TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Lúdico na Educação infantil

Por:   •  5/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.410 Palavras (10 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Uberaba

PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

“A Importância do Lúdico na Educação infantil’’

Polo de Cariacica - ES

Uberaba-MG

2018

                            Regina Altero Rodrigues Aguiar

Projeto de Trabalho de conclusão de curso

 “A Importância do Lúdico na Educação infantil’’

Projeto de Trabalho de conclusão de curso  realizado como parte Curricular da etapa VI do curso de Pedagogia Universidade de Uberaba – EAD
Professor Tutor: Silvana Fernandes Cezar.

        

Polo de Cariacica - ES

Uberaba-MG

2018

Conteúdo

Introdução        1

Apresentação do projeto TCC:        1

Problema        2

Hipóteses        3

Objetivos específicos        4

Justificativa        5

Revisão de Literatura:        5

Metodologia        7

Cronograma        7

Referências:        7


Introdução        

        A pesquisa aqui apresentada tem por objetivo ajudar ao educador a compreensão do significado e importância das atividades lúdicas na educação infantil. Provocá-lo, para que insira o brincar em seus projetos educativos, tendo intencionalidade, objetivos e consciência clara de sua ação em relação ao desenvolvimento e à aprendizagem infantil.

         Em todas as fases da vida, o ser humano está sempre descobrindo e aprendendo coisas novas pelo contato com seus semelhantes e pelo meio em que vive. Ele nasceu para aprender, para descobrir e apropriar-se dos conhecimentos. Desde os mais simples até os mais complexos, e é isso que lhe garante a sobrevivência e a integração na sociedade como ser participativo, crítico e criativo.

O lúdico é, de acordo com Oliveira (1985, p.74).

        

“(...) um recurso metodológico capaz de propiciar uma aprendizagem espontânea e natural. Estimula a crítica, a criatividade, a sociabilização, sendo, portanto, reconhecido como uma das atividades mais significativas – senão a mais significativa – pelo seu conteúdo pedagógico social”.

Apresentação do projeto TCC:

Escolhi esse tema para meu projeto de pesquisa pela importância do lúdico na educação infantil, durante meu estágio tive uma experiência fascinante com uma professora, e me apaixonei pela forma dela ensinar as crianças, colocando a musica da Xuxa para aprender o alfabeto, contamos histórias para aprender sobre os animais e a natureza, fazíamos brincadeiras com as letras e pinturas para produzir cartazes, tudo se transformava em uma grande diversão.

      .

       Acredito que na infância é a idade das brincadeiras. É por meio delas que a criança se satisfaz em tudo o que é realizado por ela, em grande parte, realiza seus desejos particulares, nem que seja pela imaginação sendo assim um meio privilegiado de inserção na realidade, a criança se expressa, reflete e reconstrói um mundo que só elas entendem uma a outra. Pelo meu ponto de vista  o lúdico é uma das maneiras de envolver os alunos nas atividades, porque a brincadeira é algo inacreditável na vida da  criança, é sua forma de trabalhar, descobrir e refletir o mundo que a cerca.

        o jogo oportuniza a aprendizagem do indivíduo, seu saber, seu conhecimento e sua compreensão de mundo.

Conforme Piaget citado por (Wadsworth, 1984, p. 44),

O jogo lúdico é formado por um conjunto linguístico que funciona dentro de um contexto social; possui um sistema de regras e se constitui de um objeto simbólico que designa também um fenômeno. Portanto, permite ao educando a identificação de um sistema de regras que permite uma estrutura sequencial que especifica a sua moralidade.


Problema:

 Os professores estão preparados para receber estudantes e garantir sua aprendizagem?

A escola colabora com brinquedos pedagógicos para atender os alunos da Educação Infantil?

Porque a timidez é algo difícil de lidar em sala de aula?

       Estes e outros assuntos são perguntas das quais precisamos nós interar e como docentes procurar conhecimentos a fim de solucionar questões que por ventura venha ocorrer durante todo processo de ensino e aprendizagem.  A timidez, muitas vezes, não é vista como algo preocupante em sala de aula, pois a criança tímida acaba assumindo uma postura confortável ao professor. Porém, cuidados devem ser tomados desde a infância para que a timidez excessiva não a prejudique no futuro, pois envolve baixa-estima, dificuldades de se relacionar, medo, privações, o que pode dificultar um desenvolvimento emocional saudável. O ambiente escolar deve atuar juntamente com os pais, pois a criança, tendo um ambiente satisfatório em casa e na escola, tende a conquistar um crescimento sadio. Neste contexto e talvez apenas no brincar, que a criança tem sua liberdade.

        A partir do progresso da educação o lúdico com sua pratica vem agregar valores e conhecimentos sobre o tema e proporcionar técnicas e 
abordagens para uma melhor aprendizagem, tornando-a eficaz e realmente 
possível.

O lúdico deve ser utilizado somente quando se pretende alcançar um objetivo e quando há um rigoroso e cuidadoso planejamento. Isso se evidência em Santos (2000, p. 40)

[...] o jogo só tem validade se usado na hora certa, e essa hora é determinada pelo seu caráter desafiador, pelo interesse do aluno e pelo objetivo proposto. Jamais deve ser introduzido antes que o aluno revele maturidade para superar seu desafio, e nunca quando o aluno revelar cansaço pela atividade ou tédio por seus resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (171.7 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com