TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Currículo na Educação Infantil

Por:   •  17/11/2016  •  Dissertação  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Pedagogia

Nome da Disciplina: Educação Infantil: currículo

Nome do Aluno: Barbara Rodrigues

Nome da Unidade II: Currículo e atendimento educacional na Educação Infantil

A importância do currículo e das relações na Educação Infantil

A Educação Infantil, que abrange crianças de 0 a 5 anos de idade, é importantíssima como base e preparação para a vida escolar; para isso devemos compreender que as instituições de ensino não devem somente desempenhar o papel de cuidar mais também educar.

Um currículo que atenda as necessidades da criança é fundamental e para a elaboração deste é necessário pensar na construção de um sujeito social e histórico em um espaço que possibilite a integração entre os diferentes aspectos do desenvolvimento humano.

Todas as experiências vividas pelo aluno tanto no ambiente familiar como na escola constituem matéria para o currículo, uma vez que este deve ser organizado de forma que inclua diferentes elementos que permitam ao aluno atingir a aprendizagem.

Para que o trabalho na Educação infantil tenha sucesso é preciso compreender que a criança não é um mero depósito de conhecimentos, mas que ela pode e deve participar do processo de ensino/aprendizagem como alguém que aprende mais que também ensina.

Estabelecer um vínculo afetivo com a criança é determinante no processo educacional, uma vez que assim entenderemos melhor as experiências vividas e trazidas do ambiente familiar e intermediar as relações interpessoais que se desenvolverão na escola.

Relacionar-se com os amigos e com o educador e adquirir conhecimento através de um currículo que atenda as necessidades e se adeque ao mundo atual em que vive a criança vive é fundamental para o sucesso da aprendizagem e do desenvolvimento infantil.

Bibliografia

NASCIMENTO, J. C. P. Currículo e atendimento educacional na Educação Infantil. In: Educação Infantil Currículo. São Paulo: Cruzeiro do Sul Virtual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com