TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Ato de Ler em Três Artigos que se completam

Por:   •  25/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.160 Palavras (9 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 4]

RELATÓRIO CRÍTICO-REFLEXIVO DA DISCIPLINA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

DADOS DO ALUNO

Nome

Fabiano Daniel da Silva

RGM

16287991

Curso

 Pedagogia

Instituição

UNIFRAN

Disciplina

 Estágio Curricular Supervisionado em educação infantil

Ano/semestre de

realização do estágio

 2017/4

O presente relatório é relativamente sobre o estágio realizado na Escola Municipal Dona Francisca Allegretti Bianchi localizada na cidade de Muzambinho no estado de Minas Gerais, o estágio foi realizado no período de 24 de agosto de 2017 a 28 de setembro de 2017, tendo como objetivo consolidar os conhecimentos com clareza da experiência entre teoria e prática em educação infantil, foi desempenhado as funções de observação das praxes no estabelecimento de ensino, atuação na prática habitual do cotidiano escolar, a escola recebe educandos de cinco a onze anos de idade. O propósito de assistir a realidade escolar em sala de aula é consolidar tudo aquilo que foi adquirido até o presente momento no curso de pedagogia, estabelecer relações entre o teórico e a prática fazendo desta uma experiência da progressão dos educandos da educação infantil, deste modo consolidando meus conhecimentos e aprimorando minhas habilidades para a prática docente na educação infantil.

O estágio curricular obrigatório foi executado na escola Municipal Dona Francisca Allegretti Bianchi, localizado na Rua João Dracena da Silveira, nº49, no bairro Brejo Alegre, pertencente à rede pública de ensino da cidade de Muzambinho. Está vinculada à SRE de poços de caldas- MG. A escola atende 246 alunos, possui quinze professores, uma diretora, duas coordenadoras pedagógicas, uma professora recuperadora, dois professores de educação física, uma secretária, um funcionário de serviços gerais, sete serviçais e três estagiários no total são 33 funcionários que atuam na escola. O espaço físico da escola se divide em sete salas de aula, um refeitório, uma cozinha, cinco banheiros, sendo dois com acessibilidade para necessidades especiais, uma secretária, uma diretoria, uma sala de professores adaptada com biblioteca e informática, uma quadra e um parque. O horário de entrada no turno matutino é das sete horas ás onze e vinte horas, e vespertino das treze horas ás dezessete e vinte, o espaço físico observado na educação infantil consiste em, com mesinhas e cadeiras de plástico coloridas, o ambiente é alfabetizador com cartazes, numerais, tempo, relógio, mapas, entre outros. Possui estantes estante com livros didáticos, de leitura infantil, jogos pedagógicos e motivacionais, o prédio é bem conservado, com pintura nova, salas bem iluminadas, e arejadas, janelas basculantes, piso frio, algumas salas possuem ventiladores e água filtrada com bebedouros elétricos.  

Neste estágio foram realizadas 102 horas e 20 minutos no 2º período da educação infantil. Foi acompanhado nesse estágio a professora Ana Ermínia Pires Dipe, formada em magistério na cidade de Muzambinho no estado de Minas Gerais no ano de 1986.Fez pedagogia na UNIFEG em 2004. Fez pós-graduação em psicopedagogia posteriormente, em gestão e supervisão escolar. Atua como professora, desde 1989, portanto, há 28 anos. Atualmente trabalha com turmas de 3º ano e educação infantil - 2º período. Trabalha também no exercício de psicopedagoga, com crianças portadoras de dificuldades de aprendizado e síndromes especificas Exemplo: Autismo e outros. Atua na Escola Municipal Dona Francisca Allegretti Bianchi desde 2002 como professora. Também trabalhou como supervisora na rede municipal de educação e como diretora.

Professor (a)

Ano que atua

Formação

Tempo de docência

Tempo de trabalho nesta escola

Ana Ermínia

2º período – educação infantil  

 Magistério, pedagogia, pós-graduada em psicopedagogia, gestão e supervisão escolar.

 28 anos

17 anos

Professora Ana Ermínia– 2º período

com base nas observações realizadas durante o estágio posso relatar que a professora Ana Ermínia acredita que a música facilita muito a aprendizagem nas áreas cognitivas, tornando-a mais alegre, leve e prazerosa sua aula, faz parte da sua rotina/prática escolar, trabalhar com leitura, intitulada como hora da história, uma vez por semana, onde cada aluno lê um livro e depois preenche uma ficha de interpretação do livro lido ajudando muito na linguagem oral/escrita/ortografia e no  enriquecimento do vocabulário. Trabalha com temas como por exemplo: datas comemorativas, através de um determinado tema, explora todas as áreas do conhecimento, pratica da interdisciplinaridade /transversalidade, contação de histórias realizada pela professora, posteriormente, usa o recurso da produção de texto sobre a história ouvida, vivência trabalha à partir de um tema ou assunto abordado, com opinião própria sobre os referidos assuntos (pessoal) projetos culturais, interferência figurativa, dobradura, recorte e colagem de releituras de obras de artistas significativos para esta fase e jogos e brincadeiras fazendo de suas aulas mais lúdicas.

FOCO 1 – Tema: Música

escolhi este tema pois na observação em sala de aula refleti o interesse que desperta nos alunos a professora Ana Ermínia desenvolveu esta atividade no seu cotidiano diário fazendo parte de sua rotina, quase sempre ao chegar na sala de aula a professora iniciava com a musicalização colocando seus alunos em roda e dando inicio a musicalização alguns exemplos são: boa tarde coleguinha, indiozinhos, alecrim dourado, entre outras diversas em certas ocasiões a professora contextualizava com músicas temáticas. observando a musicalização em sala de aula é possível refletir a teoria e a prática,  segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil-RCNE:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (180.7 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com