TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Brincar

Por:   •  12/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

A importância do brincar

Brincar é uma importante forma de comunicação entre as crianças, é por esse meio que elas podem reproduzir o seu cotidiano. O ato de brincar ajuda no processo de aprendizagem da criança, pois colabora na criatividade e na construção da reflexão.

É necessário instruir os pais, educadores e sociedade em geral a importância de vivenciar a brincadeira, pois faz parte de uma aprendizagem prazerosa e não somente lazer, mas sim, um ato de aprendizagem.

O brincar na educação infantil proporciona a criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade. Deste modo, à criança estará resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de compreender pontos de vista diferentes, de fazer-se entender e de demonstrar sua opinião em relação aos outros, e ainda e nesse ato que podemos diagnosticar e prevenir futuros problemas de aprendizagem infantil.

Através da brincadeira a criança desenvolve vários fatores importantes como a imitação, imaginação, atenção, memoria e ajudam também na motricidade, inteligência, sociabilidade, personalidade e criatividade.

Brincar, segundo o dicionário Ferreira (2003), é “divertir-se, recrear-se, entreter-se, distrair-se, folgar”, também pode ser “entreter-se com jogos infantis”, ou seja, brincar é algo muito presente nas nossas vidas, ou pelo menos deveria ser.

Por isso que a introdução do brincar no cotidiano escolar é importante, pois quando eles estão envolvidos na ação, torna-se mais fácil e dinâmico o processo de ensino e aprendizagem.

Enfim, a brincadeira, o brinquedo e os jogos são importantes para o desenvolvimento das crianças, é através destes que a criança desenvolve seu potencial adquire experiência, aprende a li dar com o meio, a se defender entre tantas outras formas de desenvolvimento essencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (32.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com