TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do lúdico na educação infantil

Por:   •  5/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.748 Palavras (15 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 15

FACULDADE IMESMERCOSUR

PROPEG:

PROGRAMA ESPECIAL INTEGRADO PARA A FORMAÇÃO

CONTINUADA DE PROFISSIONAIS GRADUADOS:

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

GOVERNADOR VALADARES - MG

2017


CHRISTIANE LOPES DA SILVA

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Artigo realizado na Pós Graduação em alfabetização Letramento e Educação Infantil da Faculdade IMESMERCOSUR, sob orientação da professora Sandra Maria Perpétuo Locatelli.

GOVERNADOR VALADARES - MG

2017


A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Christiane Lopes da Silva¹

Sandra Maria Perpetuo Locatelli²

RESUMO

Para trabalhar com jogos e brincadeiras no contexto educativo, torna-se necessário conhecer os fundamentos e as contribuições que esses elementos trazem para o desenvolvimento e para a aprendizagem das crianças. Diante da afirmativa, este trabalho traz uma discussão abordando  acrescente procura de pais e educadores por atividades lúdicas, com intuito de diminuir práticas de ensino cansativas, maçantes e repetitivas e proporcionar uma aprendizagem mais significativa e prazerosa para as crianças. Estudos da psicologia mostram que a brincadeira tem um papel importante no desenvolvimento da criança e na satisfação das suas necessidades. O presente estudo traz consigo a resposta para tais necessidades. O que leva a criança a brincar? Qual a importância desta ação na educação infantil? Diante de tais questionamentos buscarão compreender os jogos e brincadeiras como atividades que influenciam na formação do caráter  das crianças, assim como na sua qualidade de vida, além de analisar a relação do lúdico como facilitador da aprendizagem no espaço escolar.  

Palavras-chave: ludicidade, aprendizagem, educação Infantil, jogos e brincadeiras.

ABSTRACT

To work with games and games in the educational context, it becomes necessary to know the fundamentals and the contributions that these elements bring to the development and the learning of the children. In view of the affirmative, this work activities, in order to reduce tiring, dull and repetitive teaching practices and to provide a more meaningful and pleasurable learning for the children. Psychology studies show that play plays an important role in the child's development and the satisfaction of their needs. The present study brings with it the answer to such needs. What causes the child to play? How important is this action in early childhood education? In the face of such questions they will seek to understand games and games as activities that influence the character formation of children, as well as their quality of life, as well as analyzing the relationship of the playful one as a facilitator of learning in the school space.

Key words: playfulness, learning, early childhood education, games and games.

__________________________

¹Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa  – e-mail: chrisilva27@hotmail.com

²Graduada em Pedagogia. Especialista em Educação Inclusiva, Supervisão e Coordenação Escolar (PUC/MINAS). Coordenadora do curso de Pedagogia da UNIPAC/GV e professora dos cursos de Pedagogia e Enfermagem. Professora Orientadora de TCCs dos cursos de pós-graduação Latu Sensu da UNIPAC/GV e IMES. E-mail: sandraplocatelli@hotmail.com


  1.   INTRODUÇÃO

Este trabalho traz considerações sobre a importância do lúdico no processo do desenvolvimento da criança, destacando como uma fase significativa desde a educação infantil. Buscou-se comprovar que a utilização de procedimentos metodológicos que envolvem brincadeiras tende a contribuir com mais facilidade e êxito para o processo de ensino e aprendizagem da criança na formação de atitudes sociais como cooperação, socialização, respeito mútuo, interação e personalidade que favoreça a construção do conhecimento do educando. Por meio do brinquedo, a criança constrói o seu universo, manipulando-o e trazendo para a sua realidade situações inusitadas do seu mundo imaginário.

O brincar possibilita o desenvolvimento, não sendo somente um instrumento didático facilitador para o aprendizado, já que os jogos, brincadeiras e brinquedos influenciam em áreas do desenvolvimento infantil como: motricidade, inteligência, sociabilidade, afetividade e criatividade. Acerca dos jogos como instrumento pedagógico na educação infantil,  Brougere(2002) salienta que o jogo não é naturalmente educativo, mas se torna educativo pelo processo metodológico adotado, ou seja, por meio de jogos e brincadeiras o professor pode desenvolver metodologias que contribuam com o desenvolvimento. Todavia é preciso ter clareza de que o jogo pode facilitar o encontro de aprendizagens. É uma situação que comporta forte potencial simbólico que pode ser fator de aprendizagem, mas de maneira inteiramente aleatória, dificilmente visível. (Brougere,2002). Nesse sentido, observa a importância de desenvolver e possibilitar às crianças uma aprendizagem significativa, prazerosa, observando os jogos e brincadeiras como uma ponte entre o educar e o brincar. É importante ver o brincar por meio dos jogos como estímulo ao desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança, sem estar privando à criança deste momento prazeroso.

 Segundo Fortuna(2003), é importante que o educador insira o brincar em um projeto educativo, com objetivos e metodologias definidos, o que supõe ter consciência da importância de sua ação em relação ao desenvolvimento e a aprendizagem das crianças. Ressalta-se que a aprendizagem é o mais freqüente motivo, pelo qual o jogo é considerado importante para a educação, em que o brincar se torna realmente significativo com a ajuda dos seus educadores, que devem seguir o seu papel de auxiliadores nesse processo, pois conforme considera Ramos(2002, p.6), “ Nem tão largada que dispense o educador, dando margem às práticas educativas espontaneístas que  socializam o ato de brincar, nem tão dirigida que deixa de serem brincadeiras”, já que a intencionalidade do educador pode, por exemplo, estar na organização do espaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (164.4 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com