TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do lúdico na educação infantil

Por:   •  15/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  2.689 Visualizações

Página 1 de 6

ESCOLA ESTADUAL LEVI DURÃES

CURSO DE MAGISTÉRIO

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

FABIANA MARQUES RODRIGUES SILVA

RACHEL LEAL

Montes Claros- MG

Dezembro de 2015

FABIANA MARQUES RODRIGUES SILVA

RACHEL LEAL

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto de Pesquisa apresentado como requisito parcial da Disciplina de Pesquisa Educacional, do curso Normal Médio- Magistério, ministrada pela Professora Rachel Leal.

Montes Claros- MG

Dezembro de 2015

SUMARIO

1

DELIMITAÇÃO DE TEMA ................................................................................

04

1.1

Problema .................................................................................................................

04

1.2

OBJETIVOS ..........................................................................................................

05

1.2.1

Objetivo geral .........................................................................................................

05

1.2.2

Objetivos específicos ..............................................................................................

05

2

REFERENCIAL TEÓRICO ................................................................................

06

3

JUSTIFICATIVA ..................................................................................................

08

4

METODOLOGIA ..................................................................................................

09

5

CRONOGRAMA ...................................................................................................

10

REFERÊNCIAS .....................................................................................................

11


1. Delimitação de Tema: Importância do lúdico na educação infantil dos alunos do 1º período da sala de Ana Iris do Cemei Professora Idoleta Maciel, turno vespertino da cidade de Montes Claros - MG.

1.1 Problema: Como o lúdico pode contribuir com a aprendizagem dos alunos do 1º período da educação infantil do Cemei Professora Idoleta Maciel?


1.2 OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo geral: Analisar a importância das atividades lúdicas para as crianças 1º período da educação infantil do CEMEI Professora Idoleta Maciel

1.2.2 Objetivos específicos:

  • Analisar metodologia de atividades lúdicas utilizados pelos professores.
  • Identificar limite da aplicação desses jogos.
  • Verificar os instrumentos, práticos e teóricos nas atividades lúdicas.


2. REFERENCIAL TEÓRICO:

A forma de se utilizar o lúdico no processo de aprendizagem das crianças tem influenciado elas a desenvolverem habilidades físicas, associada a idéias e estimulando a ter um pensamento critico das suas escolhas e decisões. Construindo assim o conhecimento através do lúdico (SOUZA, 2011).        

O lúdico tem se mostrado essencial no desenvolvimento das crianças na escola, principalmente em crianças de seis anos que estão iniciando o seu processo de alfabetização, podendo ser levado em conta que a “brincadeira é uma atividade que respeita as especificidades do mundo infantil, além de auxiliar na aprendizagem e no desenvolvimento” (PEREIRA; BONFIN, 2009).

Pinto; Tavares ressaltam que o lúdico está sendo utilizado como instrumento de aprendizagem, que leva as crianças a se interessar pelo estudo:

Por meio do lúdico, a criança canaliza suas energias, vence suas dificuldades, modifica sua realidade, propicia condições de liberação da fantasia e a transforma em uma grande fonte de prazer. E isso não está apenas no ato de brincar, está no ato de ler, no apropriar-se da literatura como forma natural de descobrimento e compreensão do mundo, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração. (2010, p.231)

Utilizar a brincadeira na atividade infantil, e uma forma de colocar a criança próxima ao mundo e descobrir seu próprio conhecimentos (WAJSKOP, 1995).

DIAS, mostra a importância que o lúdico vem causando nas vidas das crianças, tanto no desenvolvimento quanto na aprendizagem:

Conforme Kiskimoto (2000, p.32) “Para Piaget ao manifestar a conduta lúdica, a criança demonstra o nível de seus estágios cognitivos e constrói conhecimentos”. Inserir brincadeiras, jogos, atividades interativas nos primeiros anos da educação infantil é algo que tem favorecido o percurso da criança da escola. Através do lúdico a criança começa a desenvolver sua capacidade de imaginação, abstração e aplicar ações relacionadas ao mundo real e ao fantástico. (2013, p.7)

        Dessabato ressalta que com as atividades lúdicas a criança tem mais desempenho e habilidades para resolver problemas com uso do seu raciocínio.

O espírito competitivo deve ter como tônica o desejo do jogador de superar a si próprio, empenhando-se para aperfeiçoar cada vez mais suas habilidades e destrezas. A situação de jogo deve constituir um estímulo desencadeador do esforço pessoal tendo em vista o auto-aperfeiçoamento. (2013, p.14)

O lúdico na educação infantil e se suma importância para o desenvolvimento, e de formar sua personalidade.  (LIRA; RUBIO, 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (191.2 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com