertar o gosto pela leitura;

- Progredir a interação, comunicação da criança;

- Desenvolver o raciocínio lógico;

- Envolver a criança num mundo de fantasias e imaginação;

5[d]. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

       A história é uma arte muito importante para nossas vidas, por meio dela adquirimos conhecimentos, experiência e despertamos gosto pela leitura.

      Segundo Busatto (2006, p.74[e]):

“A intenção de inserir a história no contexto escolar é de propiciar, cultura, conhecimento, princípios, valores, educação, ética além de contribuir para uma boa construção de relacionamentos afetivos saudáveis, como: carinho e afeto bons tratos, cuidados pessoais, reeducação alimentar, auto – estima, onde as crianças têm prazer em ouvir e desta forma alcançando seus objetivos.”

        A criança percebe desde cedo que o livro é uma coisa boa, que da prazer.

        Abramovish (2005) ressalta:

“Ler histórias para crianças sempre, sempre... É poder sorrir, rir, gargalhar com as situações vividas pelas personagens, com a idéia do conto ou com o jeito de escrever dum autor e, então, poder ser um pouco cúmplice desse momento de humor, de brincadeira, de divertimento...” É também suscitar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, é encontrar outras idéias para solucionar questões [...] (p.17)

       Segundo SISTO (2010, p.1):

”Ao ouvir uma história, as crianças (e o leitor em geral) vivenciam no plano psicológico as ações, os problemas, os conflitos dessa história. Essa vivência por empréstimo, a experimentação de modelos de ações e soluções apresentadas na história fazem aumentar consideravelmente o repertório do conhecimento da criança, sobre si e sobre o mundo. E tudo isso ajuda a formar a personalidade!”

6[f]. METODOLOGIA BIBLIOGRÁFICA

        A literatura infantil tem feito parte do conteúdo programático das escolas por muitos anos. No decorrer desse tempo, diversos educadores têm buscado dinamizar suas aulas visando despertar no aluno o prazer pelas palavras, em especial pela leitura. Mas é possível notar que grande parte dos alunos não se sente atraída por textos, menos ainda por livros. As tecnologias ganharam espaço e a atenção das crianças e dos jovens, entende – se que o ouvir procede ao ler, desta maneira o estímulo a ouvir histórias deve acontecer desde a Educação Infantil. Usaremos as principais fontes enfocadas: livros, publicações, artigos reforçando dessa forma a compreensão do texto em pauta.

7. REFERENCIAS

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices. 5ª Edição. São Paulo: Scipione, 2005. 

BUSATTO, Cléo. A Arte de Contar Histórias no século XXI. Rio de Janeiro, Editora Vozes, 2006

SISTO, Celso. A arte de contar histórias e sua importância no desenvolvimento infantil. Rio de Janeiro:UFRJ,2010.  p.  1-4 disponível em WWW.artistasgauchos.com.br acessado em 13 de SETEMBRO de 2020

[a]Olá! Espero encontra-lX bem!

Meu nome é Franciane Heiden Rios e serei sua orientadora nessa etapa de desenvolvimento de seu Trabalho de Conclusão de Curso. Sou Pedagoga, Especialista em TIC na Educação, Educação Especial e em Sistemas de Ensino e Didáticos. Concluí meu mestrado na área da Educação em 2016, tendo como áreas: formação de professores, processos escolares (práticas e gestão), tecnologias e EaD. Caso queira saber um pouco mais sobre minhas qualificações acadêmicas e profissionais, você pode acessar meu Lattes: http://lattes.cnpq.br/6381200430995141 ou meu site pessoal: www.curiosa-idade.com.

Parabéns pela validação de seu projeto de pesquisa, agora, seguimos para a produção de seu artigo.

Abraços,

Prof Franciane Heiden Rios

[b]No processo de construção e desenvolvimento de seu artigo sempre:

 Privilegie a escrita autoral e inédita, características consistentes com um texto que não tenha sido produzido para outros fins anteriormente e que, apesar de apresentar trechos de terceiro, tem as suas reflexões como conteúdo principal.

 Referencie e formate de acordo com as normas da ABNT todo os trechos de terceiros utilizados. Esses precisam ser identificados como CITAÇÕES DIRETAS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com