TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância dos Brinquedos Pedagógicos feitos de Sucata

Por:   •  12/9/2016  •  Resenha  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  1.253 Visualizações

Página 1 de 2

A Importância dos Brinquedos Pedagógicos feitos de Sucata

Autor: Kaio Cassio Delmondes Dias

A Educação Infantil e todo o seu processo obteve grandes transformações no decorrer dos tempos, possibilitando um novo olhar sobre a criança e sobre seu processo de aprendizagem. Outro assunto que passou a ser visto com outros olhos nas últimas décadas é a reciclagem, onde a questão ambiental passa a ser essencial em uma sociedade extremamente consumista. Nessa oportunidade, se abordará as duas temáticas em único contexto.

Do tratamento de uma criança “adulta” da Idade Média para a Idade Moderna, onde a mesma é vista como ser em desenvolvimento, que necessita de atenções diferenciadas dos adultos, houve um processo de séculos. Mas esse processo, abordado por muitos estudiosos nos apontou a importância da educação de forma qualificada para as crianças, passando a Educação Infantil como direito previsto em lei e responsabilidade do Município na rede pública de ensino.

Um dos aspectos que merece destaque na Educação Infantil é a importância do Brincar; Wallon defende o brincar e o brinquedo juntos como uma forma de estruturação do Eu da criança, sendo um meio que possibilita a construção da personalidade. Brincar nos mostra a importância de se movimentar, pois através disso nos relacionamos com os outros, meio ambiente, aprendemos mais sobre nós, limites, capacidades e solucionar problemas.

A reciclagem tornou-se um foco em nossas sociedades nas últimas décadas, e despertar essa consciência nas crianças nos seus primeiros aprendizados é essencial. Um dos modos de se fazê-lo é através do Brincar: um brinquedo confeccionado com material reciclável desperta a curiosidade, a criatividade e ainda as habilidades das crianças. E o melhor de tudo, estimula a conscientização ambiental, trazendo mudanças no comportamento das mesmas após esse processo, ainda quando adultas.

Com o aumento da população mundial também temos o aumento na produção do lixo, e a reciclagem surge como um modo de economia, preservação e consciência. Para que o processo da reciclagem seja algo espontâneo, é importante que esse processo ocorra simultaneamente, na Família, na Escola e na Sociedade, e introduzi-lo às crianças no processo do Brincar, através de brinquedos pedagógicos feitos com sucata é um dos caminhos para a construção de uma geração mais consciente e sustentável.[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com