TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Lúdico na Educação Infantil

Por:   •  14/6/2019  •  Resenha  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT’ANA – IESSA

ALEXANDRA POMAGERSKI VOGLER

A Importância do Lúdico na Educação Infantil

PONTA GROSSA

2019

ALEXANDRA POMAGERSKI VOGLER

A Importância do Lúdico na Educação Infantil

Resenha apresentada à disciplina de Pesquisa da Prática pedagógica, tendo como requisito a obtenção de nota parcial do 3 período do curso de licenciatura em Pedagogia.

Ms Anália Maria de Fátima Costa.

PONTA GROSSA

2019


Autor (a): Alexandra Pomagerski Vogler, Acadêmica do curso de licenciatura em Pedagogia, pela Instituição de Ensino Superior Sant’Ana. – Ponta Grossa/ PR.

A Importância do Lúdico na Educação Infantil

SOARES, Jiane Martins. A importância do Lúdico na Eduacação Infantil. In: Planneta Educação.

Disponível em: < http://acervo.plannetaeducacao.com.br/portal/imagens/artigos/diario/ARTIGO%20JIANE%20JOGO1.pdf Acesso em: 01 mar 2019. 11 p.

O Artigo resenhado foi escrito por Jiane Martins Soares, com licenciatura plena em Pedagogia com habilitação em docência de 1° ao 4° ano do Ensino Fundamental e Administração Educacional pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá – IESAP e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Meta de Macapá.

No estudo: “A importância do Lúdico na Educação Infantil”, a autora traz uma pesquisa bibliográfica baseada principalmente nas teorias de Piaget (1978), Vygotsky (1984) e Antunes (1998), e tem como objetivo a analise do lúdico no trabalho com a alfabetização voltado mais para a área da Psicologia Educacional.

De forma clara e objetiva Jiane apresenta o referencial teórico discorrendo sobre os conceitos e características dos jogos, evidenciando a importância destes para o desenvolvimento físico e intelectual, bem como para a formação pessoal integral do aluno. Ao resgatar a história da educação mostra o quanto o lúdico está presente a muitos anos, mesmo que no começo tenha se fixado apenas para a destreza corporal e a estética, e apenas depois já na Grécia passa a ser considerado como instrumento de crescimento moral dos jovens até que por fim o grande educador Comênio no século XVII defende a brincadeira como forma de aprendizagem.

Na sequencia a autora entra no tema dos jogos na alfabetização, esclarecendo a importância de as crianças aprenderem de forma dinâmica e prazerosa o que além de marca-los torna a aprendizagem mais gostosa e significativa.

Entrando na parte  psicológica o texto traz todo um apoio bibliográfico e expõem as concepções que os teóricos mostram sobre as fases de desenvolvimento infantil e o brincar, evidenciando a importância do professor como mediador, investigador e animador da situação de modo que ele use sua experiencia teórica e prática para preparar jogos de acordo tanto com a qualidade, com o conteúdo trabalhado como com a idade dos alunos sendo portanto uma peça chave para a educação e alfabetização significativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com