TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do lúdico na educação infantil

Por:   •  9/5/2015  •  Artigo  •  2.954 Palavras (12 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 12

UCAM – UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES

LEONICE DE SOUSA SOUZA

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CAROEBE – RR

2014

UCAM – UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES

LEONICE DE SOUSA SOUZA

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Artigo Científico Apresentado a Universidade Cândido Mendes – UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Docência na Educação Infantil e Anos Iniciais.

CAROEBE – RR

2014

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Elaboração: Leonice de Sousa Souza

RESUMO

A preocupação básica deste estudo é refletir sobre a importância da introdução do lúdico na educação infantil como estratégia de ensino e aprendizagem. Pois é através do lúdico em que as crianças constroem seu próprio conhecimento. Este artigo tem como objetivo analisar a influência do lúdico no processo de ensino/aprendizagem em sala de aula. E para tal análise realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como: ALMEIDA (1995), KICHIMOTO (2001), E NICOLAU (1986), entre outros, procurando enfatizar a importância da utilização do lúdico no processo educativo na escola, bem como o papel do professor no ensino aprendizagem através da ludicidade, procurando sempre trabalhar de forma espontânea para que esse novo método de ensinar não venha interferir de modo negativo no processo de ensino e aprendizagem dos educandos. Conclui-se que o desenvolvimento de jogos e brincadeiras se faz necessário para despertar interesses dos alunos pelos conteúdos e estudá-los de forma mais agradável e prazerosa.

Palavras-chave: Educação Infantil. Professor. Escola. Jogos e brincadeiras.

Introdução

O presente trabalho tem como título a importância do lúdico na educação infantil, que nasce da ideia de viabilizar o acesso a informações para averiguar o processo de ensino aprendizagem mediante o desenvolvimento do lúdico, a recreação e o lazer na sala de aula e no ambiente escolar.

Nesta perspectiva, construiu-se questões que nortearam este trabalho:

• De que forma a prática do lúdico na sala de aula influencia no processo de ensino aprendizagem dos alunos?

• Qual deve ser o papel do professor mediante o processo de ensino-aprendizagem através do lúdico?

• Qual deve ser a colaboração da escola para que o lúdico seja valorizado e utilizado como o processo de ensino-aprendizagem?

Quando se fala em desenvolver a aprendizagem por meio do lúdico, pressupõem-se valorizar a relação entre professor-aluno e a organização de conteúdos e métodos interacionais, de forma que tanto os alunos como o professor sintam prazer e estimulo em estudar e aprender brincando. Daí surge à importância de se investigar o papel do professor e da escola no decorrer do processo de ensino-aprendizagem.

No entanto, nota-se que existe hoje uma enorme dificuldade por parte dos profissionais da educação quanto à utilização do lúdico nas salas de aulas. Pois é um processo que deve ser desenvolvido espontaneamente preocupando-se com o desempenho escolar de cada aluno, e para isso, o professor tem que gostar do que faz, para que haja resultado qualitativo de aprendizagem.

Vários autores definem ludicidade na educação, pretendendo mostrar a sua amplitude dentro do trabalho docente, definindo assim algumas terminologias do processo de ensino e aprendizagem através brincadeiras lúdicas e jogos.

Conforme Maluf,

As atividades lúdicas precisam ocupar um lugar especial na educação. Entendo que o professor é figura essencial para que isso aconteça, criando os espaços, oferendo materiais adequados e participando de momentos lúdicos agindo desta maneira, o professor estará possibilitando às crianças uma forma de assimilar a cultura e modos de vida adultos, de forma criativa, prazerosa e sempre participativa. (MALUF. 2003. P. 31).

Neste contexto, o objetivo primordial deste estudo e, pois, analisar a influência que o lúdico causa no decorrer do processo de ensino/aprendizagem em sala de aula, dando importância à postura do professor e da escola frente a este processo.

Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise de livros, artigos científicos e apostilas disponíveis no ambiente de aprendizagem do curso.

O texto final foi fundamentado nas ideias e concepções de autores como: Cunha (1997), Chalita (2001), Huizinga (1996), Maluf (2003/2008), Santos (1995/1997).

Desenvolvimento

O direito de brincar, por suas características e dinamismo, é tão importante quanto qualquer outra prioridade dispensada a crianças e adolescentes. Pois as brincadeiras traduzem em crescimento individual, estimulando o público infantil e juvenil a vencer as barreiras que estão por vim, tornando-os cidadãos íntegros e completos para a vida em sociedade.

Segundo Huizinga (1996, p. 03) “Brincar deriva do latim, que significa vinculo laço, união e criação de vínculos”. A atividade lúdica, geralmente é vista como uma situação livre de conflitos e tensões, havendo sempre um elemento de prazer, também uma atividade com um fim em si mesma, pois não há resultado biológico imediato que altere a existência do individuo.

O brincar da criança não é equivalente ao jogo para o adulto, pois não é uma simples recreação, o adulto quando brinca/joga afasta-se da realidade, enquanto a criança ao brincar/jogar avança para novas etapas de domínio do mundo que a cerca.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com