TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do brinquedo no desenvolvimento infantil

Por:   •  17/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.130 Palavras (9 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 9

1.INTRODUÇÃO

            No comportamento diário da criança o lúdico é algo que se destaca com essencial para seu desenvolvimento e aprendizagem, desde os primeiros anos de vida, os jogos e brinquedos constam como recursos necessários para construção de identidade, autonomia e das diferentes linguagens das crianças. Diante disso esse trabalho visa compreender o papel do lúdico no processo de desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos. Precisamos compreender que o lúdico não é apenas ter um momento reservado para deixar a criança à vontade em um espaço com ou sem brinquedos, e sim um momento que podemos ensinar e aprender muito com elas. A atividade lúdica permite que a criança se prepare para a vida, entre o mundo físico e social.

      Esse trabalho será desenvolvido porque pensamos que o lúdico é fundamental para criança , pois quando ela brinca, exploram e manuseia tudo aquilo que está em sua volta, através de esforços físicos e mentais e sem se sentir coagida pelo adulto. Começa a ter sentimentos liberados e satisfação pelo o que faz. Este projeto será realizado por meio de levantamento bibliográfico, a partir de autores especialistas como Vygostky, , Piaget, Zilma Ramos, Santa Marli, Dulce Regina entre outros, citados nas referências bibliográficas, onde serão analisados dados através de diversas fontes para melhor compreensão do tema.

       Ao final dessa pesquisa espera-se verificar se as atividades lúdicas contribuem de forma positiva no desenvolvimento da criança da faixa etária pesquisada, e se favorecem um aprendizado prazeroso, concreto e, consequentemente significativo na vida da criança. Verificando se é possível dizer que o lúdico é uma ferramenta pedagógica que os professores podem utilizar em sala de aula como técnicas metodológicas na aprendizagem. Visto que através da ludicidade os alunos poderão aprender de forma mais prazerosa, concreta e, consequentemente, mais significativa, culminando em uma educação de qualidade. A brincadeira faz parte da atividade humana e caracteriza-se por ser espontânea funcional e satisfatória, não importa somente os resultados, mas a ação, o momento vivenciado. pois é o momento em que a criança entra no seu mundo de imaginação. 

 

1.1 problema

 

       Acredita-se que através do lúdico a criança estabelece suas relações com a vida real e que ela experimenta sensações que já conhece e consequentemente vai desenvolvendo regras de comportamento e aprendizagens.Com base nesse pressuposto busca-se compreender: qual o papel das atividades lúdicas no processo de desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos? Será que nas atividades que envolvem ludicidade elas são estimuladas a desenvolver a linguagem oral, motora, a construir regras e perceber o mundo em que vive?

 1.2 Hipótese

  Supõe-se que a brincadeira favorece o desenvolvimento, além de ser muito importante na vida das crianças, pois ela constrói uma ponte entre fantasias e realidades, e ainda proporciona aprendizagem, promove a imaginação e principalmente, as transformações de sujeito em relação ao seu objeto de aprendizagem.

1.3 JUSTIFICATIVA

        Ao vivenciar algumas experiências relacionadas ao tema, acredita-se que as atividades lúdicas tem um papel fundamental na formação do desenvolvimento da criança da criança.. Na medida em que a criança se desenvolve, com a livre manipulação de materiais variados, ela passa a reconstruir reinventar as coisas.. Percebe-se que o lúdico e muito importante na vida da criança, pois ela necessita de brincar, jogar, criar e inventar para manter o equilíbrio com o mundo, e a importância da inserção e a utilização dos brinquedos, as brincadeiras na pratica pedagógica é uma realidade que se impõe ao professor. Os brinquedos não devem ser explorados só para lazer, mais também como elementos bastante enriquecedores que promovem a aprendizagem. Através do ludicidade, a criança encontra apoio para supera suas dificuldades de aprendizagem, melhorando o seu relacionamento com o mundo. Assim a proposta deste projeto se justifica pela necessidade de analisar como acontece o desenvolvimento da criança até os três anos de idade e compreender se as atividades lúdicas contribuem no seu desenvolvimento integral.

 

2  OBJETIVOS

2.1 Geral

Analisar qual o papel das atividades lúdicas no processo de desenvolvimento  da criança de 0 a 3 anos.

2.2 Específicos

Compreender se as atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento integral da criança.

Identificar como acontece o desenvolvimento da criança até os três anos.

Evidenciar a contribuição do lúdico na educação infantil nas turmas de 0 a 3 anos.

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

      Através do lúdico, a criança estabelece suas relações com a vida real, ela vai experimentar sensações que já conhece e vai desenvolvendo regras de comportamento que imagina serem corretas, e na infância da criança da criança a brincadeira tem seu lugar de destaque, desempenhando papel importante na educação, além da criança vivenciar experiências indispensáveis ao seu processo de formação. Para Piaget (1973, p. 36):

 As atividades lúdicas tornaram-se significativas à medida que a criança se desenvolve, com a livre manipulação de materiais variados, ela passa a reconstituir, reinventar as coisas, o que já exige uma adaptação mais completa. Essa adaptação só é possível, a partir do momento em que em que ela própria evolui internamente, transformando essas atividades lúdicas, que é o concreto da vida dela, em linguagem escrita que é o abstrato.

 

      Podemos dizer que a ludicidade é coisa séria, pois brincando, a criança se expressa, interage, aprende a lidar com o mundo que a cerca, formar sua personalidade, recria situações do cotidiano. Desta maneira percebe-se a importância do brincar como forma da criança expressar-se e desenvolver suas habilidades.

 Brincar e um instinto natural, toda criança já nasce sabendo brincar, Jean Piaget fala da importância do jogo simbólico para o equilíbrio afetivo intelectual, além disso, o instrumento essencial da adaptação e a linguagem, que não e inventada pela criança, mas lhe é transmitida em forma já prontas, assimilando do real ao eu.

Segundo (Ramos:2010 pág. 45) ‘‘A instituição de educação pode atuar, sim, como agente de transmissão de conhecimento elaborados pelo conjunto de ralações sociais em determinado momento histórico.” Cabe ao professor escolher os recursos didáticos adequados para cada faixa etária da criança, pois através do conhecimento a criança pode se tornar-se consciente da existência de uma produção social concreta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (95.4 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com