TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Lúdico na Educação Infantil

Por:   •  14/9/2017  •  Artigo  •  5.197 Palavras (21 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 21

ARTIGO: A Importância do Lúdico na Educação Infantil

Autora: Amanda de Fátima Gonçalves Martins

RESUMO

O presente artigo visa analisar a importância do lúdico no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil. Tem como objetivo conhecer o significado do lúdico, demonstrando quando se trabalha utilizando a ludicidade não esta trocando a metodologia de ensino, mas complementando o aprendizado, pois as atividades lúdicas são indispensáveis para o desenvolvimento saudável e o aprimoramento do conhecimento dos alunos. O brincar desperta na criança questionamentos, posturas, hábitos e atos que levam a um permanente aperfeiçoamento e transformação do ambiente, tornando-o viável para estas e próximas gerações.

Palavras-chave: Importância do lúdico, contribuição do lúdico para a aprendizagem, desenvolvimento infantil.

ABSTRACT:

The present article aims to analyze the importance of the playful in the development and learning in the early childhood education. It aims to know the meaning of the playful, demonstrating when working with playfulness is not changing the methodology of teaching, but complementing learning, as play activities are indispensable for healthy development and improvement of students' knowledge. Play arouses in the child questions, postures, habits and acts that lead to a permanent improvement and transformation of the environment, making it viable for these and next generations.

Keywords: Importance of the playful, contribution of the playful to the learning, child development.

Introdução

Este Artigo tem como objetivo mostrar a importância do lúdico na educação infantil, como uma metodologia que possibilita mais prazer e significado ao processo de ensino e aprendizagem, ressaltando a realidade pedagógica da escola da rede municipal de ensino da cidade de Unaí-MG.

Atualmente, nos deparamos com a realidade das salas de aulas com alunos com grande dificuldade na aprendizagem, e desmotivados para os estudos. Para que esta realidade mude, é necessário que haja um pratica pedagógica, dinâmica e instigadora, de modo que os alunos aprendam de maneira prazerosa e significativa. E o educador é que possui o papel principal neste processo, pois é ele quem direciona, sendo o mediador, e propondo atividades que estimulem o aluno em sala de aula.

Hoje o lúdico esta inserido na escola como uma ferramenta pedagógica que os professores podem utilizar em sala de aula como técnicas metodológicas na aprendizagem. Entretanto, ainda existem professores que utilizam o ensino tradicional e não querem aprender a importância que o lúdico tem para a formação dos seus alunos.

O objetivo geral deste trabalho é analisar o uso de técnicas lúdicas no processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil na pratica pedagógica do professor, de forma mais específica, espera-se verificar se os docentes utilizam técnicas lúdicas no decorrer de sua atuação; identificar as mesmas e descobrir a importância que os professores dão ao lúdico como uma ferramenta pedagógica.

O objetivo da pesquisa é apontar a contribuição dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento da criança na educação infantil. A motivação desse estudo é acima de tudo explicar como a inserção dos jogos e das brincadeiras usados de forma pedagógica desperta na criança o respeito, a interação e a cooperação, pois ele é o agente de um ambiente motivador e coerente; ao se isolar a crianças do ambiente lúdico estamos ignorando seus conhecimentos, quando ela entra na escola já possui experiências, que lhes foram proporcionadas através dos jogos e brincadeiras.

A escolha deste tema aconteceu por uma experiência vivenciada no decorrer da realização do Estágio Supervisionado em Educação Infantil, onde pude constatar que o lúdico trabalhado através de jogos e brincadeiras era inserido no processo de aprendizagem. Por isso, estudar e investigar sobre este tema é importante para mostrar que o lúdico é um método que contribui para que a criança se desenvolva, pois, é através do brincar que a criança descobre, inventa, ensina regras, experimenta, relaxa e desenvolve habilidades. Com este estudo se descobriu a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que a criança aprende de modo mais prazeroso.

As atividades lúdicas podem ser uma brincadeira, um jogo ou qualquer outra atividade que permita tentar uma situação de interação. Porém, mais importante do que o tipo de atividade lúdica é a forma como é dirigida e como é vivenciada, e o porquê de estar sendo realizada. Toda criança que participa de atividades lúdicas, adquire novos conhecimentos e desenvolve habilidades de forma natural e agradável, que gera um forte interesse em aprender e garante o prazer.

Toda criança tem necessidade de brincar, isto é uma característica da infância. A função do brincar não está no brinquedo, no material usado, mas sim na atitude subjetiva que a criança demonstra na brincadeira e no tipo de atividade exercida. Essa vivência é carregada de prazer e satisfação. Em cada etapa evolutiva da criança, o brincar vai se modificando, mas é essencial que ela tenha oportunidade de explorar todas as fases do brincar.

A criança é então, um ser sociável que se relaciona com o mundo que a cerca de acordo com sua compreensão e potencialidades e, brinca espontaneamente, independentemente do seu ambiente e contexto. Por isso, quanto maior o número de atividades lúdicas inseridas nas atividades pedagógicas, maior será o envolvimento da criança com o conhecimento trabalhado.

Esta pesquisa bibliográfica tema a pretensão de contribuir para a formação de profissionais que consideram “o ser criança” e “o brincar” como fase mais importante da infância e do desenvolvimento humano.

Para que a educação lúdica caminhe efetivamente na educação é preciso refletir sobre a sua importância no processo de ensinar e aprender. Ciente da importância lúdica na formação integral da criança encaminha os estudos abordando a seguinte questão. Qual é a importância das atividades lúdicas na educação infantil?

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Compreender a importância da brincadeira, dos jogos na atividade educativa no âmbito escolar, como meio da construção da identidade e conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)   pdf (87 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com